terça-feira, 29 de dezembro de 2009

1º Enduro da Póvoa do Lanhoso

O Enduro será composto por 2 voltas e terá duas especiais (Enduro Test e Extreme).
A cronometragem estará ao cargo da empresa TTCronometragens.

Mais informações brevemente em: http://www.ttlanhoso.com/

sábado, 26 de dezembro de 2009

Mundial Indoor 2009 - Vigo - Preparativos em curso


Continuam os preparativos para a prova espanhola que contará com a presença de dois pilotos portugueses, Gonçalo Reis e Luís Correia. Dia 4 de Janeiro começa a ser construida a pista, que terá como novidade uma trialeira de pedras com água a correr permanentemente.

Lista de Inscritos

Programa

segunda-feira, 21 de dezembro de 2009

Calendário de Enduro 2010




Campeonato do Mundo - Fafe - 17 e 18 de Abril

Campeonato da Europa / Troféu das Nações - Oliveira do Hospital - 10 a 12 de Setembro

Cliquem : aqui para consultarem os calendários das restantes modalidades

terça-feira, 15 de dezembro de 2009

FIM reduz decibéis em competição


A Federação Internacional de Motociclismo vai reduzir os valores máximos de ruído permitidos na competição offroad já em 2010. Para tal, criou um novo método de medição chamado em tradução directa "2 metros máximo" e irá levar em termos práticos a uma redução de 3 a 6 decibéis, dependendo da disciplina.

Adicionalmente, para o Enduro, o nível máximo de ruído admitido a uma distância de 100 metros será de 78 dB/A, enquanto que no motocross e competição em circuito em geral, o valor máximo admissível será de 81 dB/A.
Esta iniciativa insere-se numa nova campanha da FIM chamada "Conduz em silêncio".
Mais informações sobre o método "2 metros máximo" aqui.

domingo, 13 de dezembro de 2009

1º Eco Enduro

Terminou hoje, na Dinamarca, o primeiro Enduro Ecológico da história da modalidade. Realizado sob a égide da FIM, este enduro contou com 38 participantes, entre os quais Paulo Gonçalves e Bianchi Prata, que tripularam o modelo eléctrico da Quantya nos 3 dias de prova.
Para além dos portugueses, esta prova contou com nomes bem conhecidos tais como Joel Smets, Fabien Planet e Pal Ullevalseter.
Planet foi o vencedor da prova, tendo Paulo Gonçalves terminado em 6º e Bianchi Prata em 18º.

Fabien Planet

Paulo Gonçalves

Bianchi Prata


Resultados do 1º e 2º dia

Resultados do 3º dia (Super Especial)

Fotos: www.ecoenduro.com

Troféu Nacional Extreme 2009 - João Ribeiro ganha prova e Paulo Sousa conquista troféu

João Ribeiro ganhou a derradeira prova do Troféu Nacional Extreme, mas esse êxito não chegou para levar a melhor na competição, pois a 3.ª posição em Gondomar rendeu a Paulo Jorge Sousa pontos mais do que suficientes para conquistar esta primeira edição do Troféu Extreme.

À partida para Gondomar era sabido que, em condições normais, a questão do título iria decidir-se entre Paulo Jorge Sousa e José Guimarães, com João Ribeiro a ter escassas hipóteses aritméticas de alcançar esse objectivo. E assim aconteceu, numa jornada em que a organização cumpriu a sua proposta de apresentar um percurso bastante mais acessível, comparativamente ao observado nas outras três rondas do Troféu Extreme.
Num Domingo frio mas solarengo, sem chuva, 25 pilotos apresentaram-se à partida desta quarta e última prova do Troféu. O percurso, traçado a partir de Ferreirinha, perto de Gondomar, tinha cerca de 15 Km de extensão, a cumprir em três voltas consecutivas.
Após a primeira volta surgia na frente José Alves, com 1m27s sobre João Ribeiro e 2m12s relativamente a Paulo Sousa. Um ordenamento interessante para este último, pois servia perfeitamente os seus interesses globais em matéria de Troféu, até porque o principal adversário na luta pelo título perdeu mais tempo nesta fase – na verdade, José Guimarães surgia então com dez minutos e meio de atraso para Sousa.
João Ribeiro esteve mais forte na segunda volta e instalou-se no comando da prova, mas o conhecido piloto de Trial dispunha apenas de 26s de avanço sobre José Alves, enquanto Paulo Sousa vinha já a 3m19s do comandante.
Na derradeira passagem ao percurso o duelo pela vitória foi bastante renhido. João Ribeiro conseguiu triunfar, mas a diferença final para José Alves cifrou-se apenas em 12 segundos. Entretanto, Paulo Sousa tinha bons motivos para sorrir, pois o 3.º lugar valeu a confirmação do êxito no Troféu.
Nas primeiras duas voltas Bruno Moreira ocupou o 4.º posto, mas a terceira não lhe correu tão bem e foi mesmo ultrapassado por José Guimarães. No 6.º lugar chegou Pedro Moreira, e depois – já com uma volta de atraso para o vencedor – ficaram os restantes cinco pilotos classificados, pela seguinte ordem: Paulo Miranda, Luís Damil, Fernando Sousa, Sérgio Pinto e João Pimenta.
Classificação: 1.º João Ribeiro (Suzuki) 2h31m41s; 2.º José Alves (Yamaha) a 0.12; 3.º Paulo Jorge Sousa (Yamaha) a 3.39; 4.º José Guimarães (Yamaha) a 22.46; 5.º Bruno Moreira (Honda) a 39.35; 6.º Pedro Moreira (Yamaha) a 49,08; etc

Troféu: 1.º Paulo Jorge Sousa (Yamaha) 85 pontos; 2.º José Guimarães (Yamaha) 81; 3.º João Ribeiro (Suzuki) 72; 4.º José Alves (Yamaha) 42; 5.º Luís Damil (Yamaha) 33; 6.º Gonçalo Reis (KTM) e Fernando Ferreira (Yamaha) 25; 8.º Joaquim Paz (KTM) 20; etc.


Texto: FMP

quarta-feira, 9 de dezembro de 2009

Mundial Indoor 2009 - Génova - Taddy domina

Tadeusz Blazusiak venceu as três finais do Enduro Indoor de Génova, destacando-se no campeonato dos seus adversários. Ivan Cervantes mostrou nesta prova que está a subir de forma ao garantir o segundo lugar final. Com este resultado, "El torito" subiu ao segundo lugar no campeonato, mas já a 32 pontos de Blazusiak.

Joakim Ljunggren foi o 3º classificado, à frente de Lampkin, Ahola e Jarvis.


Classificação da prova

1. Taddy Blazusiak, Poland, KTM
2. Ivan Cervantes, Spain, KTM
3. Joakim Ljunggren, Sweden, Husaberg
Resultados

Campeonato após duas provas:

1. Taddy Blazusiak, Poland, KTM, 90 points
2. Ivan Cervantes, Spain, KTM, 58
3. Joakim Ljunggren, Sweden, Husaberg, 44
4. Graham Jarvis, Britain, Sherco, 36
5. Mike Brown, USA, KTM, 32
Campeonato


sexta-feira, 4 de dezembro de 2009

Número 2 da Enduropro

Já aí está o número 2 desta excelente revista online totalmente gratuíta (para já?). Esta edição está repleta de conteúdos interessantes, entre os quais o cada vez mais eterno dilema "2T ou 4T? Quais as melhores?"
Não percam tempo e acedam a http://www.enduropro.com/.

Red Bull Don Quixote - Video