terça-feira, 25 de outubro de 2016

30ª Baja Portalegre 500 com mais de 440 inscritos entre motos e carros


A edição de 2016 da Baja Portalegre 500 promete emoções fortes. No total são mais de 440 os inscritos na mítica alentejana.

Portalegre prepara-se para ser, uma vez mais, invadida de carros, motos, pilotos e muitos milhares de apaixonados pelo todo-o-terreno. A 30ª edição da Baja Portalegre 500 volta a pontuar para a Taça do Mundo Autos da FIA e para os mais importantes campeonatos das várias modalidades em Portugal. Nos automóveis, só a competição internacional está decidida. Tudo o resto se definirá nas técnicas e rápidas pistas do Alto Alentejo escolhidas pelo Automóvel Club de Portugal. 

A animação começa a partir de meio desta semana, com as equipas a chegarem a Portalegre. Na quinta-feira já há verificações administrativas e técnicas, mas é ao final do dia que acontece o primeiro grande momento. Pela primeira vez, em mais de 15 anos, a Baja regressa ao centro da cidade para a cerimónia de partida, que terá início às 19h00. São cerca de quatro horas em que os concorrentes de todas as categorias são apresentados.

Na sexta-feira, dia 28, a competição começa logo pela manhã, com realização do Prólogo, nas Coutadas (Portalegre), como em edições anteriores. A ação tem início bem cedo. Os primeiros pilotos das motos arrancam para a pista às 8 horas e dos carros às 10h30. Durante a tarde, depois de um reagrupamento na cidade de Ponte de Sôr, as equipas cumprem o SS2. São mais de 80 quilómetros que já resultarão em diferenças na classificação.

No sábado, dia 29, há competição, mais uma vez, ao longo de todo o dia. Nos automóveis, os concorrentes têm dois sectores pela frente. O primeiro começa às 8h00, em Alter do Chão, estando o segundo previsto para as 13h30, na vila do Crato. Nas Motos, Quads e UTV-Buggy, há apenas um SS para disputar, com arranque agendado para as 10h30, também no Crato.

Esperam-se, como é hábito, muitos milhares de pessoas que apoiam todas as equipas ao longo dos cerca de 500 quilómetros de pista. Estão, por isso, reunidos todos os ingredientes para o que promete ser uma grande e especial edição dos 30 anos da Baja Portalegre 500.

Organização

Sem comentários: