terça-feira, 24 de fevereiro de 2009

Faleceu José Mendonça


O pai do Enduro Nacional faleceu vítima de acidente de viação. Impulsionador da modalidade em Portugal, José Mendonça deixa a comunidade endurística eternamente agradecida por tudo aquilo que fez.


As mais sinceras condolências à família e amigos.


Faleceu José Megre


Apesar de este blog dedicar-se exclusivamente ao enduro, o peso da personalidade de José Megre, torna inevitável a sua referência. Este viajante aventureiro, pai do TT em Portugal, deixou-nos, vítima de doença prolongada.
À família e amigos, as mais sinceras condolências.



Enduro Indoor de Vigo 2009 - Cervantes Show


Ivan Cervantes dominou as 3 finais do Enduro Indoor de Vigo, realizado no passado domingo, dia 22. No entanto isto não quer dizer que "El Torito" não se tenha aplicado a fundo para bater pilotos como Xavier Galindo ou Xacob Agra. Espectacular foi mesmo a primeira final da noite, em que Cervantes se atrasou na primeira secção de troncos e teve de recuperar de último até primeiro, ultrapassando Xavi Galindo na recta da meta da última volta...



1- Iván Cervantes (KTM)
2- Dani Gibert (KTM)
3- Xavi Galindo (KTM)
4- Melcior Faja (Gas Gas)
5- Xavi León (Gas Gas)
6- Joan Jou (Kawasaki)
7- Xacob Agra (KTM)
8- Francisco Rico (Gas Gas)
9- Lorenzo Santolino (KTM)
10- Sergio Saiz (Beta)

Cervantes participou na prova aos comandos de uma 530, muito provavelmente a preparar a próxima temporada do WEC, em que vai participar na classe E3


segunda-feira, 23 de fevereiro de 2009

CNE 2009 - Enduro de Gouveia


O CNE prossegue nos próximos dias 6 e 7 de Março, com a realização do 2º Enduro de Gouveia, organizado pelo Motor Clube das Beiras. Já se encontram disponíveis o regulamento particular da prova e a ficha de inscrição.



sábado, 21 de fevereiro de 2009

Site oficial do CNE renovado


Já se encontra online o site do CNE, http://www.campeonatonacionaldeenduro.com/. Numa altura em que a KIA entra em força como patrocinador oficial do campeonato, o site foi totalmente renovado e será possível a todos os pilotos e amantes do enduro, consultar as notícias relacionadas com as provas, estar a par das datas, inscrever-se nas várias provas, seguir o desenrolar de cada prova pelo site de classificações online, ver as fotos dos vários intervenientes do Campeonato e receber as mais variadas informações sobre Enduro.


terça-feira, 17 de fevereiro de 2009

Hell´s Gate 2009 - Taddy vence pela 2ª vez consecutiva


Taddy Blazusiak venceu a edição 2009 da Hell´s Gate, terminando com 15min de vantagem sobre Alessandro Botturi e quase 30min sobre Dougie Lampkin.

Numa prova marcada pelo frio e pelas 9 horas de competição intensa, o polaco mostrou que continua a referência no Enduro Extreme. Dos 88 pilotos que arrancaram às 7 da manhã, foram apurados os 30 melhores para a parte da tarde. Destes, apenas 7 chegaram à trialeira final dentro dos 30min de atraso em relação ao lider, que definem o "corte" para a última parte da prova.

1. Tadeusz Blazusiak (KTM)
2. Alessandro Botturi (KTM)
3. Dougie Lampkin (Beta)
4. Graham Jarvis (Sherco)
5. Tom Sagar (Husaberg)
6. Andreas Lettenbichler (BMW)
7. Piero Sembenini (Gas Gas)

Resultados Finais

http://www.hellsgate.it/





Fotos: www.befurious.com

CNE 2009 - Enduro de Fafe - Felicia na ET



segunda-feira, 16 de fevereiro de 2009

CNE 2009 - Enduro de Fafe - Fotos








CNE 2009 - Enduro de Fafe - Lutas renhidas em Fafe


O Campeonato Nacional de Enduro prosseguiu em Fafe com uma prova de grande interesse competitivo, marcada por lutas renhidas e vitórias decididas “ao segundo”. No primeiro dia Gonçalo Reis bateu Felipe Zanol por margem mínima, mas hoje ambos foram superados por Paulo Felícia.
Os 104 participantes nesta segunda jornada do "Nacional" de Enduro encontraram em Fafe condições ideais para a prática da modalidade. Dois dias bastante solarengos favoreceram o espectáculo, tal como a chuva caída até à Terça-feira anterior deixou o terreno livre de pó, proporcionando boa tracção.
Em cada dia o pelotão das categorias "Elite" e "Nacional" efectuou três voltas ao percurso, com um total de oito passagens cronometradas por troços especiais – duas na "Extreme", três no "Cross Test" e no "Enduro Test" – onde a luta foi muito intensa pela conquista dos lugares cimeiros. Entre os pilotos de topo, menção para a ausência nesta prova de Gustavo Gaudêncio, lesionado em treinos.
No Sábado, cinco pilotos diferentes inscreveram o seu nome na lista dos vencedores das "especiais", com Felipe Zanol a conseguir esse feito em quatro troços. Porém, como o brasileiro tinha perdido 14 segundos para os mais rápidos logo na primeira classificativa, depois teve de aplicar-se na recuperação. Entretanto, Gonçalo Reis ascendeu ao comando no final da segunda volta, e na derradeira passagem conseguiu resistir à aproximação de Zanol. Os dois pilotos entraram para o último troço separados por escassos 1,58s, mas a diferença nessa "especial" foi mínima – apenas 0,25s – permitindo a Gonçalo Reis triunfar neste dia.
Na 3.ª posição da "geral" ficou o melhor representante da classe Elite 2, Fernando Ferreira. Este minhoto realizou exibição de muito bom nível, deixando Paulo Felícia a uma dúzia de segundos. Nas posições seguintes e a menos de um minuto do vencedor ficaram Sandro Marcos, Hélder Rodrigues – que por ter estado adoentado, desde a prova anterior só treinou uma vez com a nova moto – e Mário Patrão.
Hoje o "filme" foi outro, com Paulo Felícia a ser o mais rápido nas primeiras cinco classificativas. Assim, Felícia entrou para a última volta com 13,1s de avanço sobre Gonçalo Reis e 21,4s relativamente a Felipe Zanol. Estes dois pilotos tentaram a recuperação, e a surpresa quase acontecia no último troço, onde o líder perdeu 15 segundos para o brasileiro. Feitas as contas, Paulo Felícia garantiu a vitória, mas apenas pela magra vantagem de 2,1s sobre Zanol, e 3,9s face a Reis.
Na discussão dos lugares cimeiros esteve também envolvido Fernando Ferreira, mas uma queda a meio da prova (na segunda passagem pela "Enduro Test") fê-lo perder meio-minuto para os mais rápidos, acabando o dia apenas no 7.º lugar da "geral". Assim, o 4.º colocado foi Sandro Marcos, seguido por Hélder Rodrigues e Mário Patrão.
Na categoria "Nacional", António Oliveira ganhou os dois dias de prova. No Sábado bateu apenas por nove décimos de segundo André Fernandes, com Victor Oliveira e Enrique Veja nas posições seguintes. Hoje, o êxito de António Oliveira foi mais expressivo, pois deixou o espanhol Veja a 25,5s e Victor Oliveira a 42,1s, com este último a manter a liderança no Campeonato da categoria.
Quanto à categoria "Verdes" – cujos participantes, como é habitual, apenas realizaram duas voltas diárias ao percurso – só um piloto conseguiu bisar vitória: foi ele Pedro Gravato na classe "Promoção". No que respeita à classe 1, Nuno Oliveira ganhou no Sábado, e Diogo Ventura no Domingo; na classe 2, José Luís Bastos impôs-se no primeiro dia, enquanto Cláudio Belchior foi o mais rápido no segundo dia; finalmente, entre os Veteranos António Carmo ganhou ontem, mas hoje Mané Teixeira levou a melhor.
O Campeonato Nacional de Enduro prossegue dentro de três semanas, nos dias 7 e 8 de Março, em Gouveia. O brasileiro Felipe Zanol chegará às paisagens serranas na liderança do Campeonato Absoluto e da classe Elite 1, enquanto Fernando Ferreira é o comandante na classe Elite 2.

Classificações em: http://enduro.stm.pt/

Texto: http://www.fnm.pt/
Video: Vasco Sequeiros

quarta-feira, 11 de fevereiro de 2009

CNE 2009 - Todos a Fafe!

As especiais:

Cross Test:



Extreme:


Enduro Test:


Coordenadas:

Xt / Ct : 41 º 27 ´ 12 . 18 " N / 8 º 10´36.36"W

ET :41º 29´38.76 " N / 8 º 08´22.05 " W

Percurso : 41º 27´36.63"N / 8º07´17.82"W

Local de passagem para tirar fotos - "confurco" : 41º 29 , 38.31" N / 8º 05 2 38.82 " W

Mapa da Prova:


Indicações para os pontos de interesse:

Ponto 1 – Na EN 311 – Fafe - Cabeceiras de Basto, na localidade de Moreira de Rei, seguir indicação para Barbosa e no meio desta aldeia está uma difícil trialeira

Ponto 2 – Na mesma EN 311 antes do Confurco (passagem do troço de rali pela EN 311) descer um pouco até encontrar o percurso numa passagem por um ribeiro.

Ponto 3 – Ainda na EN 311 andar um pouco no sentido contrário do troço, e junto à primeira torre eólica cortar à direita, onde poderá ver uma descida alucinante.

Ponto 4 – Seguindo as indicações do ponto 2, descendo 500 m encontra o percurso numa nova passagem por um ribeiro. Ponto 5 – Na EN 311 1,5 km depois de Moreira de Rei junto a uma fonte, encontra uma trialeira a subir com grande dificuldade.

Ponto 6 – Na EM Fafe – Lagoa após passar pela Enduro Test cortar para terra no troço do Rali denominado de S. Pedro, andar 1 km e encontra uma trialieira muito estreita.

Troféu Nacional Extreme 2009 - Vila Boa de Quires a 17 de Maio


A prova de Vila Boa de Quires - Classica TT Non-Stop será realizada a 17 de Maio e não a 10 como estava inicialmente previsto.

Todas as informações em: http://classicattnonstop.blogspot.com/

WEC 2009 - Salminen´s BMW

Foto: Janne Harala
Fonte:
www.offroadchampions.com

WEC 2009 - KTM Farioli - Ready to race

Foto: Jonty Edmunds
Fonte:
www.offroadchampions.com

segunda-feira, 9 de fevereiro de 2009

Mundial de Enduro Indoor 2008/2009 - Grande Cervantes



Iván Cervantes sagrou-se campeão do mundo de Enduro Indoor, na última ronda do campeonato, disputada em Madrid.

Depois de ganhar a primeira manga da noite, bastava a "El Torito" o segundo lugar nas seguintes e foi mesmo isso que fez, terminando atrás de Tadeusz Blazusiak. Blasuziak garantiu o vice-campeonato à frente da surpresa (para alguns) Fabio Mossini, colega de equipa de Mika Ahola, 4º classificado.




Fotos: www.befurious.com