quinta-feira, 27 de setembro de 2018

TLG 2018 - Santa Comba abriu a temporada


Santa Comba recebeu o Troféu Luso Galaico Mota de Monte no passado fim-de-semana, naquela que foi a jornada inaugural da temporada 2018. 

Perto de 140 pilotos marcaram presença neste início de época ainda muito quente, com a organização a preparar um belo percurso e especiais exigentes.

Na classe Consagrados, Nuno Oliveira levou a melhor sobre os seus adversários, com um forte início de prova em que venceu as 3 especiais da primeira volta, liderando de início ao fim. Mas não se pense que foi um passeio para Oliveira, pois de facto este teve de contar com a forte oposição de Gerson Pinto, que na 2ª passagem pela Enduro Test marcou o melhor registo e, com mais duas vitórias em especiais, esteve sempre perto do líder da prova. Feitas as contas, apenas 3,29 segundos separaram os pilotos, com 5 vitórias em especiais para Nuno Oliveira e 3 para Gerson Pinto.

Nuno Oliveira

Na 3ª posição viria a terminar Carlos Moreiras, também ele sempre relativamente perto dos dois primeiros. Ficou a 18,09 segundos do vencedor.

A classe Expert também esteve animada, principalmente até Carlos Skinas encontrar o seu ritmo. Depois de três vencedores diferentes nas três primeiras especiais, na segunda passagem pela Enduro Test e numa altura em que já estava a 10,72 segundos do líder da prova (Tiago Oliveira), Skinas marca um tempo bomba no cronómetro e assume o primeiro lugar de onde não mais saiu, registando sempre os melhores tempos nas especiais até ao final do dia. Na segunda posição ficaria Tiago Oliveira, com apenas 1,4 segundos de vantagem sobre Pablo Varela.

Carlos Skinas

Nas 125cc 2T, Rui Fernandes aos comandos de uma Sherco foi o grande vencedor, registando os melhores tempos em todas as especiais.

Rui Fernandes

Tiago Ferreira dominou a classe 250cc 2T, fazendo também ele o pleno em todas as especiais, com um ritmo digno de uma classe Expert.  Aos comandos de uma Husqvarna, o piloto deixou o segundo classificado, Pedro Neves, a 44,46 segundos. No lugar mais baixo do pódio ficou Daniel Moreira, a 1 minuto e 35 segundos.

Tiago Ferreira

Nas 300cc 2T, Luís Gonçalves garantiu o triunfo com 3 vitórias em especiais, seguido por Marcos Feliz que, apesar de não ter vencido qualquer especial, apresentou uma regularidade que lhe permitiu ficar a apenas 5,37 segundos de Gonçalves. Pedro Carjaime concluiu a prova na terceira posição, com duas vitórias em especiais.

Luís Gonçalves

Pouco mais de 14 segundos separaram os 4 primeiros na classe das "quarto-de-litro" a 4T, com vantagem para Marcos Ferreira, ele que teve como maior trunfo a sua regularidade e garantiu o primeiro lugar mesmo sem qualquer vitória em especiais. Ricardo Castro (2 vitórias em especiais), ficou na segunda posição a 8,14 segundos e Carlos Teixeira no terceiro posto a 13,1 segundos, seguido de Marcelo Vieira a pouco mais de 1 segundo.

Marcos Ferreira

Hugo Pinto venceu as +250cc 4T, com 3,62 segundos de vantagem sobre Anibal Botelho. A fechar o pódio ficou João Silva e na quarta posição terminou João Basto. Tal como nas quatro tempos de menor cilindrada, também nesta classe os quatro primeiros ficaram separados por 14 segundos.

Pódio da classe +250cc 4T

Nos Juniores, a vitória ficou para Ivo Cardoso, seguido por Albano Moura Jr e Arlindo Pinto.

Pódio Juniores

Nos Veteranos, foi Leonel Mendes quem venceu, seguido por Jorge Araújo e Marcos Lopes.

Leonel Mendes

Nos Super Veteranos, vitória para Cristovão Teixeira, com Ignacio de Castro a terminar no segundo posto a pouco mais de 8 segundos e João Almeida na terceira posição a 12,34.

Pódio dos Super Veteranos

Na Promoção, Carlos Lousada foi o melhor, seguido por Pedro Cardoso e Filipe Pinto.

Pódio da Promoção

A próxima prova é já no dia 14 de Outubro, com o Troféu Luso Galaico Mota de Monte a visitar Amarante pela primeira vez.


Fotos: One Shot Foto e PM-Images

Sem comentários: