segunda-feira, 2 de fevereiro de 2015

Ivo Fernandes venceu Enduro de Valongo que ficou para a história


Valongo recebeu a primeira prova do Troféu Luso Galaico Mota de Monte 2015, que contou com 206 pilotos inscritos e um excelente dia para a prática da modalidade.
Os pilotos tinham pela frente um percurso de 42 kms com três especiais cronometradas (XT, ET e CT), por volta. 

Pela primeira vez em Portugal, um Enduro teve transmissão em directo de várias especiais, pelo que mais uma vez se fez história. Podem visualizar os videos da transmissão no seguinte link: 


Ivo Fernandes começou a temporada 2015 do Troféu Luso Galaico Mota de Monte, tal como terminou a de 2014, ou seja, a vencer.
O piloto da Sherco começou o dia com o melhor tempo na primeira especial, a Cross-Test 1, e agarrou o primeiro posto da Geral para de lá não sair mais. Bateu o segundo classificado, Henrique Nogueira, por 53,6 segundos.
Na terceira posição, ficou um regular Hélio Santos que, mesmo sem vitórias em especiais, garantiu o lugar mais baixo do pódio.
Outros pilotos estiveram em destaque, animando a luta pelos primeiros lugares, nomeadamente o espanhol Jacobo Mendez (4º), Pedro Oliveira (5º) e Romulo Bottrel do Zanol Team, todos eles da classe Pro. Para além dos dois primeiros classificados, também Mendez e Bottrel conquistaram vitórias em especiais.

O vencedor da classe Expert foi Helder Ribeiro aos comandos de uma Honda. Depois de 5 pilotos diferentes ganharem as 5 primeiras especiais, Helder Ribeiro descobriu velocidade extra para "limpar" as restantes quatro, conquistando uma vantagem de 16 segundos sobre Celso Moreira, 2º classificado. André Mouta terminou em 3º, a 27,9 segundos do vencedor.  

Na Enduro 1, Norberto Teixeira foi o mais rápido em 5 das 6 especiais que os pilotos desta classe tinham pela frente (2 voltas) e conquistou a primeira posição. No 2º posto ficou Luís Silva, a 53,5 segundos do vencedor,  enquanto que Marcelo Vieira terminou no 3º lugar, a 1 minuto e 24 segundos.

A classe Enduro 2 teve emoção até ao final da prova, com Márcio Barbosa a garantir a vitória por apenas 5,2 segundos. Gerardo Sampaio terminou na 2ª posição, sendo Nuno Matos e José Tiago Ferreira, os 3º e 4º classificados respectivamente, separados por pouco mais que um décimo de segundo e a apenas 10 do 1º classificado.

Luis Oliveira dominou os acontecimentos na Enduro 3, onde marcou o melhor tempo em 5 das 6 especiais. O piloto garantiu uma folgada vitória com mais de 1 minuto de vantagem sobre o 2º classificado.
Mas o que não faltou nesta classe foi luta pela 2ª posição, com 6 pilotos separados por 7 segundos! Pedro Makelele conseguiu o 2º lugar, com Miguel Santos na posição seguinte a apenas 6 décimos de segundo.

Nos Júniores, Paulo Esteves venceu com 10 segundos de avanço sobre Gerson Pinto. No 3º lugar terminou Leandro Pereira.

Nos Veteranos, o mais rápido foi Carlos Gouveia, enquanto que Paulo Moreno foi o vencedor da classe Veteranos Seniores. Na Promoção, o vencedor foi Bruno Almeida.

O Troféu segue agora para Caminha, onde no dia 1 de Março se disputa a próxima prova, desta feita em conjunto com a Liga Galega de Mota de Campo.


Foto: PM-Images

Sem comentários: