quarta-feira, 28 de maio de 2014

Troféu Yamaha 2014 - Jornada de Eleição


No regresso à pista de Alfarim e para cumprir a sua penúltima prova da temporada 2014 o Troféu YAMAHA proporcionou no passado Domingo aos muitos espectadores que estiveram na pista de areia junto à Lagoa de Albufeira e Sesimbra. Numa tarde agradável mas sem convidar a uma visita ás praias próximas o cenário foi perfeito para uma série de corridas de eleição que escolheram os melhores em Portugal.

Com 1900 metros de perímetro o traçado de Alfarim foi especialmente preparado para acolher com a maior segurança possível os muitos pilotos que mais uma vez encheram as grelhas de partida nas diversas classes em competição. Algumas categorias tinham duas mangas pela frente – acertando o número de pontuações depois de outros terem igualmente realizado duas mangas na prova anterior no Couço – e numa pista rápida e espectacular desde os treinos que ficou claro que esta sería uma prova para recordar.

O momento alto da tarde foi oferecido por dois pilotos de excepção: Ricardo Sousa e João Vale, ambos na classe Oficiais Moto 4, que ao longo dos vinte minutos da sua corrida lutaram de forma implacável e leal pela vitória. Vale começou por liderar depois de saír da ‘pole’ sempre com Sousa a menos de um segundo do escape do seu YAMAHA YFZ 450R. Mas nas dobragens aos pilotos mais lentos, ainda na primeira metade da prova, Vale viu-se ‘tapado’ por um adversário e Sousa aproveitou de forma implacável para assumir o comando. Até ao caír da bandeira de xadrêz João Vale tentou tudo o que estava ao seu alcance para voltar de novo à primeira posição mas Ricardo Sousa mostrou-se superior para segurar a liderança e assinar a sua terceira vitória na época. Uma corrida de cortar a respiração que fechou em alta esta ronda do Troféu YAMAHA.

Nota de destaque igualmente para excelente corrida proporcionada pelos pilotos das classes 450 e Oficiais Moto, com vitórias de Cristiano Fernandes e Miguel Gaboleiro respectivamente, deliciando ambos com a sua condução num piso sempre difícil como é a areia. Fernandes ainda chegou a ameaçar a liderança de Gaboleiro, mas este estava a ‘jogar em casa’ e quis mesmo encantar o seu público com uma condução rápida e eficaz. Igualmente boa corrida aquela que foi assinada pelos pilotos das 250 com a primeira posição a fica nas mãos de Tiago Marques, que assim regressou ao degrau mais alto do pódio na classe.

Na lista de vencedores desta penúltima prova do Troféu YAMAHA 2014 ficaram igualmente os nomes de Afonso Fonseca nos Infantis Moto, Rodrigo Luz nos Iniciados e Martin Ventura nas 85cc, pilotos jovens que continuam a crescer neste Troféu YAMAHA, alguns já com presença também nos campeonatos nacionais e regionais de motocross. Gonçalo Lota e João Amado dividiram as vitórias na categoria Fun Bike / TTR 125, enquanto que Marco Silva foi o vencedor em ambos os duelo entre as Clássicas Enduro, o mesmo conseguindo Manuel Tomé nas Clássicas Cross. Nota também para a vitória de Domingos Silva nos veteranos Moto após um intenso duelo que travou com António Oliveira pelo primeiro lugar.

Entre os concorrentes das quatro rodas venceram igualmente Rodrigo Alves nos Infantis, João Delgado e Eduardo Santos dividiram o sucesso nos Iniciados, com André Bronze a assinar a dupla vitória nos Fun. Nélson Raposo foi o melhor nos 700 e Vitor Santos nos Veteranos, o mesmo conseguindo Bruno Ferreira nos 450.

Sendo esta a penúltima prova do ano foram já aqui encontrados vencedores antecipados em diversas classes, como Cristiano Fernandes nas 450 Moto, invicto desde o início da época; João Amado também revalidou o título por antecipação nas TTR 125; Rodrigo Alves é o vencedor nos Infantis Moto 4; Afonso Fonseca nos Infantis Moto; Rodrigo Luz nos Iniciados Moto; Miguel Gaboleiro nos Oficiais Moto; António Oliveira nos Veteranos Moto e também Martin Ventura entre as YZ 85.

A derradeira prova deste Troféu YAMAHA 2014 realiza-se no próximo dia 15 de Junho em Rio Maior e promete mais uma vez ser uma grande festa como aconteceu no passado ano.



VENCEDORES ALFARIM

Infantis Moto – Afonso Fonseca (4)
Iniciados Moto 1ª e 2ª Manga – Rodrigo Luz (51)
YZ 85 1ª e 2ª Manga – Martim Ventura (84)
Fun Bike/TTR 125 1ª Manga – Gonçalo Lota (759)
Fun Bike/TTR 125 1ª Manga – João Amado (757)
Clássicas Enduro 1ª e 2ª Manga – Marco Silva (806)
Clássicas Cross 1ª e 2ª Manga – Manuel Tomé (858)
250 Moto – Tiago Marques (209)
Veteranos Moto – Domingos Silva (407)
450 Moto – Cristiano Fernandes (322)
Oficiais Moto – Miguel Gaboleiro (102)
Infantis Moto 4 – Rodrigo Alves (21)
Iniciados Moto 4 1ª Manga – João Delgado (62)
Iniciados Moto 4 2ª Manga – Eduardo Santos (64)
Fun Moto 4 1ª e 2ª Manga – André Bronze (183)
700 Moto 4 – Nélson Raposo (747)
Veteranos Moto 4 – Vitor Santos (456)
450 Moto 4 – Bruno Ferreira (615)
Oficiais Moto 4 – Ricardo Sousa (143)


Classificações completas em: www.trofeuyamaha.com

Fotos em alta resolução disponíveis em: https://www.dropbox.com/sh/myy4woef8f0jw0u/6r5YOGCQJF

Hype Communications

Sem comentários: