segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

BXEC 2013 - 2ª Prova

Ao vencer a segunda prova do Campeonato Britânico de Enduro Extreme, David Knight garantiu o seu primeiro título aos comandos da Honda.

Resultados:
 
(Clique na tabela para ampliar)

quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

Nasceu o Troféu Regional Extreme!


Foi hoje aprovado pela FMP o Troféu Regional Extreme, nova competição lançada pela mão de Paulo Moreira e que será composta por 4 provas.
A primeira terá lugar já a 10 de Março em Gondomar. Aqui fica o calendário e regulamento:

Calendário:

10 Março - Gondomar
7 Abril Vila- Boa de Quires
5 Maio - Chaves
2 Junho - Paredes

Regulamento TREX

Poderão acompanhar todas novidades em: http://www.meliciasteam.com

Gonçalo Reis foi a Torres Vedras vencer!


(Clique na imagem para ampliar)

terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

Enduro Sprint.pt - O início de uma nova etapa do Enduro em Portugal



No passado fim de semana realizou-se na Carvoeira - Torres Vedras, a primeira prova do Troféu de Enduro Sprint.pt.

Este é um projecto lançado e promovido pela Turres Offroad - Escola de Enduro, com o objectivo de promover ainda mais a modalidade, abrindo assim portas a novos pilotos e praticantes de Enduro, que têm neste Troféu um acesso simples e económico para se iniciarem na modalidade.

O conceito desta competição tem por base o Enduro conforme o conhecemos, com tempos, ligações, especiais cronometradas, etc, mas tudo concentrado e sem grande exigências. As provas realizam-se em terrenos privados, sem circulação na via publica, logo está aberta a possibilidade de participar com motos de motocross. Em relação à segurança, essa também está garantida, estando todos os pilotos cobertos por um seguro de acidentes pessoais e responsabilidade civil, bem como assistência dos Bombeiros no local.

No que toca à competição propriamente dita, os pilotos têm duas especiais, uma de Cross e outra de Enduro, ligadas por um pequeno percurso onde os tempos são largos o suficiente para evitar pressas nas assistências, onde os pilotos fazem o único controlo horário da prova, por forma a evitar congestionamento à entrada das especiais.

O organizador define à partida o numero de voltas para cada classe, que também aqui temos um diversificado rol de possibilidades para competir. No final os pilotos que sobem ao pódio ainda levam para casa um bom leque de prémios.
Não faltam bons motivos para entrar neste troféu.

A prova da Carvoeira - Torres Vedras, apesar do mau tempo que se fez sentir, apresentaram-se à partida cerca de uma centena de pilotos distribuídos pelas várias classes.

A classe PRO contou com nomes bem conhecidos do panorama nacional, caso do vencedor da prova, Gonçalo Reis e também Hélder Rodrigues, que aproveitou o evento para fazer mais um bom treino e acabando mesmo por ficar com o segundo lugar do pódio da classe PRO. O Enduro Sprint.pt também tem lugar para as senhoras e prova disso mesmo foi a participação de 4 pilotos nesta classe. Os mais jovens também podem encontrar neste troféu duas classes para evoluírem e mostrarem o seu valor, classe 125 Cup e Júnior Cup. As restantes classes, Expert, Hobby e Veteranos, foi onde se registou mais adesão.

Mais uma vez abordamos no final da prova alguns dos intervenientes nas várias classes, por forma a registar os seus comentários sobre o que tinham achado da prova e sobre o conceito do Enduro Sprint, sendo unânime que a prova apesar das condições atmosféricas adversas, foi muito boa e bem organizada, o conceito do Enduro Sprint.pt foi do agrado geral, mas principalmente para aqueles que querem evoluir na modalidade, tendo com estas provas uma boa possibilidade de treinar as especiais e ganhar assim ritmo e experiência para outros desafios. As entrevistas, essas vão poder ser vistas no video resumo da prova, mas também iremos divulgar alguns comentários no decorrer da semana, enquanto o video está forno a ser preparado.

Em relação aos resultados desta primeira prova, Gonçalo Reis (Ktm) venceu a classe PRO com uma vantagem de mais de um minuto para Hélder Rodrigues (Honda) que ficou em 2º lugar, Fábio Pereira (Yamaha) fechou o pódio. Na classe Expert, foi o nortenho André Fernandes (Husaberg) que venceu e convenceu, tendo terminado com vantagem de 2,26 minutos para o 2º classificado João Almerindo (Yamaha), no 3º posto ficou Cláudio Belchior (Ktm).

Gonçalo Reis venceu a "geral" e a classe Pro

No Troféu Enduro Sprint.pt também existe classe Hobby, para os menos experientes se iniciarem, tendo um percurso mais facilitado no caso de haver dificuldades de maior e menos voltas. Apesar de ser uma classe de iniciação, aqui a luta pela vitória foi renhida, estando os 3 lugares do pódio separados por segundo. O vencedor desta classe foi Nelson Cabeça (Honda) com vantagem de 23 s para Alexandre Alves (Yamaha) e 25 s para Pedro Duarte (Ktm), 2º e 3º lugar respectivamente.

Nelson Cabeça venceu a classe Hobby

A classe Veteranos foi dominada pelo pai de Gonçalo Reis, Luís Reis (Solposto Ktm), tendo vencido a classe com uma vantagem de 1,48 minutos para Mané Teixeira (Ktm) que ficou em 2º lugar, Pedro Sarreira (Yamaha) fechou o pódio da classe a 3,42 minutos do vencedor.
Na classe dedicada às senhoras, Rita Vieira (Yamaha), a jovem piloto de trial da selecção nacional, que tendo vindo a fazer também algumas provas de Enduro, levou de vencida a sua classe com uma enorme vantagem, tendo deixado a 2ª classificada, Sofia Porfírio (Yamaha) a mais de 5 minutos, Flávia Rolo (Ktm) fechou o pódio.

A classe das Senhoras teve três representantes

As classes para os mais jovens, a 125 Cup e Júnior Cup, não tiveram muitos pilotos a participar, mas mesmo assim foi bom ver os mais novos a mostrar o seu valor, caso do jovem piloto de Águeda, André Miranda (Yamaha), filho do actual líder da classe Veteranos no Campeonato Nacional de Enduro, Arsénio Miranda. Na classe Júnior Cup foi um piloto da região a mostrar um bom andamento, Zé Ferreira (Yamaha) venceu a classe seguido de João Simões (Ktm).
Na classe 125 Cup, foi então André Miranda (Yamaha) que venceu com larga vantagem, deixando Kevin Raposo (Honda) a 2,01 minutos.

Todos os resultados: Enduro Sprint.pt - Carvoeira

O Troféu continua, tendo já um calendário definido com mais algumas provas, sendo a próxima em Valença do Minho com data marcada para 28 de Abril, estando o promotor também à espera de uma boa adesão por parte dos pilotos nortenhos.

A organização e o promotor deixam um agradecimento especial à Junta de Freguesia da Carvoeira na pessoa do sr. José Cristóvão e aos patrocinadores, ALBATROSS watches , Salgados Moto, ND Graphic, Aluvedras Alumínios  Gold Nutrition, Luís Damil Power, CrossPro, Irmãos Sousa, Conde-Saúde e Lcmotos.

Fotos: ModoJ
Texto: Joel Santos

segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

Enduro Sprint.pt 2013 - Carvoeira - Resultados

Gonçalo Reis

(Clique na tabela para ampliar)

Nelson Cabeça

(Clique na tabela para ampliar)

André Fernandes

(Clique na tabela para ampliar)

Zé Ferreira

(Clique na tabela para ampliar)

André Miranda

(Clique na tabela para ampliar)

Luís Reis

(Clique na tabela para ampliar)

Rita Vieira

(Clique na tabela para ampliar)


Fotos: ModoJ e Miguel Flores

domingo, 17 de fevereiro de 2013

Hell´s Gate 2013 - Jarvis venceu no inferno branco..


1. Graham JARVIS (GBR, Husaberg)
2. Jonny WALKER (GBR, KTM)
3. Cody WEBB (USA, Beta)
4. Alfredo GOMEZ CANTERO (ESP, Husaberg)
5. Ben HEMINGWAY(GBR, Beta)

(Apenas estes 5 pilotos terminaram a prova)

terça-feira, 12 de fevereiro de 2013

Super Enduro 2013 - Barcelona

1. Taddy Blazusiak (KTM) 54pts
2. David Knight (KTM) 41pts
3. Alfredo Gomez (Husaberg) 36pts
4. Kornel Nemeth (KTM) 34pts
5. Ivan Cervantes (KTM) 33pts
6. Jonny Walker (KTM) 30pts
7. Thomas Oldrati (Husaberg) 24pts
8. Rodrig Thain (Gas Gas) 19pts
9. Joakim Ljunggren (Husaberg) 18pts
10. Lorenzo Santolino (Husqvarna) 15pts



sexta-feira, 8 de fevereiro de 2013

Hélder Rodrigues em Tóquio na apresentação mundial da Honda


(Clique na imagem para ampliar)




Super Enduro 2013 - GP de Espanha

É já no próximo fim-de-semana que Barcelona vai acolher a segunda prova do Campeonato Mundial de Super Enduro.
Depois da prova inaugural na Polónia em que Blazusiak venceu duas das três finais, resta saber se Jonny Walker e David Knight vão conseguir anular o domínio do polaco, numa prova em que os espanhois Alfredo Gomez e Ivan Cervantes, a correr em casa, poderão ter uma palavra a dizer.

Esquema da pista:
(Clique na imagem para ampliar)

Nuno Oliveira azarado na abertura do CNE

(Clique na imagem para ampliar)

Fábio Pereira no CNE em Gondomar


(Clique na imagem para ampliar)