sexta-feira, 30 de maio de 2014

ErzbergRodeo2014 - Video do 1º dia



Amanhã realizam-se as qualificações para a principal prova do evento, a Red Bull Hare Scramble, que será transmitida em directo, no domingo, na seguinte página:

http://www.redbull.com/en/motorsports/offroad/stories/1331654497290/erzbergrodeo-2014-red-bull-hare-scramble-live

CNTT 2014 - Baja Terras de Alcoutim - Guia da Prova

(Aguarde um momento)

Tudo a postos para a Baja Terras de Alcoutim 2014


Os Campeonatos Nacionais de Todo o Terreno voltam ao Algarve, com a realização da Baja Terras de Alcoutim, com a presença de automóveis, motos, quads e buggys, a 31 de maio e 1 de Junho.

Mantendo um esquema prático e funcional, o traçado algarvio colocará à prova a destreza e a estratégias dos concorrentes. É uma baja que reúne diferentes configurações, com zonas de bons pisos, planos e rápidos, intercalando com percursos duros e traçados sinuosos com maior grau de dificuldade. Contando com uma viatura competitiva e fiável.

Nas motos é esperada mais uma reedição do duelo entre Mário Patrão, que chega com mais um título nacional e mantém a aposta na Suzuki RMZ, e António Maio que quer deixar para trás os azares das primeiras provas, onde as quedas afastaram-no de lutar pelas vitórias. Jogando em casa, Ruben Faria e Luís Teixeira são candidatos a um lugar do pódio. Os resultados nas primeiras provas antecipam um duelo entre Sebastian Buhler e Domingos Santos na classe TT1. 

A baja começa com o prólogo no Sábado à tarde, que será percorrido por duas vezes pelos concorrentes com automóveis e buggys/UTV, próximo de Martim Longo. Para domingo está reservado um percurso seletivo, com aproximadamente 300 quilómetros para carros, e 230 quilómetros para o restante pelotão. A competição tem como referências as aldeias do Pereiro e de Martim Longo, decorrendo aqui as partidas, chegadas e zonas de assistência. O Parque de Partida e o Parque Fechado são no Cais do Guadiana, o secretariado e o Gabinete de Imprensa são acolhidos no Centro Náutico em Alcoutim.


Organizada pelo Clube Automóvel do Algarve, a Baja Terras de Alcoutim conta com o patrocínio de Solverde-Casinos do Algarve e o apoio da Câmara Municipal de Alcoutim

Organização

quinta-feira, 29 de maio de 2014

Trèfle Lozérien 2014 - Renet bate Meo

Pela Renet

Pela Renet e Antoine Meo reeditaram na clássica Trèfle Lozérien, a luta de que têm sido protagonistas no mundial de Enduro.

É impressionante o nível que estes dois pilotos atingiram e a sua igualdade de andamento, eles que têm repartido entre si as vitórias na classe E2 e na geral do EWC.

Desta feita, foi o piloto da Husqvarna que levou a melhor no final dos 3 dias de prova, com 36 segundos de vantagem sobre o piloto da KTM.

A edição deste ano, a 28ª, contou com 551 pilotos à partida.

Antoine Meo

Resultados:
(Clique para ampliar)


Videos resumo dos 3 dias:




Cpto Italiano 2014 - Fabriano - Videos das equipas

Cpto Italiano 2014 - Fabriano



1º dia                                   2º dia
(Clique para ampliar)


EWC 2014 - GP do México cancelado

A falta de verbas e algumas divergências entre as entidades envolvidas, levaram ao cancelamento do GP do México, que se iria realizar nos dias 5 e 6 de Julho.

(Clique para ampliar)

quarta-feira, 28 de maio de 2014

BSEC 2014 - Chavenage Farm


Resultados:
 
(Clique para ampliar)

Troféu Yamaha 2014 - Jornada de Eleição


No regresso à pista de Alfarim e para cumprir a sua penúltima prova da temporada 2014 o Troféu YAMAHA proporcionou no passado Domingo aos muitos espectadores que estiveram na pista de areia junto à Lagoa de Albufeira e Sesimbra. Numa tarde agradável mas sem convidar a uma visita ás praias próximas o cenário foi perfeito para uma série de corridas de eleição que escolheram os melhores em Portugal.

Com 1900 metros de perímetro o traçado de Alfarim foi especialmente preparado para acolher com a maior segurança possível os muitos pilotos que mais uma vez encheram as grelhas de partida nas diversas classes em competição. Algumas categorias tinham duas mangas pela frente – acertando o número de pontuações depois de outros terem igualmente realizado duas mangas na prova anterior no Couço – e numa pista rápida e espectacular desde os treinos que ficou claro que esta sería uma prova para recordar.

O momento alto da tarde foi oferecido por dois pilotos de excepção: Ricardo Sousa e João Vale, ambos na classe Oficiais Moto 4, que ao longo dos vinte minutos da sua corrida lutaram de forma implacável e leal pela vitória. Vale começou por liderar depois de saír da ‘pole’ sempre com Sousa a menos de um segundo do escape do seu YAMAHA YFZ 450R. Mas nas dobragens aos pilotos mais lentos, ainda na primeira metade da prova, Vale viu-se ‘tapado’ por um adversário e Sousa aproveitou de forma implacável para assumir o comando. Até ao caír da bandeira de xadrêz João Vale tentou tudo o que estava ao seu alcance para voltar de novo à primeira posição mas Ricardo Sousa mostrou-se superior para segurar a liderança e assinar a sua terceira vitória na época. Uma corrida de cortar a respiração que fechou em alta esta ronda do Troféu YAMAHA.

Nota de destaque igualmente para excelente corrida proporcionada pelos pilotos das classes 450 e Oficiais Moto, com vitórias de Cristiano Fernandes e Miguel Gaboleiro respectivamente, deliciando ambos com a sua condução num piso sempre difícil como é a areia. Fernandes ainda chegou a ameaçar a liderança de Gaboleiro, mas este estava a ‘jogar em casa’ e quis mesmo encantar o seu público com uma condução rápida e eficaz. Igualmente boa corrida aquela que foi assinada pelos pilotos das 250 com a primeira posição a fica nas mãos de Tiago Marques, que assim regressou ao degrau mais alto do pódio na classe.

Na lista de vencedores desta penúltima prova do Troféu YAMAHA 2014 ficaram igualmente os nomes de Afonso Fonseca nos Infantis Moto, Rodrigo Luz nos Iniciados e Martin Ventura nas 85cc, pilotos jovens que continuam a crescer neste Troféu YAMAHA, alguns já com presença também nos campeonatos nacionais e regionais de motocross. Gonçalo Lota e João Amado dividiram as vitórias na categoria Fun Bike / TTR 125, enquanto que Marco Silva foi o vencedor em ambos os duelo entre as Clássicas Enduro, o mesmo conseguindo Manuel Tomé nas Clássicas Cross. Nota também para a vitória de Domingos Silva nos veteranos Moto após um intenso duelo que travou com António Oliveira pelo primeiro lugar.

Entre os concorrentes das quatro rodas venceram igualmente Rodrigo Alves nos Infantis, João Delgado e Eduardo Santos dividiram o sucesso nos Iniciados, com André Bronze a assinar a dupla vitória nos Fun. Nélson Raposo foi o melhor nos 700 e Vitor Santos nos Veteranos, o mesmo conseguindo Bruno Ferreira nos 450.

Sendo esta a penúltima prova do ano foram já aqui encontrados vencedores antecipados em diversas classes, como Cristiano Fernandes nas 450 Moto, invicto desde o início da época; João Amado também revalidou o título por antecipação nas TTR 125; Rodrigo Alves é o vencedor nos Infantis Moto 4; Afonso Fonseca nos Infantis Moto; Rodrigo Luz nos Iniciados Moto; Miguel Gaboleiro nos Oficiais Moto; António Oliveira nos Veteranos Moto e também Martin Ventura entre as YZ 85.

A derradeira prova deste Troféu YAMAHA 2014 realiza-se no próximo dia 15 de Junho em Rio Maior e promete mais uma vez ser uma grande festa como aconteceu no passado ano.



VENCEDORES ALFARIM

Infantis Moto – Afonso Fonseca (4)
Iniciados Moto 1ª e 2ª Manga – Rodrigo Luz (51)
YZ 85 1ª e 2ª Manga – Martim Ventura (84)
Fun Bike/TTR 125 1ª Manga – Gonçalo Lota (759)
Fun Bike/TTR 125 1ª Manga – João Amado (757)
Clássicas Enduro 1ª e 2ª Manga – Marco Silva (806)
Clássicas Cross 1ª e 2ª Manga – Manuel Tomé (858)
250 Moto – Tiago Marques (209)
Veteranos Moto – Domingos Silva (407)
450 Moto – Cristiano Fernandes (322)
Oficiais Moto – Miguel Gaboleiro (102)
Infantis Moto 4 – Rodrigo Alves (21)
Iniciados Moto 4 1ª Manga – João Delgado (62)
Iniciados Moto 4 2ª Manga – Eduardo Santos (64)
Fun Moto 4 1ª e 2ª Manga – André Bronze (183)
700 Moto 4 – Nélson Raposo (747)
Veteranos Moto 4 – Vitor Santos (456)
450 Moto 4 – Bruno Ferreira (615)
Oficiais Moto 4 – Ricardo Sousa (143)


Classificações completas em: www.trofeuyamaha.com

Fotos em alta resolução disponíveis em: https://www.dropbox.com/sh/myy4woef8f0jw0u/6r5YOGCQJF

Hype Communications

quarta-feira, 21 de maio de 2014

Recuperação de Diogo Ventura em Castelo Branco


Uma semana depois de ter estado na terceira prova do campeonato do mundo de enduro em Kalambaka na Grécia Diogo Ventura esteve no passado fim-de-semana em mais uma ronda do campeonato nacional de enduro, desta feita em Castelo Branco.

Num dia bastante quente o piloto de Góis enfrentou juntamente com os restantes 185 pilotos em prova um percurso com cerca de 48 quilómetros que teve que ser percorrido por quatro vezes e no final das quais Diogo Ventura terminou no quarto posto da classificação geral e em terceiro da sua classe.

Aos comandos da Gas Gas oficial o piloto beirão sentiu dificuldades numa das passagens pela especial Extreme, onde perdeu bastante tempo, mas no final conseguiu recuperar pontos perdidos com o abandono na primeira prova do campeonato, estando agora a 11 pontos da segunda posição absoluta no campeonato e nove na sua classe.

‘A segunda passagem pela Extreme condicionou o meu resultado porque perdi algum tempo a conseguir sair de uma posição muito complicada. Foi uma prova dura devido ao calor e ao muito pó, mas contas feitas consegui anular alguma da desvantagem que tinha desde o início do ano, o que me dá alento para as próximas corridas. Tenho agora três semanas de interregno, o que me permite recuperar e treinar com vista ás próximas rondas do mundial.’

A próxima prova do campeonato Nacional de Enduro terá lugar em Valpaços no dia 22 de Junho, marcando a mesma o início da segunda metade da época 2014. Antes disso Diogo Ventura regressa ao mundial da especialidade com as provas da Finlândia e Suécia nas duas semanas anteriores.

Hype Communications

Fábio Pereira em Castelo Branco


(Clique para ampliar)


terça-feira, 20 de maio de 2014

Joaquim Rodrigues Jr. segue invicto no "Nacional" de Enduro


(Clique para ampliar)

Mário Patrão foi segundo no pódio do Enduro de Castelo Branco


(Clique para ampliar)


ISDE 2014 - Lista de países inscritos - Portugal no Troféu Mundial (Séniores)

567 pilotos de todo mundo estarão na Argentina, entre 3 e 8 de Novembro, para disputar os ISDE 2014. Portugal, estará representado no Troféu Mundial, após ter participado nos últimos anos nos Juniores.

Aqui fica a lista de países inscritos e respectivo número de representantes nas diversas classes:

(Clique para ampliar)

ISDE Argentina 2014 - Video de Apresentação

Os ISDE 2014 terão lugar na Argentina entre os dias 3 e 8 de Novembro. Aqui fica o video de apresentação deste grande evento:


Team ORT em Castelo Branco


(Clique para ampliar)


Fausto Mota cumpriu em Castelo Branco


(Clique para ampliar)


Ivo Pinto esteve em destaque em Castelo Branco


(Clique para ampliar)

Foto: LP Norte

segunda-feira, 19 de maio de 2014

Fausto Frade sai lesionado de Castelo Branco


A prova, organizada pela Escuderia de Castelo Branco no passado dia 18 de Maio, não correu bem ao piloto trancosense que terminou o dia fisicamente debilitado.

Num dia bastante exigente para todos os pilotos, devido ao calor e ao pó, Fausto Frade afirmou não se ter sentido bem fisicamente ao longo das 7 horas da prova. Além da dureza do percurso, o piloto sofreu uma queda na terceira passagem na extreme deixando-o ainda mais agastado durante o resto da competição, que terminou já em algum sofrimento.

Fausto Frade termina a corrida lesionado, mas felicita a organização pela “excelente preparação deste enduro”, com 48 km de percurso e que contou com a participação de mais de 180 pilotos.

Agora a reabilitar da lesão sofrida e da qual ainda não se conhece a gravidade, Fausto Frade está já de olhos postos na próxima prova em Valpaços.

Comunicado Fausto Frade

CNE 2014 - Castelo Branco - Videos Onboard

domingo, 18 de maio de 2014

CNE 2014 - Castelo Branco - Luís Correia consolida liderança


A prova organizada pela Escuderia de Castelo Branco reuniu 186 enduristas, num dia de muito calor a tornar fisicamente mais desgastante a tarefa dos pilotos, assim como o pó que se fez sentir, num percurso com 48 Km a ser cumprido pelas classes principais em quatro voltas consecutivas.

Luís Correia assumiu o comando da prova desde o primeiro troço, tendo sido o mais rápido em oito das onze passagens por “especiais” cronometradas, para terminar com quase um minuto de vantagem sobre o 2.º colocado, o espanhol Lorenzo Santolino.

Entretanto, Gonçalo Reis perdeu o 3.º lugar ao ser desclassificado, por ter recebido ajuda externa e andar em sentido contrário ao percurso, isto na sequência de se ter debatido com problemas na moto, que ia abaixo.

Joaquim Rodrigues levou a melhor em todas as “especiais” na Elite 1, conquistando uma vitória folgada, com quase três minutos sobre Mário Patrão. Além disso, Rodrigues foi 3.º absoluto, diante de Diogo Ventura e Patrão, e continua invicto na tabela de pontos da sua classe, ocupando também o 3.º posto no Campeonato absoluto.

Na classe Open 1, o vencedor das provas anteriores, Jorge Leite, desta vez conheceu problemas mecânicos, após ter ficado preso num ribeiro, e acabou por exceder o limite de penalização admitido. Na classificação houve muitas movimentações – basta dizer que seis pilotos diferentes inscreveram o nome no lote dos ganhadores das “especiais” – mas João Vivas conseguiu ascender ao comando ainda durante a segunda volta. Porém, averbou 4 minutos de penalização, e por isso acabou classificado no 9.º posto. O vencedor foi assim Tiago Caetano, com pouco mais de meio-minuto sobre Pedro Oliveira e João Hortega, ficando Carlos Pedrosa no 4.º lugar.

Na Open 2 a luta durou até à derradeira “especial”. Isto porque Filipe Sampaio estava na frente quando cedeu 15 segundos no penúltimo troço. Então, ficou no comando Ivo Pinto, mas este também perdeu 13,8s na última classificativa, o que permitiu a Sampaio sair vitorioso – ele que também permanece invicto no Campeonato – com 2,5s sobre Diogo Valença e 6,6 para Ivo Pinto.

Quanto aos Troféus, na classe Verdes 1 João Lourenço deixou Fábio Gil a 45,6s, e em Verdes 2 Nuno Filipe Pereira impôs-se a Alexandre Guia por escassos sete décimos de segundo. Nos Veteranos, António Oliveira continua a somar vitórias, desta vez com 18,3s de vantagem sobre o 2.º colocado, Carlos Pinho. Nos Super Veteranos ganhou Paulo Viana, com 25,4s sobre João Saraiva. Nas Senhoras, Rita Vieira deixou Flávia Rolo a 1m07s, e entre os jovens do Enduro Cup André Martins levou a melhor, com 25,2s sobre João Amado.

O “Nacional” de Enduro terá a próxima ronda no dia 22 de Junho, em Valpaços, que pela primeira vez será cenário de uma prova deste Campeonato. 

(Clique para ampliar)


Texto e tabelas: FMP
Foto: Arquivo/A2 Comunicação

Paulo Gonçalves ausente do "Mundial" no Egipto por razões de segurança


 (Clique para ampliar)


CNE 2014 - Castelo Branco - Tempos Online



quinta-feira, 15 de maio de 2014

Ivo Pinto lidera Troféu Luso Galaico na classe Expert


(Clique para ampliar)


EWC 2014 - Correia e Ventura seguem no quinto lugar


A prova grega disputou-se em Kalambaka, em quatro voltas a um percurso com cerca de 50 Km, onde Luís Correia imprimiu bom ritmo no primeiro dia. Na classe E3 foi o mais rápido em três “especiais”, e perdeu a hipótese de ir ao pódio com uma queda já na última volta, quando estava a 2 segundos do 3.º colocado. “Terminar em quarto lugar é muito bom, tendo em conta que estamos numa classe extremamente competitiva e onde é necessário arriscar para tentar conseguir o melhor resultado, já que as diferenças são sempre mínimas.”

No segundo dia, o ribatejano voltou a registar contratempos numa “especial”, onde perdeu meio-minuto para os mais rápidos, e baixou na tabela para o 5.º posto. Aliás, é nessa posição que Correia surge agora no Campeonato.

Quanto a Diogo Ventura, começou por ser 11.º na classe Júnior, muito em consequência de três quedas no activo. No Domingo melhorou o rendimento e conseguiu ser 9.º classificado. “Depois de um primeiro dia tão mau, perdi o ritmo nas especiais para este segundo dia e nunca consegui encontrar mesmo o meu ritmo,” admitiu Ventura. “Os tempos não saíram e cometi alguns erros que me deixaram ainda mais desconcentrado e desconfortável. Foi um fim-de-semana complicado mas estou satisfeito com a minha aprendizagem, pois estou a fazer o meu primeiro “Mundial” e a ganhar muita experiência.”


Ainda assim, Diogo Ventura mantém o 5.º lugar no Campeonato, cuja próxima jornada terá lugar na Finlândia, a 7 e 8 de Junho.

Texto: FMP
Fotos: A2Comunicação e Hype Communications

quarta-feira, 14 de maio de 2014

CNE 2014 - Nos trilhos de Castelo Branco



Após a bem sucedida experiência pioneira do ano passado, a Escuderia de Castelo Branco mantém a sua aposta no Enduro, com a segunda edição da prova a ter base no complexo do Centro Comercial Alegro – local de secretariado, verificações, parque fechado e zona de assistência.

No Domingo a partir das 10h, as classes principais enfrentam quatro voltas a um percurso com 48 Km, e três “especiais” por volta. A “Cross Test” (4 Km) situa-se na Quinta da Talagueira, próximo do “Alegro”. A “Enduro Test” tem dimensão semelhante e fica perto da anterior, junto à Escola Superior de Saúde Dr. Lopes Dias. Já a “Extreme”, com 800 metros, encontra-se na Quinta do Barrocal.

Esta será o quarto de oito dias pontuáveis para o Campeonato, no qual Luís Correia e Gonçalo Reis estão separados apenas por 3 pontos, seja na tabela absoluta ou da Elite 2. Já nas classes Elite 1, Open 1 e 2 existem comandantes ainda invictos, respectivamente Joaquim Rodrigues, Jorge Leite e Filipe Sampaio, pelo que a concorrência terá de aplicar-se para tentar bater os favoritos.

Entretanto, no Sábado realiza-se a prova do Troféu Vintage (Motos Clássicas), com início às 13h00 e três voltas a um percurso com 16,9 Km de extensão, incluindo duas “especiais”: a de Enduro (3,5 Km) junto à Escola Superior de Saúde, e a de Aceleração na zona industrial, cerca da Centralbat.



FMP

Hard Enduro Piatra Neamt - Video de Apresentação

No próximo mês de Junho realiza-se a Hard Enduro Piatra Neamt, na Roménia.
Esta prova, que será a segunda do recém criado FIM Extreme Enduro Cup, terá a duração de 3 dias (20, 21 e 22) e conta com David Knight e Graham Jarvis como principais candidatos à vitória.

segunda-feira, 12 de maio de 2014

Troféu Luso Galaico 2014 - Vilar de Mouros - Fotos 1


Troféu Luso Galaico 2014 - Vilar de Mouros - Resultados




Diogo Ventura entre os dez melhores


Após a 11ª posição no primeiro dia da terceira prova do campeonato do mundo de enduro realizada este fim-de-semana em Kalambaka na Grécia, Diogo Ventura fechou a jornada no sopé das montanhas de Meteora entre os dez melhores ao fechar o segundo dia na nona posição.


Após um primeiro dia marcado por quedas na ronda de despedida o piloto de Góis sentiu dificuldades em encontrar novamente o seu ritmo nas especiais face aos pilotos da frente e mesmo subindo dois lugares na classificação final o resultado não foi o esperado pelo recruta da Gas Gas, conseguinto em três das doze especiais estar entre os dez melhores, numa delas mostrando mesmo o seu real valor ao ser o quarto mais rápido, naquela que foi a melhor especial do fim-de-semana.

‘Depois de um primeiro dia tão mau perdi o ritmo nas especiais para este segundo dia e nunca consegui encontrar mesmo o meu ritmo. Os tempos não saíram e cometi alguns erros que me deixaram ainda mais desconcentrado e desconfortável. Foi um fim-de-semana complicado mas estou satisfeito com a minha aprendizagem pois estou a fazer o meu primeiro mundial e a ganhar muita experiência. A equipa esteve comigo todo o fim-de-semana e isso ajudou bastante.’

Com este resultado menos positivo o piloto beirão manteve a quinta posição do campeonato, agora com 17 pontos de desvantagem para o quarto classificado, perfeitamente recuperáveis num campeonato que ainda não atingiu o final da sua primeira metade. A próxima ronda do mundial irá levar Diogo Ventura à Finlândia, nos dias 7 e 8 de Junho, prova onde o piloto da Gas Gas tentará novamente regressar aos lugares cimeiros da classe e lutar pela recuperação pontual no campeonato.


Hype Communications