sexta-feira, 26 de dezembro de 2008

WEC 2009 - Representações de Marcas (Equipas oficiais e semi-oficiais)


KTM
Albergoni (E1), Reemes (E1), Aubert (E2), Belometti (E2), Aro (E3), Cervantes (E3), Oldrati (EJ), Planet, Botturi (E3), Kehr (E3), Belotti, Staubel
BMW
Salminen (E2), Knight, Tarkkala (E3), Eriksson, Kirssi, Goblet.
Husqvarna
Meo (E1), Guillaume (E3), Bourgeois (E1), Hollis, Fortunato, Seistola (E2), Oblucki (E2), Manzi (EJ), Wakely (E2), Bird (E1 or E3), Houson (EJ) se
Gas Gas
Nambotin, Marcos, Desparrois ? Risse (EJ)
Honda HM
Ahola (E1), Gauthier (HM France), Plekkenpol, Joly, Mossini ?, Baletti ?, Meyer
Husaberg
Salonen, Carlsson, Ljunggren, Mena (EJ), Kuklik (se), Sagar, Sjoo (EJ), Hartman (E2)
Yamaha
Germain (Yam France, E1), Guerrero C. (Yam Pons)(E2), Guerero V., Vogels (se)
Beta
Dini, Cutton, Gritti M, Gritti G, Toresson (se)
TM
Micheluz (E1), Thain (E2), Kvarnstrom R. (EJ), McLaughlin (EJ) se
Aprilia
Letellier
Kawasaki
Paganon (se-E1), Albepart (se-E2)
Sherco
Curvalle (E1)
Suzuki
Mattila (E1), Salonen L.

? - Piloto a confirmar
se - apenas algumas provas

Fonte: www.offroadchampions.com

WEC 2009 - Prólogo da prova portuguesa com pilotos 2 a 2?


O passado dia 13 de Dezembro, serviu também à Comissão de Enduro Rallye da F.I.M. para se reunir com o promotor do WEC e com os organizadores das provas da próxima época. Esta reunião teve lugar em Munique e Portugal esteve representado por António Jorge, que anunciou que a organização portuguesa pretende que o prólogo tenha dois pilotos a competir ao mesmo tempo, em percursos "paralelos", à semelhança do WRC. Esta ideia foi do agrado geral e sem dúvida que trará ainda mais espectacularidade à especial nocturna a realizar na sexta-feira. Vamos esperar que vá para a frente.

segunda-feira, 22 de dezembro de 2008

Campeonato Nacional de Enduro 2009


Após a Assembleia-Geral da agora denominada Federação de Motociclismo de Portugal (FMP), realizada no passado dia 13 de Dezembro, foi apresentado o calendário da próxima época, no qual a grande novidade é o facto de as 5 provas que o compõem serem todas de dois dias.
Os regulamentos, geral e por classes, para 2009 também já estão disponíveis (ver aqui). Pneu traseiro ecológico, nome do piloto na moto, presença do piloto nas verificações técnicas, peças a marcar limpas das provas anteriores, tapete ecológico na Z.A, são algumas das novidades para o próximo ano.


Calendário 2009:

24,25 de Janeiro - Ourém (Natureza ACER)
14,15 de Fevereiro - Fafe (Motor Clube de Guimarães)
7,8 de Março - Gouveira (Motor Clube das Beiras)
2,3 de Maio - Rio Maior (Moto Clube Rio Maior)
23,24 de Maio - Góis (Góis Moto Clube)

sexta-feira, 19 de dezembro de 2008

Um bom sistema para reduzir o arm-pump?


A Nuetech (http://www.nuetech.com/) lançou um sistema inovador com o nome Arm-Pump Eliminator. Este produto consiste basicamente em melhorar a ergonomia dos guiadores convencionais, através da alteração das suas estremidades para uma forma curva, adaptando-se assim mais eficazmente às nossas mãos.

Apesar de Nuetech atribuir esta designação, Arm Pump Eliminator, na realidade isto só é verdade parcialmente, pois com esta solução evita-se essencialmente a excessiva pressão do nervo mediano, que por sua vez pode originar o Síndrome do Túnel Cárpico.

"O Síndrome do Túnel Cárpico resulta da compressão ou pressão do nervo mediano a nível do punho. O nervo mediano é responsável pela sensibilidade do polegar, indicador, médio e metade do anelar; deste modo os doentes queixam-se de alterações da sensibilidade (“formigueiros”) nestes dedos."

O fenómeno Arm-Pump é provocado também pela acumulação do sangue nos músculos, que com o esforço excessivo acabam por não ter a capacidade de renovar todo o sangue que recebem, ficando por isso duros. O facto de termos uma condução mais ergonómica e relaxada, permite atenuar este efeito.

A Dirt Rider (http://www.dirtrider.com/) testou este sistema e considera os resultados suficientemente bons para o recomendar, no entanto apresenta algumas limitações sendo um produto ao qual alguns pilotos se poderão adaptar com facilidade e outros não...

Artigo completo em: http://www.dirtrider.com/drtested/141_0805_nuetech_arm_pump_eliminator/index.html

Apresentação do produto: http://www.nuetech.com/armpump.shtml

segunda-feira, 8 de dezembro de 2008

KTM estuda moto 2WD Híbrida


Ainda há pouco tempo demos conta de uma notícia, na qual a KTM estava a planear fabricar motos de todo-o-terreno movidas a electricidade. Tal projecto continua em cima da mesa, e a previsão é de que essa moto eléctrica seja comercializada dentro de apenas dois anos.
Mas para além da “Zero Emissions Motorcycle” – a moto eléctrica todo-o-terreno – a marca austríaca tem novos planos que mostram que a marca “abraçou” em definitivo as tecnologias mais ecológicas.


Desta vez a KTM patenteou os planos para uma moto 2WD – moto com tracção nas duas rodas – e híbrida, pois conta com um motor de combustão que fornece potência à roda traseira através de uma transmissão convencional, enquanto a roda da frente funciona através de um motor eléctrico que se irá encarregar dos arranques, fornecendo a potência necessária.
Durante as travagens esse motor eléctrico irá “recapturar” a energia dispendida nos arranques.
Esta não é a primeira moto 2WD , porém a marca austríaca ganha vantagem sobre as restantes opções pois consegue aproveitar a potência e o binário quase imediatos que um motor eléctrico oferece, sendo esta uma opção mais ecológica, pois para além de contar com menos emissões poluentes, consegue “recapturar” a energia dispendida.



Para já esta é apenas uma ideia da KTM, na forma de uma patente, mas a julgar pela rapidez com que estão a desenvolver a “Zero Emissions Motorcycle”, é de esperar que esta nova solução “top secret” – até agora – seja uma realidade num futuro bastante próximo.

Fonte: Revista Motociclismo