terça-feira, 29 de maio de 2007

Hard quê???


Em 2006 a KTM surpreendeu tudo e todos, mais uma vez, com lançamento da nova 950 Super Enduro, tendo a BMW posteriormente seguido as sua pisadas apresentando a G650 Xchallenge. Tratam-se de motos que, quando surgiram, alguns disseram que iam revolucionar o conceito de Enduro. A KTM rapidamente pôs a sua bicilindrica a participar no Enduro de Ezberg pelas mãos de Giovanni Sala. A mota revelou-se muito rápida nos estradões que ditam a qualificação para a prova propriamente dita e pouco mais. E não se pode esperar outra coisa de uma mota que pesa 185 Kgs, mesmo quando conduzida pelo Sala. Numa altura em que as provas de Hard Enduro estão na moda, como é o caso da Romaniacs, Ezberg ou Last Man Standing, vêmos os pilotos da frente, a começar pelo Knight, a optar pelas 2t e não é por acaso. O facto de continuarem a ser mais leves e mais "soltas" nos movimentos (devido à sua menor inércia) que as 4t, faz com que sejam, provavelmente, a melhor opção para este tipo de provas, contrariando assim a ideia que está subjacente às "Super/Hard Enduro".


Assim as KTM950 e BMW650 poderão ficar-se pelas bajas, raides ou subidas impossiveis onde a sua potência (98 e 53 CV respectivamente) será sem dúvida uma mais valia. Por isso...que tal Hard TT?





quinta-feira, 24 de maio de 2007

Manual de Enduro


Um senhor espanhol chamado González Tortosa, resolveu criar um Manual de Enduro com todo o tipo de informação sobre esta modalidade. Desde o equipamento até à técnica de condução em todo o tipo de situações, passando inclusivé por noções de orientação, este manual revela-se muito interessante tanto para quem se quer iniciar na prática do enduro, como para quem quer aprender mais alguma coisa. Fica o link do site com a bíblia de um grande aficionado, estando também disponível em pdf:

terça-feira, 22 de maio de 2007

Enduro Open de Caminha


Nuno Freitas

Paulo Marques Victor Xalon

O Enduro Open de Caminha realizou-se no passado sábado dia 19, tendo a organização definido um percurso muito bonito, bastante trializante e durinho qb. As especiais foram do agrado dos pilotos apesar de serem apenas duas e bastante curtas, mas para primeira prova por parte da organização era dificil fazer melhor. O mais rápido no final do dia foi Nuno Freitas, não contando no entanto para a classificação final. Outros pilotos conhecidos resolveram "dar uma perninha" na prova, como foi o caso de Paulo Marques e Victor Xalon. O vencedor foi então Gonçalo Amaral (1º E2), Jorge Lopes ganhou na E1 e Ricardo Silva na E3. O nosso João Pimenta (Benduro) ficou em 11º lugar da geral, 5º na E1 e melhor 125:). Outros pilotos do "grupo", Manuel Cunha e Ibraim Silva ficaram respectivamente em 5º e 66º lugares. Para consultarem a tabela de classificações acedam a:

João Pimenta

Muito bonita a KTM SXF250 de Manuel Cunha

Trialeira - Video 1

Mais videos brevemente...

Mundial 2007 - Videos Espanha e Portugal


Espanha
Portugal

By: MotorsTV

WEC - Marco de Canaveses - O melhor enduro de sempre

Segundo a revista Motojornal, o Enduro de Marco de Canaveses foi considerado pelo juri da prova como a melhor prova de sempre do Campeonato Mundial. Se foi mesmo assim não sei, mas que foi uma grande prova, isso foi. Por isso, e mais uma vez, os parabéns à Organização da prova pela mão do Motor Club do Marco. Já agora meus senhores, que tal "atacarem" os seis dias em 2009?..

quinta-feira, 10 de maio de 2007

Enduro Open de Caminha


Realiza-se no próximo dia 19 de Maio o Enduro Open de Caminha, uma prova organizada pela Associação Recreativa de Caminha. Aproveitando a óptima localização geográfica para a prática da modalidade, este enduro promete muito. Para mais informações, nomeadamente regulamento da prova e respectiva ficha de inscrição acedam a:

http://www.enduroandnature.blogspot.com

Mundial 2007 - Portugal - Video



Autor: Vasco Sequeiros

quarta-feira, 9 de maio de 2007

Mundial 2007 - Portugal - Enduro 3




1º - Ivan Cervantes

2º - Marko Tarkkala

3º - Sebastien Guillaume
4º - Bjorne Carlsson
5º - Fred Bolley
6º - Alessandro Botturi
7º - Anders Eriksson

terça-feira, 8 de maio de 2007

Mundial 2007 - Portugal - Enduro 2



1º - Jonny Aubert

2º - Mika Ahola


3º - Samuli Aro


4º - Stefan Merriman

5º - Fabien Planet

13º - Victor Oliveira

18º - Victor Xalon

Mais fotos de Enduro 1


Juha Salminen

Alessandro Belometti Bartosz Oblucki

Marc Germain Cristobal Guerrero

Simone Albergoni Maurizio Micheluz

Julien Gauthier Mike Hartmann

Gonçalo Reis Pedro Enes

Fernando Ferreira Timothy Lewis