quinta-feira, 3 de outubro de 2013

Portugal perde Ventura e baixa um lugar


Embora em cada dia apenas sejam retidos para a classificação colectiva do Troféu Júnior os três melhores resultados individuais, a desistência de Diogo Ventura é muito significativa, por ser um dos mais rápidos pilotos lusitanos. 
Assim, a partir daqui Portugal deixa de poder descontar o pior resultado para defender o 8.º lugar, ameaçado pela Rep. Checa, que está a 1m07s e também já perdeu um elemento. 

Os problemas mecânicos ditaram o abandono de Ventura já na ponta final da etapa, após o piloto de Góis ter cumprido cinco das seis “especiais” entre os sete mais rápidos da categoria Júnior. “Estou literalmente desolado,” confessou Diogo. “Nunca me tinha sentido tão bem numa edição dos Seis Dias e as coisas estavam a correr da melhor forma. No entanto estou de consciência tranquila, pois sei que dei o meu máximo por Portugal.” 

Em bom plano segue Luís Oliveira, 12.º Júnior neste dia e 11.º na classe E1, na qual continua a encerrar o “top 10” no acumulado da prova. “O percurso era acessível e as especiais muito boas, no entanto não consegui andar rápido. Tenho sentido algumas dores mas quero mesmo acabar,” declarou Oliveira. 

Apesar de algumas pequenas quedas, Jorge Leite continua a evoluir na sua estreia nos ISDE. Nesta tirada ficou em 40.º entre os Juniores, 36.º da E1, e nesta classe ocupa agora o 33.º posto após quatro dias de prova. 

Quanto a José Manuel Borges, num controle mais apertado sofreu 2 minutos de penalização, o que explica o 48.º lugar do dia nos Juniores.“O cansaço acumulado começa a sentir-se cada vez mais e o mínimo erro paga-se caro. Tentei ser constante mas a penalização desconcentrou-me,” reconheceu Borges, agora 40.º na classe E1. 

Amanhã disputa-se o penúltimo dia destes ISDE, a decorrer em Olbia, na Sardenha, com os pilotos a enfrentarem o mesmo percurso de hoje, na extensão de 219 Km. Em termos globais, a França está cada vez mais destacada na liderança do Troféu Mundial, e também dilatou o avanço sobre a Itália no Troféu Júnior. 

Troféu Júnior – Classificação: 1.º França, 10h14m27,44s; 2.º Itália, a 3.13,37; 3.º Grã-Bretanha, a 6.10,90; 4.º Estados Unidos, a 12.06,12; 5.º Austrália, a 14.57,76; 6.º Suécia, a 15.54,52; 7.º Chile, a 26.20,00; 8.º Portugal, a 29.14,53; etc.

FMP

Sem comentários: