segunda-feira, 4 de maio de 2015

João Ribeiro foi o melhor no Enduro Vales Longos


João Ribeiro foi o vencedor do Enduro Vales Longos, 4ª etapa do Troféu Luso Galaico Mota de Monte 2015, marcada pelo mau tempo e terreno que se tornou bastante exigente.
Com 4 vitórias em especiais das nove possíveis, Ribeiro venceu a Geral com 21,7 segundos de vantagem sobre Fernando Ferreira (3 vitórias em especiais). Na terceira posição terminou Nuno Pereira, o vencedor da classe Expert.

João Ribeiro

Os dois primeiros da classificação geral, ocuparam evidentemente os dois lugares cimeiros na classe Pro. Na terceira posição terminou Adelino Sousa que, apesar da diferença para o vencedor ultrapassar os 2 minutos, esteve sempre na luta pela vitória, tendo perdido tempo com alguns percalços que ditaram a diferença final. Venceu uma especial.

Tal como na Pro, na classe Expert, os pilotos também cumpriam 3 voltas ao percurso.
Nuno Pereira ditou a sua lei e brindou o segundo classificado, André Mouta, com 54,6 segundos. Bruno Freitas terminou na 3ª posição, a 1 minuto e 43 segundos do vencedor.

Depois de ter falhado a pontuação em Belazaima do Chão, Norberto Teixeira mostrou novamente que é o piloto a bater na Enduro 1, tendo inclusive vencido a primeira especial do dia à Geral. Aos comandos de uma Yamaha, venceu destacado com 1 minuto e 5 segundos de vantagem sobre Carlos Skinas. Luís Silva terminou na 3ª posição, enquanto que o líder do troféu, Pedro Silva, foi 4º classificado.

Uma das classes mais emocionantes tem sido a Enduro 2 e, mais uma vez, as expectativas confirmaram-se, com Tiago Ferreira e Márcio Barbosa a distribuírem entre si as vitórias em especiais (4 para Ferreira e 2 para Barbosa) terminando o Enduro Vales Longos separados por 12,5 segundos, com vantagem para Ferreira. Miguel Fernandes terminou no 3º lugar a mais de 1 minuto do vencedor.
Aproveitando o facto de Gerardo Sampaio, o líder do troféu até esta prova, não ter pontuado, Márcio Barbosa assume agora a primeira posição na tabela classificativa do troféu, com apenas um ponto de vantagem sobre Tiago Ferreira. 

Depois de 19 minutos de especiais, foram uns escassos 8 décimos de segundo que separaram os dois primeiros da Enduro 3 no final da prova. João Moura foi o vencedor, com Nicolas Azevedo colado na segunda posição. O líder do troféu, Luís Oliveira, terminou no lugar mais baixo do pódio, mas já a mais de 1 minuto dos dois primeiros. No entanto conquistou pontos importantes para manter o primeiro lugar no troféu.

Nos Júniores, dois pilotos estão a dar nas vistas e são eles Gerson Pinto e Paulo Esteves. O primeiro venceu com 46,7 segundos de vantagem sobre o segundo e deixou o 3º classificado, Carlos André, a mais de 8 minutos. Gerson Pinto marcou diversos tempos de destaque em especiais, tendo inclusive registado o 9º melhor tempo à Geral logo na especial de abertura da prova.

Nos Veteranos, António Faria venceu com 1 minuto e 13 segundos de vantagem sobre o líder do Troféu, Carlos Gouveia. Carlos Fernando, terminou na 3ª posição a menos de 2 segundos de Gouveia.

Paulo Moreno mantém-se invicto nos Veteranos Seniores e desta feita venceu com apenas 2,7 segundos de vantagem sobre Ildefonso Simões. Na terceira posição terminou Luís Oliveira, a pouco menos de 2 minutos do vencedor.

Na Promoção, Vitor Queirós deixou o segundo classificado, António Ferreira, a 1 minuto e 57 segundos. No 3º posto terminou Ivo Cardoso.

Senhoras marcaram presença na classe e a vencedora foi Vera Nogueira. A líder do troféu, Sofia Porfírio, bem como Vânia Vieira e Rosário Tavares, não concluíram a prova.

Vera Nogueira

Dentro de sensivelmente um mês, cabe a Celorico de Basto receber a 5ª prova do Troféu Luso Galaico Mota de Monte, no dia 7 de Junho.

Fotos: PM-Images e One Shot Foto

Sem comentários: