domingo, 30 de setembro de 2012

ISDE 2012 - Portugal cumpre objectivo no 5º lugar



Nesta 87.ª edição dos ISDE, logo ao segundo dia de prova Portugal instalou-se no 5.º lugar do Troféu Júnior – participado por equipas representativas de 19 países – e manteve esse posicionamento até ao final da competição, com recurso a uma exibição bastante consistente e eficaz.

E em termos históricos, este é o segundo melhor resultado de Portugal no Troféu Júnior dos ISDE, só superado pela 2.ª posição alcançada em 2002. E se considerarmos também as participações seniores no Troféu Mundial, nestas só houve mais um registo superior, o 4.º lugar obtido em 1999.

O 5.º lugar foi alcançado pela mesma equipa que em Agosto passado se sagrou vice-campeã europeia, constituída por quatro pilotos jovens, todos eles com 19 anos de idade e bastante margem de progressão – ou seja, Luís Oliveira, Diogo Ventura, Henrique Nogueira e Bernardo Megre.

OS ISDE terminaram hoje com as corridas em linha, disputadas por grupos de pilotos num circuito de piso misto – cerca de 60% em piso de terra e o restante em alcatrão. Na oportunidade, Henrique Nogueira foi o melhor representante luso, com a 8.ª marca da classe E1. Já Luís Oliveira arrancou na frente da sua série, mas caiu logo na primeira curva, e por isso foi apenas 21.º na E1, enquanto na E2 Diogo Ventura também foi ao "tapete" no início da sua manga, e Bernardo Megre rodou sem contratempos.

Na globalidade destes ISDE e a nível individual, o maior destaque vai para Luís Oliveira, que ao longo da prova surgiu frequentemente no "top 10" da classe E1, e só acabou fora dele devido a 5 minutos de penalização sofridos no quarto dia, resultante do tempo perdido para substituir o radiador da sua moto. Sem essa penalização, Oliveira teria ficado em oitavo da classe e fecharia a lista dos vinte primeiros a nível absoluto. Assim, foi 14.º na E1, mas luziu os seus talentos com alguns excelentes registos em troços cronometrados.

Diogo Ventura conseguiu os seus melhores resultados na primeira metade da prova, mas teve um desempenho global adequado aos objectivos da equipa. No plano individual, Ventura ficou em 34.º na classe E2. Também Henrique Nogueira correspondeu às necessidades colectivas, acabando em 29.º na classe E1, com 1 minuto de penalização no activo. Quanto ao menos experiente do grupo, Bernardo Megre, cedo viu qualquer pretensão individual aniquilada, porque no segundo dia penalizou 17 minutos para trocar o carburador da moto, e ainda somaria mais 6 minutos noutra etapa, mas seguiu até ao fim para ser 56.º na classe E1.

Classificação – Troféu Júnior: 
1.º França, 17h23m17,05s 
2.º Grã-Bretanha, a 2.43,68 
3.º Estados Unidos, a 15.06,02 
4.º Austrália, a 31.27,06 
5.º Portugal, a 40.14,15 
6.º Rep. Checa, a 50.58,03 
7.º Finlândia, a 50.59,21 
8.º Espanha, a 51.30,02
etc.

Troféu Mundial: 
1.º França, 27h57m45,30s 
2.º Austrália, a 37.40,67
3.º Itália, a 47.54,09
4.º Estados Unidos, a 58.27,76
5.º Finlândia, a 58.29,20
6.º Espanha, a 59.02,84
7.º Suécia, a 1h00.44,36
8.º Grã-Bretanha, a 1h28.51,95
etc.

FMP

quinta-feira, 27 de setembro de 2012

ISDE 2012 - 4º dia - Video da selecção Italiana

ISDE 2012 - 4º dia


Portugal perdeu tempo para a Austrália, que ocupa o 4º lugar, devido a uma penalização de 5 minutos atribuída a Luís Oliveira por trocado o radiador da sua moto.  Sem esta penalização a selecção portuguesa estaria agora a menos de 1 minuto dos Australianos. Mas até ao lavar dos cestos é vindima...


(Clique nas tabelas para ampliar)

Todos os resultados em: http://www.fim-isde-live.info/


quarta-feira, 26 de setembro de 2012

ISDE 2012 - 3º dia - Videos das selecções Italiana e Australiana

ISDE 2012 - 3º dia - Portugal aproxima-se do 4º lugar


Henrique Nogueira melhorou o seu ritmo no dia de hoje contribuindo para que Portugal se aproximasse da selecção Australiana, que ocupa o 4º lugar. Os lusos encontram-se agora a cerca de 2 minutos e 12 segundos dos Australianos.
Luís Oliveira voltou a ser o nosso melhor representante, rodando a um ritmo espectacular que lhe valeu excelentes resultados nas especiais, entre os quais um segundo lugar na classe.


(Clique nas tabelas para ampliar)

Todos os resultados em: http://www.fim-isde-live.info/

ISDE 2012 - 2º dia - Highlights

2º Enduro Vales Longos - "se fosse fácil vocês não vinham cá"


Apesar das condições atmosféricas adversas, foram muitos os pilotos que marcaram presença nesta 4ª prova do Campeonato Regional de Enduro Norte 2012.

Santa Comba já é sinonimo de dureza e as condições atmosféricas adversas que se fizeram sentir no Domingo, vieram aumentar ainda mais a dificuldade desta prova. As três especiais cronometradas eram todas próximas do paddock e bem delineadas, tendo sido do agrado da maioria dos pilotos. O duro percurso foi percorrido por duas vezes, menos a classe senhoras que apenas efectuava uma volta. No que toca à especial extreme, foi reconhecido no inicio da primeira volta por todos os pilotos, mas depois só contou para a classe consagrados, dada a dificuldade acrescida causada pelas condições climatéricas.
No final era do consenso geral que a prova tinha sido bastante Dura, mas o tempo não se controla e tinha sido preparada para o tempo seco, não sendo possível mudar tudo de um dia para o outro. Mas foi considerada por muitos um verdadeiro desafio e nas palavras de alguns - "Isto foi um Enduro".

João Ribeiro foi o grande vencedor do 2º Enduro Vales Longos, vencendo a classe Consagrados.



Quem também esteve de parabéns, foi a piloto Sofia Pereira, que conquistou a sua primeira vitória neste campeonato, vencendo a classe Senhoras aos comandos da sua AJP, aqui acompanhada por André Ferreira, o responsável da equipa "Porto Enduro Racing Team" que citou - "É com muita alegria que a equipa festeja a vitória da Sofia na Classe Senhoras. 



Num difícil percurso e debaixo de más condições climatéricas, a piloto conseguiu a sua merecida 1ª vitória, com a garra e determinação que lhe é conhecida".



Fica aqui um pequeno resumo do que foi possível registar, estando todos os participantes de parabéns por terem enfrentado com bravura o Duro percurso do Enduro Vales Longos e como foi dito pelos organizadores, os Tristes mas Duros - "se fosse fácil vocês não vinham cá".

Texto: Joel Santos
Fotos e Video: ModoJ

sábado, 22 de setembro de 2012

ISDE 2012



E já na próxima segunda-feira que se inicia mais uma edição dos ISDE, a ter lugar no estado da Saxónia, situado na zona leste da Alemanha.
Portugal estará presente apenas com uma selecção Junior, composta por Luís Oliveira, Diogo Ventura, Henrique Nogueira e Bernardo Megre.
Aos pilotos e restante comitiva desejámos boa sorte.



Video oficial:

Outros videos:

terça-feira, 18 de setembro de 2012

EnduroCross 2012 - Ontário

1.Taddy Blasuziak - KTM
2. Cody Webb - Beta
3. Justin Soule - Kawa
4. Kyle Redmond  - Husqvarna
5. Taylor Robert – Kawasaki
6. Colton Haaker – Kawasaki
7. Mike Brown – KTM
8. Destry Abbott – Kawasaki
9. Ryan Rodgers – Honda
10. Gary Sutherlin - Kawasaki 

Videos:



Beta 2T 2013





Fotos: http://xoffroad.dueruote.it

segunda-feira, 17 de setembro de 2012

Turres Extreme 2012: É Duro, doí, sofremos, caímos, é Hard Enduro e nós gostamos!


Decorreu este fim de semana em Torres Vedras, mais uma edição da "Turres Extreme - Hard Enduro". Com a organização a cargo do experiente piloto Paulo Miranda, os participantes foram brindados com dureza, mas também com excelentes trilhos e bonitas paisagens típicas do Oeste.


A edição deste ano reuniu cerca de 80 pilotos, tendo em conta que se tratava de uma prova de Hard Enduro e com altas temperaturas, foi um bom numero.
O calor veio aumentar a dificuldade, levando muitos a fazerem apenas uma volta ao percurso. Em relação às classes, a Pro tinha de fazer 3 voltas ao percurso, enquanto que na Hobby eram duas voltas e com alguns desvios em relação à Pro.

O espanhol Melcior Faja, um especialista do Hard Enduro Mundial, acedeu ao convite do Paulo Miranda e veio participar na prova, mostrando bem o porquê de ser um dos melhores pilotos de Hard Enduro da actualidade, dando sempre grande espectáculo para o muito publico presente a cada passagem, com a sua técnica e domínio sobre a mota e terreno, sendo o ele o grande vencedor da edição 2012 da Turres Extreme.

Melcior Faja

O nosso pluri-campeão nacional de Enduro, Gonçalo Reis, também marcou presença. Apesar da dificuldade sentida na primeira volta, pois já há muito que não fazia provas de Hard Enduro, mostrou garra e determinação, terminando a prova no 2º lugar também com uma boa prestação.

Gonçalo Reis

Em relação à classe hobby, foi ganha pelo piloto da casa, Ricardo Damil. O jovem piloto mostrou bem que o Trial é uma grande escola para este tipo de competição.

Ricardo Damil

Também na classe Hobby, participou pela primeira vez em Portugal, uma Piloto feminina numa prova de Hard Enduro, foi ela Sofia Pereira da Porto Enduro Racing Team, deixando assim a sua marca na história do Enduro em Portugal. Parabéns pela coragem e bravura demonstrada por entrar neste desafio.

Sofia Pereira

Ficam parabéns a todos a todos os participantes da Turres Extreme 2012, PRO ou Hobby, tendo terminado ou apenas feito parte do percurso, todos são vencedores pelo facto de entrarem neste desafio.


Texto: Joel Santos
Fotos: ModoJ

Turres Extreme 2012


Resultados

Pro:
1º Melcior Faja - 2.40 h
2º Gonçalo Reis - 3.05 h
3º Adelino Sousa - 2.51 h 2 voltas
4º Luis Reis - 2,58 h 2 voltas
5º Adriano Martins 3.18h 2 voltas
6º Helder Moreira 3.29h 2 voltas
7º Pedro Duraes 3.33h 2 voltas
8º Paulo Rodrigues 3.53h 2 voltas
9º Jorge Araujo 4.18 h 2 voltas
10º Tiago Martins 2.58h 1 volta
11º Joaquim Queiroz 3.10h 1 volta

Hooby:
1º Ricardo Damil
2º Rui Almeida
3º Luis Oliveira 



quarta-feira, 12 de setembro de 2012

KimotoGO dá importante passo rumo ao Título



O Campeonato Nacional de Enduro seguiu para o centro do país após cerca de 2 meses de paragem. Rio Maior acolheu cerca de uma centena de pilotos num dia muito quente.

A percurso com cerca de 45 kms tornou-se muito duro para a maioria dos pilotos, altas temperaturas, as quatro voltas efetuadas e o piso arenoso contribuiram para isso.

Nuno Oliveira esteve em destaque durante todo o dia, dominando desde inicio a sua classe Open 2: '' Consegui vencer que era o principal objetivo para esta prova dando assim um importante passo rumo à vitória no campeonato! Foi um enduro bastante díficil com muita areia. A minha Sherco 300 esteve fantástica e a equipa toda está de parabéns pelo excelente trabalho!''

Em segundo lugar terminou Saul Pereira a 45s e no terceiro posto o espanhol Luis Morais com mais de 2 mins de atraso.

A próxima ronda terá lugar em Ourém nos dias 13/14 de Outubro.

KimotoGO

Paulo Miranda no Enduro de Rio Maior


(Clique na imagem para ampliar)

segunda-feira, 10 de setembro de 2012

Correia a fundo no Campeonato Nacional de Enduro


(Clique na imagem para ampliar)

Henrique Nogueira mais próximo do título


(Clique na imagem para ampliar)

CNE 2012 - Rio Maior - Videos Oliveirinha





Cpto Francês 2012 - Peyrat Le Château (4ª prova) - Domingo

Classe E1:
1- Nicolas Deparrois – 54:37.243
2- Rodrig Thain – 54:45.591
3- Fabien Planet – 54:56:907

Campeonato E1:
1- Antoine Meo (KTM) – 158 Pts
2- Rodrig Thain (HM-Honda)- 130 Pts
3- Fabien Planet (Sherco) – 124 Pts


 Classe E2:
1- Jeremy Tarroux – 54:25.373
2- Pierre-Alexandre Renet – 55:11.795
3- Antoine Basset – 55:29.995

Campeonato E2:
1- Pierre-Alexandre Renet (Husaberg) – 156 Pts
2- Jeremy Tarroux (KTM) – 152 Pts
3- Julien Gauthier (Kawasaki) – 122 Pts


 Classe E3:
1- Christophe Nambotin – 53:03.814
2- Emmanuel Albepart -  55:22.294
3- Sébastien Guillaume – 56:40.935

Campeonato E3:
1- Christophe Nambotin (KTM) – 166 Pts
2- Emmanuel Albepart (Beta) – 141 Pts
3- Sébastien Guillaume (GasGas) – 126 Pts


 Juniores:
1- Mathias Bellino  – 55:40.881
2- Kevin Rohmer  – 56:37.190
3- Guillaume Gagnoud  – 57:25.693

 Campeonato:
1- Mathias Bellino (Husaberg) – 172 Pts
2- Kevin Rohmer (EEAT-Yamaha) – 117 Pts
3- Swan Servajean (Yamaha) – 84 Pts