quinta-feira, 8 de dezembro de 2016

TLG 2016 - Pontevedra vence Enduro das Regiões

Carlos Moreiras venceu a Geral, a classe Pro e ainda conquistou a vitória nas cidades por Pontevedra

Penafiel voltou a receber o Enduro das Regiões, prova que encerra a temporada do Troféu Luso Galaico Mota de Monte. O 2º Enduro Sentir Penafiel foi palco de todas as decisões nas diversas classes (excepto Enduro 2), para além da competição por cidades, entre Portugal e Galiza, como já é apanágio desta prova.

Começando pelas cidades, Pontevedra sucedeu a Marco de Canaveses (vencedora em 2015) e conquistou a vitória com um tempo total de 27:33.07, resultado do somatório dos registos de Juan Rodiño, Carlos Moreiras e José Cochon.
Na segunda posição, a 48.09 segundos, terminou a anfitriã do evento. Carlos Skinas, Gerson Pinto e Nuno Matos foram os pilotos mais rápidos de Penafiel que contribuíram para o resultado final.
No terceiro posto, a 41.03 de Penafiel, ficou Braga, com João Vieira, Nuno Freitas e João Pimenta a serem os seus melhores representantes.

Pódio das cidades com Pontevedra, Penafiel e Braga

Em termos de classes, o pontevedrino Carlos Moreiras apareceu, viu e venceu. Juntou à vitória na Geral, a vitória na classe Pro, com apenas 6.7 segundos de vantagem sobre Fernando Ferreira. No lugar mais baixo do pódio terminou Juan Rodiño, a 14.61 segundos do vencedor. André Mouta foi quarto classificado, resultado suficiente para vencer o troféu, juntando assim este título ao alcançado no campeonato nacional de enduro, classe Open.

André Mouta - Vencedor do TLG 2016 | Classe Pro

Classificação final (Clique para ampliar)

Menos de 4 segundos separaram José Cochon de Gerson Pinto, com o galego a levar a melhor sobre o português, vencendo assim a classe Expert.

José Cochon

Gerson tinha como missão evitar que o título da classe fosse entregue a Pedro Durães. Tarefa que se revelava muito difícil à partida, pois eram 16 os pontos que separavam os dois pilotos. Com o quarto posto final, Durães garantiu a conquista do troféu. Márcio Barbosa foi o terceiro classificado nesta prova.

Pedro Durães - Vencedor do TLG 2016 | Classe Expert


Classificação final (Clique para ampliar)

Na Enduro 1, Hugo Pinto levou a melhor sobre Miguel Fernandes, batendo o piloto da Póvoa do Varzim por 23.25 segundos.

Hugo Pinto

No entanto, este resultado foi mais do que suficiente para Fernandes conquistar o troféu. Marcelo Vieira terminou na terceira posição, a 33.17 segundos do vencedor.

Miguel Fernandes - Vencedor do TLG 2016 | Classe Enduro 1

Classificação final (Clique para ampliar)

Carlos Skinas, foi a Penafiel competir pela sua cidade e confirmar o título na classe Enduro 2, já alcançado na jornada anterior. Não deixou os créditos por mãos alheias e conquistou mais uma vitória, sendo assim o único piloto no troféu a vencer todas as provas em 2016. No 2º Enduro Sentir Penafiel, a diferença de 1 minuto e 12 segundos para o 2º classificado, Tiago Oliveira, mostra que o piloto está efectivamente acima da concorrência, facto comprovado também pelos registos nas especiais onde esteve sempre no top ten da Geral. O terceiro lugar desta prova ficou nas mãos de João Pimenta, a 10.71 de Tiago Oliveira.

Carlos Skinas - Vencedor do TLG 2016 | Classe Enduro 2


Classificação final (Clique para ampliar)

Apenas 20 segundos separaram os 4 primeiros classificados da classe Enduro 3. Luís Vasconcelos levou a melhor sobre os seus adversários, vencendo com 15 segundos de vantagem sobre Miguel Santos e 16 sobre Marcos Ferreira.

Luís Vasconcelos

Na quarta posição terminou Leonel Mendes, resultado que lhe permitiu conquistar a vitória no troféu, pautado por rapidez e regularidade, com o piloto a ocupar sempre um dos dois primeiros lugares do pódio nas provas anteriores.

Leonel Mendes - Vencedor do TLG 2016 | Classe Enduro 3

Classificação final (Clique para ampliar)

Nos Juniores, Diogo Parente conquistou a terceira vitóra consecutiva (quarta da temporada) e assim garantiu o título na classe. A 1:13.26 ficou o seu principal adversário em 2016, Luís Gonçalves. No lugar mais baixo do pódio, terminou Pablo Varela.

Diogo Parente - Vencedor do TLG 2016 | Classe Juniores

Classificação final (Clique para ampliar)

Depois da vitória no X-Country de Baltar, Nuno Freitas foi a Penafiel ocupar novamente o lugar mais alto do pódio nos Veteranos.

Nuno Freitas

António Faria ficou na segunda posição a 40.24 e em terceiro, Albano Mouta, que assim conquistou o troféu.

Albano Mouta - Vencedor do TLG 2016 | Classe Veteranos

Classificação final (Clique para ampliar)

Nos Veteranos Seniores, Aníbal Soares confirmou ser o piloto mais forte da classe e com mais uma vitória (a quinta da temporada) garantiu a conquista do título. José Rodrigues terminou na segunda posição, com cerca de 28 segundos de vantagem sobre Luís Oliveira.


Aníbal Soares - Vencedor do TLG 2016 | Classe Veteranos Seniores

Classificação final (Clique para ampliar)

Na Promoção, apenas 7 pontos separavam os dois primeiros classificados à partida para a última prova da temporada, Ivo Cardoso e Carlos Ferreira. Ao terminar na terceira posição mas à frente de Carlos Ferreira, Ivo Cardoso garantiu a vitória no troféu.

Filipe Vaz

Esta última jornada conheceu um estreante em vitórias no troféu, Filipe Vaz. Na segunda posição e a apenas 12.70 segundos, terminou Nelson Nunes.

Ivo Cardoso - Vencedor do TLG 2016 | Classe Promoção

Classificação final (Clique para ampliar)

Sónia Cancela chegou a Penafiel na liderança do troféu nas Senhoras e o terceiro lugar conquistado foi suficiente para garantir o título. Vera Dias venceu a prova, com Natália Soares a ocupar a segunda posição.

Vera Dias

Sónia Cancela - Vencedora do TLG 2016 | Classe Senhoras



E foi com chave de ouro que se encerrou mais uma temporada do Troféu Luso Galaico Mota de Monte e já se trabalha para 2017, com a primeira prova agendada para o dia 22 de Janeiro, em Gondomar. Até lá!


Todos os resultados em: www.meliciasteam.com

Fotos: PM-Images e One Shot Foto

Sem comentários: