domingo, 16 de março de 2014

Luís Correia dominador na Régua


Um mês depois da ronda inaugural, o Campeonato Nacional de Enduro teve a segunda jornada em Peso da Régua, onde o volume de participantes voltou a ficar próximo das duas centenas – pois alinharam 189 pilotos – demonstrando a forte adesão de praticantes a esta modalidade. Num belo dia de Sol, o extenso pelotão enfrentou um percurso na ordem dos 46 Km, com os homens das classes principais – Elite e Open – a cumprirem quatro passagens consecutivas, com três troços especiais cronometrados por volta.

Na classificação absoluta Luís Correia não deu hipóteses à concorrência. O piloto ribatejano esteve mais rápido em onze dos doze troços cronometrados, para acabar com mais de meio-minuto de vantagem sobre Gonçalo Reis. Este discutiu a 2.ª posição com Diogo Ventura, a meio da prova estavam separados apenas por dois décimos de segundo, mas Reis esteve mais forte na segunda metade, ganhando 15 segundos ao opositor.

Joaquim Rodrigues assegurou o 4.º posto absoluto – sendo o melhor representante da classe 1 – seguido de Hélder Rodrigues, João Ribeiro e Hugo Santos. Este último é o conhecido campeão de Motocross, ainda em adaptação ao Enduro, e que averbou 1 minuto de penalização acrescido ao seu tempo.

Naturalmente, Luís Correia venceu na classe Elite 2, seguido Gonçalo Reis, Diogo Ventura, Hugo Santos e com Fernando Ferreira a fechar a tabela.

Na Elite 1, Joaquim Rodrigues também se instalou no comando desde a primeira “especial”, sendo normalmente o mais rápido – só foi superado por João Ribeiro em três passagens pela “Extreme”. Como tal, Rodrigues repetiu o triunfo já obtido na primeira prova do Campeonato, agora com Hélder Rodrigues no 2.º posto a 44,3s. João Ribeiro fechou o pódio da classe, vindo depois Mário Patrão, Fábio Pereira e Bruno Santos, este último fortemente penalizado.

Passando à categoria Open, na classe 2, Filipe Sampaio foi o mais veloz em metade dos troços e segundo colocado nos restantes, angariando boa vantagem para uma vitória segura, com 36,6s sobre o espanhol Enrique Vega, enquanto Fernando Sousa foi 3.º classificado.

Na Open 1, Jorge Leite comandou a tabela desde o troço de abertura. Mais rápido em oito “especiais”, só perdeu para Hélio Santos nas quatro passagens pela “Extreme”. A diferença final entre eles cifrou-se em 22s, favoráveis a Leite, e na 3.ª posição ficou Bernardo Megre.

No que respeita à categoria Verde, na classe 1 a diferença final foi mínima entre os dois primeiros, com João Lourenço a bater João Araújo apenas por 1,7s. Renhido foi também o confronto na classe 2, levando a melhor André Almeida, com 3,8s sobre Nuno Pereira e 4,3 face a Alexandre Guia. Nos Veteranos, António Oliveira esteve mais forte, deixando Arsénio Miranda a 56,2s. Nos Super Veteranos ganhou João Saraiva, com 55,6 relativamente a Fernando Sousa. Na classe de Senhoras alinharam três concorrentes, e Rita Vieira foi a vencedora, seguida de Flávia Rolo a 2m56s e Sofia Porfírio a 5m33s. Finalmente, os jovens do “Enduro Cup” iniciaram aqui a sua campanha, com Nuno Silva a impor-se por 6,2s a João Amado.

O Campeonato Nacional de Enduro irá prosseguir na Lousã, a 19 de Abril.

(Clique para ampliar)

(Clique para ampliar)

FMP

Sem comentários: