segunda-feira, 1 de setembro de 2014

Rita Vieira, madrinha da BAJA TT ROTA DO DOURO


A líder da Taça do Mundo de Todo-o-Terreno FIM de Senhoras, Rita Vieira, vai participar na BAJA TT ROTA DO DOURO, na condição de Madrinha do evento, que integra as motos no programa.

A BAJA TT ROTA DO DOURO é uma prova que pontua para o Campeonato Nacional de Todo-o-Terreno da Federação Portuguesa de Automobilismo e Karting (FPAK) e que vai integrar a título extra-campeonato, as motos com o objectivo de em 2015 a integrar o calendário oficial da Federação de Motociclismo de Portugal (FMP).

O centro nevrálgico do evento vai estar instalado na Douro Marina, em Vila Nova de Gaia, de onde os concorrentes vão partir na sexta-feira, dia 26 de Setembro para cumprirem por duas vezes os carros e uma as motos, os cinco quilómetros do prólogo que vai ser disputado  na freguesia de Sandim, também em Gaia.

No Sábado os concorrentes partem para a estrada, tendo Amarante como destino, onde se vai iniciar o primeiro Sector Selectivo. A prova segue depois pelos Concelhos de Baião, Vila Real, Vila Pouca de Aguiar, Murça, Alijó e Peso da Régua, onde se realiza o Reagrupamento da prova. Este Sector Selectivo tem uma extensão de 203,97 quilómetros, realizados na sua quase totalidade no coração do Douro Vinhateiro.

As motos apenas cumprem este primeiro sector selectivo, terminando a prova no Peso da Régua e daí seguindo em ligação para Vila Nova de Gaia, onde é previsto chegarem pelas 16.00 horas, para a cerimónia de pódium final.

Partindo do Peso da Régua, os concorrentes auto seguem para Lamego, onde se inicia o segundo Sector Selectivo. A prova segue para Cinfães, Castro de Aire, Arouca e Castelo de Paiva, onde se cumprem os 93,13 quilómetros do segundo Sector Selectivo. A partir desse momento a prova segue em ligação até Vila Nova de Gaia, onde termina.

Programa e horários

A BAJA TT ROTA DO DOURO vai ter um total de 470,82 quilómetros disputados em linha, tendo os Sectores Selectivos lugar em 13 concelhos, e quatro distritos (Porto, Vila Real, Viseu e Aveiro).

A partida vai ser dada às 13.25 horas do dia 26 de Setembro, no Cais de Gaia, sendo a partida oficial, dada às 13.30 horas no Cais de Gaia. O prólogo está agendado às 14.15 horas para as motos e às 15.30 para os automóveis. No Sábado, dia 27 a partida para as duas rodas vai ser dada às 06.30 horas às 08.00 para os automóveis. O regresso a Gaia está previsto para as 18.00 horas.

A madrinha             

Rita Vieira foi a primeira Portuguesa a vencer uma prova do Campeonato do Mundo aos comandos de uma moto de produção nacional, uma AJP PR5 250. Depois do feito conseguido em Aragon (Espanha), Rita Vieira regressou aos triunfos internacionais na Hungria, onde não só foi a melhor senhora, como venceu igualmente a categoria Júnior.

Rita Vieira confessa-se já como fã da BAJA TT ROTA DO DOURO: “Estou muito contente com o convite, pois esta é uma prova que, posso dizer, se corre à porta de minha casa. Como gaiense e como nortenha vejo com muito agrado a realização desta prova, que se vai disputar numa região lindíssima como é o Douro e num sector selectivo que é uma novidade, pelo menos para as motos. “

“Além disso vejo com agrado que a organização (The F World e GAS, n.d.r.) está ao melhor nível, com metas muito altas e certamente que vamos ter uma prova capaz de estar entre as melhores que se realizam… e não só em Portugal. Vou fazer tudo para estar presente” rematou a recente vencedora da Baja da Hungria.

Actualmente Rita Vieira lidera a Taça do Mundo, estando a escassos pontos de vencer o troféu e ser a primeira piloto portuguesa a vencer um campeonato mundial aos comandos de uma moto igualmente Portuguesa.

Evento: BAJA TT ROTA DO DOURO

Datas: 26 e 27 de Setembro de 2014

Local de partida e chegada: Vila Nova de Gaia

Texto: Média Completamente
Foto: Arquivo

Sem comentários: