Porto. Extreme XL Lagares 2016 - A terceira de Gomez

Alfredo Gomez
Depois das vitórias alcançadas em 2014 e 2015, Alfredo Gomez Cantero definitivamente tomou o gosto à vitória e voltou a conquistar Lagares em 2016, nesta que foi a 12ª edição da mítica prova portuguesa de Extreme Enduro.
O piloto oficial da Ktm começou da melhor forma, com uma vitória no Prólogo disputado na Ribeira do Porto, seguido pelos seus compatriotas, Mario Roman e Dani Oliveras, nas 2ª e 3ª posições, respectivamente.
No dia seguinte, os pilotos tiveram pela frente a ligação cronometrada Gondomar-Valongo, e aqui foi Mario Roman que se impôs à concorrência, passando para a liderança da prova com apenas 9 segundos de vantagem sobre Gomez. O sul-africano Wade Young (vencedor da Roof of Africa aos 16 anos, em 2012) ascendeu ao 3º lugar.
Mário Roman
Domingo seria o dia de todas as decisões e o duelo que se esperava entre Gomez e Roman acabou por se confirmar. O piloto oficial da Husqvarna iniciou a Main Race decidido em quebrar a invencibilidade do seu rival. Gomez, no entanto, não deixou os seus créditos por mãos alheias e acabou por ultrapassar Roman, que cometeu alguns erros que comprometeram o seu andamento. Após assumir a liderança, o vencedor das duas últimas edições, conquistou uma pequena mas preciosa vantagem, que foi decisiva mesmo quando Roman se aproximou na segunda volta.
Feitas as contas dos 3 dias, e após quase 5 horas de competição, os dois pilotos ficaram separados por 1 minuto e 28 segundos, diferença consideravelmente pequena neste tipo de provas, em que facilmente se perde alguns minutos a transpor uma secção que corra mal. O lugar mais baixo do pódio ficou para Wade Young.
O melhor português foi Diogo Vieira, que terminou dentro do Top Ten, mais propriamente na 9ª posição. Depois do 4º lugar alcançado na Extreme Valongo, ficou demonstrado mais uma vez que é actualmente o ponta-de-lança de Portugal no Hard e Extreme Enduro.
Diogo Vieira
Na classe Expert, Juaquin Paz foi o grande vencedor, seguido de Melcior Faja e Pöschl Rudi.
O melhor português nesta classe foi o experiente Paulo Miranda, na 7ª posição.
Joaquin Paz
O melhor português nesta classe foi o experiente Paulo Miranda, na 7ª posição.
Paulo Miranda
A classe das equipas de 2 pilotos, a XL, teve como vencedores Hugo Pinto e Carlos Skinas, que terminaram com uma vantagem superior a 1 hora e meia sobre os seus mais directos adversários. José Ferreira e Ivanoel Carvalho ficaram em segundo, com 3 minutos e 13 segundos de vantagem sobre a dupla Fernando Cerqueira/ César Barros.
Diogo Parente foi o vencedor da classe que contava com maior número de pilotos, a Hobby. Apesar de ter terminado a Main Race na segunda posição, atrás de Felix Castro, a vantagem conquistada no Sábado revelou-se decisiva para a atribuição do primeiro lugar.
Diogo Parente
Felix Castro ficou assim no segundo lugar, a menos de 25 segundos do vencedor. Diogo Lopes terminou em 3º, a pouco mais de 40 minutos dos dois primeiros.
Está concluída mais uma edição da Porto. Extreme XL Lagares. Já estamos com saudades. Venha 2017!
Está concluída mais uma edição da Porto. Extreme XL Lagares. Já estamos com saudades. Venha 2017!
Fotos: One Shot Foto e PM-Images
Sem comentários
Enviar um comentário