terça-feira, 1 de outubro de 2013

ISDE 2013 - 2º dia - Portugal segue a meio da tabela


A selecção portuguesa de Enduro ocupa um lugar a meio da tabela no Troféu Júnior dos “International Six Days Enduro”, a decorrer em Olbia, na Sardenha. Na verdade, após o segundo dia de prova a formação lusitana surge no 7.º lugar, entre 15 selecções participantes naquela categoria. 

Neste segundo dia de prova, o extenso pelotão concorrente aos ISDE percorreu o mesmo percurso de 231 Km já utilizado na véspera, naturalmente bastante mais degradado pelas sucessivas passagens de seis centenas de pilotos, e muito poeirento. 

Diogo Ventura e Luís Oliveira continuam em bom plano, pois hoje ambos conseguiram ficar no “top 10” da categoria Júnior – Ventura no 6.º posto e Oliveira em 9.º - dois degraus acima do que tinham alcançado no primeiro dia. 

“Apesar do estado das especiais, consegui boas linhas e subir na classificação,” declarou Ventura. “Em termos de equipa baixamos um pouco mas ainda há muita corrida pela frente”. Por sua vez, Oliveira considera que “hoje já consegui encontrar algum ritmo e apesar de sentir que ainda consigo mais, estou satisfeito. Amanhã, com a inserção de uma nova especial, vou atacar!” Os dois pilotos encontram-se igualmente bem posicionados nas respectivas classes, pois Oliveira é 10.º colocado na E1 e Ventura o 13.º na E2.

José Manuel Borges esteve hoje mais confiante e regular na acção, sendo 44.º entre os Juniores, e ocupa agora a 40.ª posição na classe E1. Já Jorge Leite sofreu algumas quedas, sentindo dores num pulso. “Hoje caí várias vezes. Comecei a sentir uma dor forte no pulso e vou ser visto pelo nosso médico e fisioterapeuta. Pensamos que não seja nada de grave,” afirmou, ele que neste dia foi 47.º nos Juniores e está em 37.º no acumulado da E1. 

Amanhã, os concorrentes a esta 88.ª edição dos ISDE estreiam um novo percurso, de 226 Km, que será utilizado apenas uma vez. A equipa portuguesa, que baixou um lugar face ao primeiro dia, vai entrar com espírito atacante para tentar subir na tabela classificativa. 

Após dois dias de prova, a França continua a liderar as duas principais classificações colectivas dos ISDE, Troféu Mundial e Troféu Júnior. 

Troféu Júnior – Classificação: 1.º França, 5h15m31,62s; 2.º Itália, a 1.06,13; 3.º Grã-Bretanha, a 2.39,78; 4.º Estados Unidos, a 6.06,46; 5.º Suécia, a 7.30,30; 6.º Austrália, a 7.55,92; 7.º Portugal, a 10.28,80; 8.º Chile, a 11.57,68; etc.

Texto e fotos: FMP

Sem comentários: