sexta-feira, 22 de maio de 2015

CNE2015 - Enduristas na Figueira da Foz


A história do Enduro da Figueira da Foz remonta a 1979, com a célebre edição pioneira cancelada no próprio dia. Depois disso, a Figueira já recebeu 22 provas pontuáveis para Campeonatos Nacionais (das quais quatro no tempo da antiga federação), um par válido para o “Mundial” e “Europeu”, sem esquecer os famosos ISDE 2009, e ainda algumas edições extra-Campeonato.

Desta vez, em finais de Maio o calor já torna mais apelativo o ambiente veraneante característico da Figueira, emoldurada pelo oceano. Aliás, os pilotos vão mesmo à praia da Claridade, onde será traçado o “Enduro Test” (6 Km), que decerto proporcionará animado espectáculo na areia.

Já o “Cross Test” (3,2 Km) situa-se na Várzea e a “Extreme” (600 metros) no Cabo Mondego, junto à portaria da Cimpor. Três troços cronometrados que o pelotão irá enfrentar quatro vezes cada, incluídos num trajecto com cerca de 44 Km, percorrido em três voltas e meia pelas classes principais. O Pavilhão Multiusos na Avenida de Espanha acolhe o “paddock” e secretariado da prova. 

Em termos competitivos, é aguardado com natural expectativa o previsível duelo entre Luís Oliveira e Diogo Ventura, separados apenas por 3 pontos na categoria Elite. Em detalhe, Oliveira começou melhor a época com duas vitórias, mas na prova mais recente Diogo Ventura conquistou o seu primeiro triunfo absoluto. Portanto, espera-se um confronto muito equilibrado e sem prognóstico, no qual se podem imiscuir outros pilotos de topo.

Nas classes 1 e 2 aqueles pilotos são naturalmente os actuais comandantes: Oliveira com 8 pontos de vantagem sobre Joaquim Rodrigues, Ventura com mais 10 que Gonçalo Reis. Quanto à classe Open, o confronto segue muito aberto, com Diogo Vieira na frente, mas João Vivas (veremos se poderá reaparecer após lesão) está a 1 ponto, João Lourenço e David Megre a 6 pontos e Diogo Valença a 7 do guia da tabela classificativa.

Sob a batuta do Moto Clube da Figueira da Foz, a jornada de Domingo constitui mais uma etapa a não perder neste entusiasmante Campeonato Nacional de Enduro.


(Clique para ampliar)

 XT                          ET                          CT
(Clique para ampliar)

Texto: FMP
Esquema e mapas: Organização

Sem comentários: