domingo, 8 de junho de 2014

Sardegna Rally Race 2014 - Ruben Faria sem correr riscos


Após o prólogo realizado ontem em San Teodoro começou hoje a quarta prova do campeonato do mundo de Cross-Country e Rally, o Sardegna Rally Race. Neste primeiro dia de competição a sério os pilotos ligaram San Teodoro a Arbatax, numa etapa com mais de 300 quilómetros e na qual os pilotos enfrentaram duas especiais que se revelaram bastante técnicas e exigentes.

Ruben Faria aos comandos da sua KTM oficial começou a prova de forma cautelosa, ganhando ritmo com o acumular dos quilómetros e acima de tudo com o objectivo de não cometer erros de navegação que o colocassem desde logo longe dos seus principais adversários. A prova europeia do campeonato é desde sempre conhecida por ser bastante técnica e muito exigente do ponto de vista de percursos e navegação, sendo mais um rally de enduro que um rally convencional semelhante aos africanos ou sul-americanos. No final do dia a 13ª posição em termos de classificação geral espelhou um dia de abertura sem riscos para o piloto algarvio.

‘Não quis cometer exageros. Tivemos duas especiais muito curtas e qualquer erro de navegação ou condução poderia colocar em risco o resultado final. As chuvas de inverno deixaram os percursos muito degradados em algumas zonas e face a essas dificuldades não quis arriscar uma queda ou um problema com a moto, optei por seguir uma toada cautelosa até porque este foi apenas o aperitivo do que será esta Sardegna Rally Race.’

No dia de hoje os pilotos enfrentaram primeiro uma especial com 47 quilómetros, na qual Ruben Faria foi 11º, para na segunda especial do dia, com 74 quilómetros, o piloto de Olhão ser 13º, posição que passou a ocupar na classificação geral com pouco menos de nove minutos de diferença para o líder da prova, o seu colega de equipa Marc Coma.

‘Amanhã temos uma especial longa, com quase 200 quilómetros e nestas condições pode causar bastantes alterações na classificação. Por isso não estou muito preocupado nem pressionado para atacar, fiz um dia calmo e seguro e amanhã verei como está o piso para desenhar a minha toada. Mas como sempre prevê-se uma prova exigente.’

A especial desenhada para o segundo dia de competição na Sardenha terá um total de 170 quilómetros com partida e chegada a Arbatax, ronda em que Ruben Faria espera poder ganhar posições e aproximar-se dos homens da frente.

Hype Communications

Sem comentários: