Últimas notícias

Arranque do Campeonato Nacional de 2006


Tem início no próximo fim de semana, dias 28 e 29, na cidade de Góis, mais uma edição do Campeonato Nacional de Enduro. A prova de um dia, marca o início de um campeonato que se espera emotivo, competitivo e com bastantes participantes, havendo novidades em termos de regulamentação, nomeadamente na distância e tempo máximo permitido por volta e nas classes.
As provas deverão realizar-se num percurso de 70 km feito em 3 passagens. O tempo máximo por volta deverá rondar a 1h45, sendo o tempo total por dia de competição superior a cinco horas e inferior a sete horas e meia, incluindo os vinte minutos do ultimo controlo horário, baseado em tempos B.

Em relação às classes, elas serão as seguintes:

ELITE:
Classe E1(125 cc + 250 cc-4T)
Classe E2(+ 175 cc-2t + 300 cc-4t)

NACIONAL:
Classe NACIONAL I(125 cc C/ 250 cc-4T)
Classe NACIONAL II(superior a 175 cc-2T)
Classe NACIONAL III(superior a 300 cc-4T)

VERDES:
Classe 125/250-4T(125-2T C/ 250-4T)
Classe 250-2T(superior a 175 cc-2T)
Classe 450-4T(superior a 300 cc-4T)

Promoção : (todas)

Basicamente a classe Elite será destinada aos melhores pilotos, que tendo em conta o número previsto de pilotos, serão todos os pilotos ex-intitulados “Consagrados” que estarão divididos nas duas classes E1 e E2. Os pilotos terão de fazer a totalidade do percurso definido pelas organizações e será obrigatória a utilização de pneus ecológicos atrás.
A classe Nacional terá alternativas ao percurso delineado, incluindo a Extreme, a qual os pilotos percorrerão parcialmente, na eventualidade de esta apresentar uma dificuldade excessiva. Espero bem que sim pois a diferença entre as classes Elite e Nacional tem que se fazer sentir nesta especial e em pelo menos uma ou duas zonas do percurso.
Com esta nova regulamentação deixa de existir o Campeonato Absoluto.

Em termos de pilotos e equipas também existem algumas novidades sendo a principal obviamente, a passagem do Campeão Absoluto e da Classe Enduro 2 em 2005 Helder Rodrigues, para a formação Bianchi Prata Competições. O Helder fará o campeonato aos comandos de uma YZ 450F, tendo sido contratado após a saída do Mario Patrão que resolveu criar a sua própria equipa, participando em 2006 aos comandos de uma RMZ450.
Acrescente-se como motivo de interesse extra para a prova de Góis, a participação do piloto oficial da Sherco, Joan Pedrero, que vem a Portugal treinar. O piloto espanhol estará aos comando de uma Sherco 4.5i colocando ainda a possibilidade de regressar caso lhe agrade o campeonato. Esperemos que sim, pois uma solução para aumentar o número de inscritos e a competitividade do Campeonato Nacional é precisamente apostar na qualidade das provas em termos de percurso e de organização, de maneira a atrair mais pilotos da vizinha Espanha.

Força MotoClubes, apostem na qualidade das vossas provas, pois todos nós temos a ganhar com isso.

Boas curvas,

Nuno Coelho (nunoandrecoelho@gmail.com)

2 comentários

Anónimo disse...

Pois é, o Nacional de Enduro está prestes a começar, e este ano há várias alterações.
Vamos ter a classe Elite e eu aqui faço uma aposta, com mta confiança: a Enduro 2 vai ser dominada pelo Hélder Rodrigues. Já a Enduro 1 vai ser muito competitiva,

Anónimo disse...

Venham até Góis, temos uma prova espectacular, com uma extreme muito gira e espeicais para todos os gostos... Quanto ao percurso desenrola-se ao longo do Vale do Ceira com paisagens lindissimas. Ate Sábado.