segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

CNE 2011 - 1º Enduro CAM-Braga - Videos





Um obrigado ao Miguel Neiva pela disponibilização dos videos.

CNE 2011 - 1º Enduro CAM-Braga - Fotos 2

Moto Verde - 16ª Edição

O número 16 da revista Moto Verde já se encontra nas bancas, publicação do grupo Motor Press totalmente dedicado às motos de Todo-o-Terreno.

São abordados diversos temas com destaque para o regresso em força da Honda ao Mercado das motos de motocross e enduro com a nova gama CRF de 2011.

O primeiro comparativo do ano é feito com algumas das principais candidatas ao lugar mais alto do pódio no segmento das 450cc de Enduro, e caso tenham pensado que as dois tempos já tiveram o seu tempo pois enganam-se, a YZ 125 da Yamaha continua a ser umas das melhores propostas no mercado.

Fizemos a prova de fogo da AJP 250 na última edição do Portalegre em condições muito duras que serviram para testar a fiabilidade das motos de Penafiel.

Testámos as motos dos campeões do Mundo de Enduro e Motocross, autênticas motos concebidas para serem pilotadas por deuses.

Podem ainda ficar a conhecer como se estrutura a participação no Dakar do piloto Hélder Rodrigues, uma prova bastante complicada de gerir em diversos sentidos e que só uma máquina rodada e bem oleada consegue levar a bom termo.

Gonçalo Reis abriu as portas de sua casa e para além de ter falado sobre a época que passou deu-nos a conhecer alguns pormenores desconhecidos sobre a sua vida pessoal.



Rodrigo Castro

sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

CNE 2011 - 1º Enduro CAM-Braga - Tudo a postos!

É já amanhã que arranca o Campeonato Nacional de Enduro 2011 com a realização da Super-Especial do 1º Enduro CAM-Braga, por volta das 20:30, no KIB - Kartódromo Internacional de Braga.
No domingo, a prova terá como palco o monte do Sameiro, com as 3 especiais a terem lugar bem perto da subida da Falperra. Podem consultar a sua localização aqui:

Estão assim reunidos todos os ingredientes para um grande ínicio do Campeonato, faltando apenas um, o público!
Por isso compareçam e venham assistir ao espectáculo do enduro, que em Braga terá uma extreme 100% natural em rocha granítica (junto ao Hotel Falperra), uma enduro test num dos topos do monte do Sameiro e alguns dos melhores pilotos, entre os quais Gonçalo Reis campeão absoluto Nacional e Europeu, Paulo Felícia 12º classificado da classe E3 no Campeonato do Mundo, Luís Oliveira 3º classificado na classe E1 Junior do Campeonato Europeu, entre muitos outros.
Também os espanhois estarão em peso nesta prova com 10 pilotos inscritos.

quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

Gonçalo Reis na SportTV 2

Gonçalo Reis foi entrevistado pela SportTV 2 na semana passada. Estando numa nova fase da sua carreira, aos comandos da Honda, o piloto de Magoito falou sobre a sua nova estrutura e próximos desafios.

Mais informações e horários da entrevista no programa "Grelha de Partida" em:

http://g-reis.blogspot.com/2011/01/goncalo-reis-na-sporttv-2.html

quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

Nova etapa para Gonçalo Reis

2010 foi um ano frutuoso para Gonçalo Reis. Nada menos do que três títulos alcançados numa época recheada de bons momentos em termos desportivos. Para além dos dois títulos alcançados em solo nacional Gonçalo Reis juntou ao seu palmarés o título de Campeão Europeu de Enduro Absoluto e ainda o de Campeão da Europa de Enduro por Equipas.

Durante grande parte das sua carreira Gonçalo Reis defendeu as cores da KTM, marca com a qual conquistou quatro títulos nacionais. Com a consequente restruturação da marca em solo nacional o piloto do Magoito, e de forma clara, não conseguiu antecipar mais os seus projectos para 2011, à espera de uma redefinição da política desportiva da KTM.

Encetados os contactos com a Honda rapidamente se chegou a um acordo com o construtor japonês que regressa ao mais alto nível ao Nacional de Enduro com a moto equipada com o número 1.
O apoio material é fornecido pela Jomotos, concessionário para a zona do Pombal, que mais uma vez, marca a sua forte presença nas competições nacionais com a equipa Sol Posto Competições.

A equipa mantêm os mesmos apoios de 2010 nomeadamente a cadeia de restaurantes Mc Donalds da Baixa de Lisboa, o banco de crédito ao consumo Cetelem, a empresa Mago Flôr do Magoito, a Sociedade Comercial do Vouga, os lubrificantes Silkolene, a RNM com as suspensões Race Tech, a Cross Pro, a AQD Graphics, a Lufercar, a JBS Motos, a Auto Medinas, a José Baleia Duarte e Filhos Lda, a Segur Classe a FT Design e o site Enduro Portugal.

Gonçalo Reis: “ A época que se avizinha representa uma mudança radical na minha carreira: a mudança para uma nova marca, a Honda. Os primeiros contactos com a moto foram excelentes mas sei que ainda há muito para explorar pelo facto de ter somente duas semanas de treino com a CRF 450, máquina que irei pilotar em 2011. Para além da nova moto irei passar para as “quatro e meio”, uma cilindrada mais potente e que vai requerer mais empenho e treino.
O primeiro teste será já este fim-de-semana na jornada inaugural do Campeonato a ser disputada em Braga. Para além do Nacional de Enduro irei centrar a minha actividade desportiva no Mundial de Enduro e também no Europeu de da modalidade integrado no projecto desportivo da Federação de Motociclismo de Portugal.”

PR - Team SOLPOSTO

Equipa Bianchi Prata preparada para a 1ª prova do Nacional de Enduro

O Campeonato Nacional de Enduro KIA 2011 tem início marcado para os dias 29 e 30 de Janeiro, na cidade minhota de Braga.
As respectivas verificações administrativas e técnicas serão efectuadas dia 29 (sábado) bem como a Super Especial Nocturna, a partir das 20h30. O trajecto da prova contará com 48 Kms abrangendo as três especiais cronometradas, uma Cross Test de 4 kms, uma Enduro Test de 4 kms e uma Extreme Test KIA com 1 km de extensão. Estas serão realizadas dia 30 de Janeiro, domingo.
A Equipa Bianchi Prata, aos comandos da BMW G 450X, irá ser representada pelo piloto Elias Rodrigues, na Classe Open.
Após um período de pausa, Elias Rodrigues aproveitou para efectuar treinos intensos de forma a melhorar a sua performance desportiva. O jovem piloto da Equipa Bianchi Prata expôs os seus objectivos para este campeonato tal como para a primeira prova do Nacional de Enduro KIA: " Esta vai ser a minha primeira corrida no ano de 2011 em outra classe, o que acarreta mais responsabilidade. Tenho treinado muito e o meu objectivo para o Nacional de Enduro é obter o título. Espero que tudo me corra bem nesse sentido. "
O team manager da Equipa Bianchi Prata, Pedro Bianchi Prata, traça, tal como o seu piloto, os objectivos para a nova temporada do Nacional de Enduro: "O Elias é um piloto muito jovem e nosso investimento nele vai continuar, ele tem todas as condições para vencer e nesta nova classe concorrência vai ser muito maior, mas acredito que com todo o trabalho que foi feito, vamos lutar pelo título. "
Durante o ano de 2010, a Equipa Bianchi Prata em conjunto com a KIA Motors, organizaram e desenvolveram um projecto de responsabilidade social, que tinha como objectivo oferecer um dia diferente a crianças e jovens carenciados. Com a aumento da crise de ordem financeira e social, as duas entidades entenderam continuar com o projecto, tentado ajudar um pouco aqueles que necessitam.
Dia 30 de Janeiro, o Centro Cultural e Social Santo Adrião vai acompanhar a Equipa Bianchi Prata na primeira competição nacional do ano. As crianças da instituição bracarense terão um dia cheio de aventura e diversão com todos os elementos da equipa.
Organizada pelo Clube Automóvel do Minho, a primeira prova de Enduro do ano 2011, espera receber muitos pilotos e público no Monte do Sameiro.

Texto: Gabinete de Imprensa Bianchi Prata - Beatriz Martins
Fotos: Gabinete de Imprensa Bianchi Prata

ACmotos|TM Racing prontos para o CNE 2011

A ACmotos, importador nacional da marca italiana TM Racing, irá apresentar a equipa para o CNE 2011 já no próximo fim de semana em Braga, no primeiro Enduro CAM-Braga, prova que dará inicio à nova época do Campeonato Nacional de Enduro.
Este será um novo projecto do importador da TM Racing, sendo este ano uma das maiores formações do CNE, contando com 5 pilotos para fazer a totalidade do Campeonato.

Os pilotos serão os seguinte, distribuídos pelas várias classes do CNE:

António Carmo - Classe Veteranos (Team manager)
Carlos Alberto - Classe Open
Diogo Valença - Classe Open
João Silva - Classe Verdes 1
Stefan Pinheiro - Classe Verdes 2



Eddy´s Extreme Enduro 2011

A prova organizada pelo multiplo campeão do mundo, Paul Edmonson, teve como vencedor David Knight, seguido de Doug Lampkin aos comandos da sua nova Gas Gas, e Greg Evans.
O evento é composto por duas corridas. Na primeira, Knight levou a melhor sobre Lampkin e Sagar, enquanto que na segunda o piloto da ilha de Man impôs-se a Jarvis e Lampkin.

Classificação final:
1 - David Knight (KTM)
2 - Doug Lampkin (Gas Gas)
3 - Greg Evans (KTM)









IEWC 2011 - Prova de Vigo cancelada

É com muita pena que noticiámos que a prova de Vigo a contar para o Mundial de Enduro Indoor foi cancelada, após a organização anunciar que não tem possibilidade de realizar o evento no pavilhão do Instituto Feiral de Vigo (IFEVI). Com isto o campeonato fica reduzido a 3 provas, o que não contribui em nada para o seu sucesso.
Ficam então a faltar Barcelona e Lisboa.
É conhecida a vontade de os portugueses (principalmente os Nortenhos) se deslocarem a Vigo, tal como fizeram no ano passado, pelo que agora terão de marcar presença na capital se quiserem assistir ao espectáculo do Enduro Indoor.

segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

Troféu Gas Gas 2011

A ARJONESmotos (GAS GAS PORTUGAL), distribuidor oficial das motos GAS GAS para Portugal, juntamente com a CROSSPRO, DUNLOP e LUBRIFICANTES GRO, vão realizar uma acção de apoio aos pilotos GAS GAS participantes no Campeonato Nacional de Enduro 2011.

Esta acção será sob a forma de um Troféu com o seguinte calendário de provas:

- GOIS – 19/20 DE FEBREIRO. GOIS MOTO CLUBE
- OUREM – 12/13 DE MARÇO. ASSOCIAÇÃO NATUREZA ACER
- PESO DE REGÚA – 28/29 DE MAIO. CLUBE AMIGOS TT PEDRAS SANTANAS
- VALE DE FRAGA, SOBREIRA – 25/26 DE JUNHO. EXTREME CLUBE LAGARES
- LOURES, 16/17 DE JULHO. TBA

Os pilotos inscritos terão direito a:

- 2 camisolas
- Um desconto na compra da moto Gas Gas 2011 de 500€.
- Assistência no Paddock e CH´s das provas do Troféu ( haverá um mecânico no mínimo em cada zona de assistencia com peças, ferramentas, comida e bebidas)
- Os três primeiros, do resultado obtido pelos tempos das cinco primeiras especiais, recebem um troféu no final de cada prova, entregue pelo clube organizador.
- Todos os concorrentes que no fim do troféu, terminem seis das dez provas obterão um prémio de 500€. O valor terá de ser utilizado para na aquisição de uma Gas Gas 2012 nova.

Para mais informações podem consultar o regulamento do troféu: Regulamento

terça-feira, 18 de janeiro de 2011

Parabéns Hélder Rodrigues - 3º Classificado no DAKAR 2011

Parabéns também a todos os pilotos portugueses que representaram as cores lusas na prova de todo-o-terreno mais dura do mundo.

