Últimas notícias

CNE 2010 - Messines - Felícia vence ronda sulista

Paulo Felícia sagrou-se hoje vencedor da primeira prova do Nacional de Enduro realizada em Messines. Aos comandos da Yamaha WR da da equipa minhota da CRN/Motofundador o piloto transmontano fez a diferença e garantiu a vitória naquela que foi a segunda vez que o Nacional de Enduro visitou o Algarve – a primeira tinha sido em 1988 – e a primeira em que os trilhos da Serra de Silves acolheram os especialistas da modalidade.
A prova começou em ambiente de festa com a realização de uma especial nocturna com dois quilómetros de extensão traçada no Parque de Feiras de Messines. Com apenas seis pilotos entre a categoria principal o melhor foi o líder do campeonato, Gonçalo Reis, que se impôs a Mário Patrão e Paulo Felícia, ao qual conquistou seis segundos e meio que poderia gerir no dia seguinte, onde todo o pelotão teve que enfrentar o percurso de 52 quilómetros por quatro vezes, Elite e Nacional, e três vezes para os pilotos das restantes classes (Verdes, Veteranos e Promoção).
Gonçalo Reis não começou nada bem o primeiro dia e ao ser o sexto classificado a mais de 20 segundos de Diogo Ventura, o vencedor da especial de abertura, colocou-se em posição difícil e desceu para a quinta posição de uma classificação que passou a ser liderada por Mário Patrão, na frente de Ventura, Felícia e Gonçalo Bandeira.
Até ao final do dia o equilíbrio foi uma constante e sempre com Mário Patrão na liderança até à entrada na derradeira especial, a 12ª do dia, foi o quarteto composto por Gonçalo Reis, Paulo Felícia, Mário Patrão e Diogo Ventura a dividir as vitórias na especiais. A última foi uma Extreme e aí foi Felícia quem fez a diferença ao conquistar a quarta especial do dia, com sabor especial porque lhe permitiu igualmente assumir o primeiro lugar final na prova por troca com Mário Patrão após ter ganho pouco mais de cinco segundos ao beirão, o que lhe valeu a vitória por magros dois segundos. Gonçalo Reis fechou o pódio a 16 segundos de Felícia, com Diogo Ventura a ser o quarto na frente do ‘crossista’ Henrique Venda que veio animar ainda mais o regresso do enduro ao Algarve. Felícia e Gonçalo Reis venceram as suas classes entre os pilotos da Elite, mas na classificação geral o piloto da Yamaha está agora mais perto de Reis, pois reduziu para metade a dezena de pontos que tinha de atraso à chegada a Messines.
Na categoria Nacional venceu Luís Oliveira, que tal como Reis e Felícia manteve a invencibilidade na classe, tendo sido ainda vencedores Luís Santos na Verdes I, João Silva na Verdes II, Mané Teixeira nos Veteranos e Tiago Martins na Promoção.
Depois da ronda algarvia o campeonato ruma de novo a Norte onde nos próximos dias 5 e 6 de Junho a caravana regressa a Vale de Cambra, considerada como a ‘Suiça’ de Portugal e que por norma proporciona sempre corridas de muito bom nível, tanto a nível nacional como mundial.

Hype Communications
Foto: Aroa Bouzo Filgueras (Arquivo)

Sem comentários