sexta-feira, 17 de junho de 2016

Porto. Extreme XL Lagares - Extreme Enduro no Norte de Portugal


Já na sua 12ª edição a Porto Extreme XL Lagares leva este fim-de-semana até ao Norte de Portugal alguns dos melhores pilotos do mundo de Extreme Enduro até às margens do Douro para um evento que mais uma vez se prevê espectacular e muito competitivo e onde ao lado dos melhores pilotos da especialidade estarão igualmente alguns pilotos lusos apostados em discutir as melhores posições num evento que se prevê bastante duro e exigente do ponto de vista físico, técnico e mecânico, como é hábito nas organizações a cargo da Melícias Team, que mais uma vez trás inovações ao formato de uma das mais importantes provas da especialidade em todo o planeta.

Com três dias de duração a prova começará com um dos seus momentos mais espectaculares e desejados, o prólogo, que mais uma vez foi desenhado na Ribeira do Porto e irá levar os pilotos a percorrer verdadeiros 'postais' da cidade junto ao Douro que novamente abre as suas 'portas' a uma modalidade bem espectacular num arranque de prova que deverá levar muitos milhares de espectadores à bonita Ribeira do Porto entre as 17 e as 22 horas desta sexta-feira (17 de Junho).

O parque fechado para as motos, antes do arranque oficial da corrida, será em frente à Câmara Municipal do Porto, na Avenida dos Aliados (junto do secretariado). 

Na segunda fase da competição - no Sábado dia 18 de Junho - será realizado um troço com cerca de 30 quilómetros em percurso tipo 'Cross Country' entre Gondomar e Valongo.  No final da etapa o Paddock será na  Avª do Conhecimento, Cidade de Valongo. Ainda no mesmo dia realiza-se a especial nocturna, que terá aproximadamente 20 quilómetros e ligará a cidade de Valongo á vila da Sobreira na Cidade de Paredes.  

No Domingo será servido mais um 'prato forte' desta Porto Extreme XL Lagares com a realização da corrida principal num percurso com cerca de 25 quilómetros que os pilotos da categoria maior terão que percorrer por duas vezes e as restantes classes farão apenas uma volta. Um percurso que estará de acordo com os pergaminhos da prova e promete ser bastante exigente e espectacular e para o qual os pilotos terão um tempo máximo de seis horas para que o possam completar.

Pelotão de estrelas
Entre os pilotos confirmados na prova portuguesa estão nomes importante da especialidade na actualidade, como Alfredo Gomez, um dos melhores do mundo neste exigente tipo de prova, bem como Mario Roman, sem esquecer Wade Young, o jovem sul-africano que no início do ano venceu uma das clássicas da especialidade em Itália.

Ao lado destes e entre os 15 confirmados na classe PRO estarão três portugueses: Manuel Moura, Diogo Vieira e Fernando Sousa Jr. um trio de pilotos com experiência que irá tentar ser protagonistas num evento onde Diogo Vieira poderá apelar a toda a sua pilotagem e experiência no trial para poder brilhar ao lado dos mais enduristas Moura e Sousa Jr.

Na classe Expert, que terá 18 pilotos em prova estarão mais quatro pilotos portugueses, com bastante representantes lusos a marcarem presença entre os 26 da classe XL - que competem em equipas de dois pilotos com duas motos - e muitos mais entre os 53 da classe Hobby.

No total serão 112 os pilotos a alinhar na prova, que mais uma vez promete ser um evento único e especial no panorama do Extreme Enduro a nível mundial.

PROGRAMA 
17/06/2016
09h00 às 15h30 - Secretariado da Prova e Verificações documentais
17/06/2016
17h00 às 22h00 – Prólogo
18/06/2016
14h00 - Partida Gondomar/Valongo
18/06/2016
20h00 às 22h00 - Partida Especial Nocturna Valongo/Paredes
19/06/2016
11h00 – Partida para corrida principal
19/06/2016
18h30 - Entrega de prémios

FMP

Sem comentários: