Últimas notícias

Pedro Mariano (FIM Enduro Race Director) conta como foi o plano de contingência no EnduroGP França

Uma corrida não vive só de pilotos, mecânicos e organizadores. Por detrás existe uma estrutura da FIM-Federação Internacional de Motociclismo com Pedro Mariano como FIM Enduro Race Director e Maurizio Micheluz como FIM Enduro Course Inspector, que em consonância com o clube organizador encontram soluções para o bom desenrolar da corrida.

Para o Race Director: “Este enduro em Requista (França) foi o primeiro de quatro da temporada do mundial de enduro de 2020. É claro que estávamos conscientes que tínhamos algumas condicionantes devido ao Covid 19 e por isso tivemos várias reuniões com as autoridades francesas. O briefing, que normalmente realizamos com todos sem restrição de presenças, desta vez elaboramos um vídeo com notas explicativas e colocamo-lo à disposição dos pilotos e equipas. Não é a mesma coisa de estarem presentes e colocarem questões e a ouvirem respostas sobre como se irá desenrolar a corrida.

Na corrida a obrigação de usar mascara em todo o Paddock e ao longo da corrida foi cumprida, o que foi uma boa surpresa. Tínhamos também limitação em termos de posicionamento e número de espectadores nas especiais cronometradas. Havia dois corredores onde o acesso das pessoas era controlado, quando se atingia o limite de presenças a organização não permitia mais entradas. Funcionou muito bem na sexta e no sábado mas no domingo houve alguma dificuldade em controlar os acessos devido ao imenso fluxo de pessoas.

No Paddock deixamos uma distância física entre os camiões de assistência, tinha uma área considerável. Mas não foi fácil ajustar devido aos muitos pilotos inscritos, o que não ajudou muito na organização do Paddock B.

Mantivemos as ‘linhas’ de distanciamento laterais como fizemos no Nacional de Enduro (+/- 6 metros) entre cada estrutura. Os participantes estavam obrigados a utilizar a mascara até colocarem o capacete.

A organização cumpriu com o que foi imposto pelas autoridades. Não foi fácil, mas adaptamo-nos. Certamente na próxima prova em Itália será mais fácil porque o Paddock tem uma maior área e estão menos pilotos inscritos, não há campeonato nacional. Estamos a contar com muito publico e espero que se saibam comportar, pelo menos como se portaram os franceses” declarou Pedro Mariano

Fonte: Comissão Enduro FMP

Sem comentários