Foto: Reuters/Eric Gaillard

quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

CNE 2011 - Enduro de Braga - Regulamento Particular e Ficha de Inscrição

Já se encontram disponíveis a Ficha de Inscrição e o Regulamento Particular da prova bracarense.

Podem fazer o download dos documentos aqui:

Regulamento Particular

Ficha de Inscrição

2º Enduro da Póvoa do Lanhoso - Inscrições fechadas

Lista de Inscritos

Programa da Prova:

8:00 – Abertura do Secretariado;
11:00 – Fecho do Secretariado;
10:30 / 11:30 – Colocação das motos em Parque Fechado;
11:45 – Briefing;
12:00 – Início do Enduro;
18:00 – Fim do Enduro;
19:00 – Saída da classificação e entrega de prémios;

Troféu Husqvarna

Mais informações em: http://husqvarna.italianjob.pt

quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

Estágio de Enduro

Vai-se realizar nos dias 12 e 13 de Fevereiro o ESTÁGIO DE ENDURO promovido pela Comissão de Enduro da Federação de Motociclismo de Portugal.

Este estágio desenrolar-se-á em Gondomar, sendo o local de encontro na Rua da Valinha, 156 Ferreirinha – Foz do Sousa – Gondomar (coordenadas GPS – 41º 07´07´.29´´N e 8º 29´41´.76´´ O) pelas 21.30h do dia 11.
Para os mais atrasados, o alojamento será no Hotel Star In na Rua Senhora do Porto – Porto. Solicitamos que no caso de não poderem estar no ponto de encontro e decidirem ir directos ao hotel, que nos comuniquem.

Todas as acções serão monitorizadas por Pilotos do nosso Campeonato Absoluto, sendo coordenado por Pedro Mariano. Os pontos de incidência serão técnicas de condução, travagem, transposição de obstáculos e progressão. Solicita-se que tragam sapatos e roupa desportiva além dos equipamentos de moto. Haverá ainda uma palestra sobre regras de enduro e de hábitos alimentares antes e após as corridas.

Os estágios são abertos aos pilotos da CLASSE VERDES e OPEN que frequentem com regularidade o Campeonato Nacional de Enduro e que sejam obviamente possuidores de licença desportiva de ENDURO (2011).
Para se inscreverem, os pilotos devem contactar a FNM através de fax, e-mail (fmp-cristina@netcabo.pt) ou carta dirigida ao Presidente da Comissão de Enduro (Pedro Mariano) o mais breve possível pois as inscrições serão forçosamente limitadas (falta de acomodações).

Contactos:
Email: fmp-cristina@netcabo.pt
Fax: 21 3936030
Morada:
Calçada Marquês de Abrantes n.º 40 2 D.º
1200-718 Lisboa
Tel: 21 393 6030
Fax: 21 397 14 57
Móvel: 91 6590060

Pedro Mariano - 916590065

Salienta-se que a inscrição é GRATUITA, bastando ao piloto efectuar a supra citada inscrição.

Pedro Mariano(Presidente Comissão Enduro)

segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

2º Enduro da Póvoa do Lanhoso

É já no dia 6 de Fevereiro que a Póvoa de Lanhoso vai receber a sua 2ª prova de ENDURO, sendo uma organização levada a cabo em conjunto pelo TT Lanhoso.
Para este ano, a organização mantém os moldes da edição anterior, mas promete novos desafios, novas imagens e algumas surpresas que serão divulgadas a seu tempo.
Uma das características deste Enduro é a acessibilidade a todos os pilotos, sendo, claramente, direccionado para os pilotos amadores, o percurso e especiais não apresentam grandes dificuldades. Pode-se definir como um percurso técnico em redor do Castelo de Lanhoso.
Brevemente mais informações: http://www.ttlanhoso.com/

Info:
adelinosoutinho@gmail.com
Tlm.: 965343496

Pré-Inscrições

Para recordar a Extreme XL Lagares 2010...

Um obrigado ao Rui Oliveira pela produção deste video.