segunda-feira, 8 de dezembro de 2014

Cidade de Penafiel venceu o 1º Enduro Luso Galaico das Regiões

Ivo Fernandes venceu a "geral"

Foi num domingo soalheiro que o concelho de Paredes recebeu a 1ª edição do Enduro Luso Galaico das Regiões. 

Para a formulação desta competição, inédita em Portugal, dividiram-se as diversas regiões de Portugal e a Galiza em distritos, sendo estes sub-divididos em cidades. Para além das classificações por cidades, a prova incluía a classificação por equipas de 3 pilotos e as diversas classes do Troféu Luso Galaico Mota de Monte e da Liga Galega da Moto de Campo.

165 pilotos alinharam à partida para a competição, tendo pela frente um percurso com 3 especiais cronometradas (ET, CT e XT), a ser percorrido duas, três ou quatro vezes, dependendo da classe.

A cidade vencedora do evento foi Penafiel que, com os seus melhores representantes, Nuno Matos (Brenha off road team), Carlos Campos e Hugo Pinto (ambos do Team amigos dos maus caminhos), levou a melhor sobre Marco de Canaveses e Águeda, 2ª e 3ª classificada, respectivamente. Para além de rápidos, os três melhores pilotos de Penafiel apresentaram andamentos muito semelhantes (ficaram separados entre si por 13 segundos) o que também contribuiu para a vitória final.
Na 4ª posição ficou a cidade de Braga e Celorico de Basto garantiu um lugar no top 5.

Em termos de equipas, foi a formação Espanha 3 que levou a melhor sobre a Moto Marretas Racing Team e a Brenha Off Road Team.

No que diz respeito à classificação individual, o grande vencedor foi Ivo Fernandes que, aos comandos da sua Sherco, deixou o 2º classificado Fernando Ferreira a mais de um minuto. No lugar mais baixo do pódio terminou José Borges, a pouco menos de 10 segundos de Ferreira. Ivo Fernandes foi também o melhor na classe Pro. O 4º classificado da classe Absoluto, o espanhol Jose Cochon Lopez, garantiu a vitória na Elite, a classe principal da Liga Galega Mota de Campo.
Na classe Expert, João Araújo esteve em plano de evidência ao deixar o segundo mais rápido, Nuno Pereira, a 54 segundos. André Mouta terminou na 3ª posição.
Na classe Enduro 1, a cidade de Penafiel tomou conta do pódio. 6 segundos apenas separaram os dois primeiros classificados, Carlos Campos(vencedor) e Hugo Pinto. Na 3ª posição terminou Luís Silva.
A Enduro 2 também teve uma grande luta pela vitória e Nuno Matos bateu Miguel Fernandes por apenas 7 segundos. Atrás destes, terminou Joel Vieira.
Na classe das motos de maior cilindrada, a Enduro 3, Ivo Moura foi o mais forte, deixando Rui Lemos a 14,5 segundos e Emanuel Moreira a 23,4 segundos.
Nos mais novos, a classe Juniores, Paulo Esteves destacou-se dos seus adversários e foi o vencedor, com Rafael Ninocas na 2ª posição e António Gonçalves na 3ª.

Paulo Esteves venceu nos Júniores

Albano Mouta foi o vencedor nos Veteranos, com apenas 9,3 segundos de vantagem sobre o segundo classificado, Nuno Freitas. A 3ª posição ficou para António Faria.
Rita Vieira venceu a classe Senhoras, que também contou com a presença de Vera Dias.

Rita Vieira venceu nas Senhoras

Nas restantes classes da Liga Galega Mota de Campo, Pablo Amado venceu na Open 2T, Benito Garcia na Open 4T, Luís Castineira na Veteranos 2T e Saul Viso na Veteranos 4T. Nos Veteranos Sénior, Juan Agudo foi o grande vencedor.

Sem comentários: