segunda-feira, 20 de abril de 2009

WEC 2009 - GP de Itália - Ahola arrasa

O mundial está a viver bons tempos em termos de competitividade, promoção, mediatismo, e para isso muito tem contribuído o excelente leque de pilotos que actualmente militam nas diversas formações. Desta feita, foi Mika Ahola que aos comandos da sua Honda CRF250 da HM Honda Zanardo, bateu toda a concorrência vencendo a geral nos dois dias, mostrando ser o mais forte nas condições adversas que a caravana enfrentou na região, com a chuva a marcar presença nos dois dias. Na sua classe, E1, o finlandês levou a melhor sobre Antoine Meo e Simone Albergoni no primeiro dia. No domingo, Albergoni subiu de rendimento e bateu Meo por 12,5 segundos, ficando a 26seg de Ahola.
Felipe Zanol terminou o primeiro dia na 13ª posição e o segundo dia em 12º.

Na E2, Aubert continua a brincar com a concorrência e bateu os seus rivais por mais de um minuto nos dois dias. No entanto, esta prova serviu para concluir que o francês também é humano, e para além de nos dois dias não ter revelado andamento para bater Ahola e a sua 250cc na geral, no domingo, começou com uma grande queda na zona de treinos. Porém isso não o impediu de bater os seus adversários da classe, tanto no sábado como no domingo. De salientar a melhoria de performance de Salminen aos comandos da sua BMW, com dois terceiros lugares. No sábado ficou atrás de Oblucki por apenas 1seg e, no domingo, foi o sueco Ljunggren que terminou 9seg à sua frente. Salminen confessou ter cometido muitos erros, mas confirmou que melhorou muito a sua condução nos últimos tempos.
Tadeusz Blazusiak estreou-se no WEC com um 8º lugar no primeiro dia. No domingo foi obrigado a desistir com problemas na mota. O nosso Sandro Marcos terminou os dois dias em 22º e 20º.

O trio maravilha na E3 continua com grandes lutas. No sábado, os franceses Guillaume e Nambotin colocaram as suas 300cc 2T à frente da 530cc 4T de Cervantes, com vantagem para o piloto da Husqvarna. No domingo, Cervantes mostrou mais uma vez a garra que o caracteriza e bateu os seus rivais, terminando com 16seg de vantagem sobre Guillaume e 1min01seg sobre Samuli Aro. Nambotin não foi feliz em algumas especiais e atrasou-se terminando na 4ª posição.
Na classe Enduro Junior, Oriol Mena foi finalmente batido por Jeremy Joly da HM Honda Zanardo no primeiro dia. No domingo, foi a vez de Mena ser o mais forte , levando a melhor sobre o vencedor do dia anterior.

O WEC sofre agora uma paragem de 52 dias até ao próximo GP, que terá lugar na Finlândia a 13 e 14 de Junho. Uma semana depois realiza-se o Gp da Eslováquia.

Resultados








Fotos 2

Assim vai o campeonato: www.wec-live.com/2009wec.xls

Foto: www.befurious.com & Jonty Edmunds

quarta-feira, 15 de abril de 2009

CNE 2009 - Quem vai ser campeão nas Elites?




Intervalo no Nacional, tempo para se fazer uma sondagem: Quem vai ser campeão em 2009? Votações adicionadas à coluna. Participem! Obrigado.

WEC 2009 - GP Surflex de Itália - Taddy presente

É já no próximo fim-de-semana que se realiza o GP Surflex de Itália. À cerca de um ano atrás, o mundial visitou a zona de Terni, que fica a apenas 10 kms da província de L´Aquila, recentemente devastada pelo terramoto e sequentes réplicas que vitimou quase 300 pessoas. Este ano é a ilha da Sardenha que acolhe a caravana, mais propriamente a província de Iglesias. A grande novidade é a presença do polaco Tadeusz Blazusiak, estrela do enduro extreme, que assim fará a sua estreia no mundial de enduro.

Assim vai o campeonato: http://www.wec-live.com/2009wec.xls

terça-feira, 14 de abril de 2009

Nacional 2009 - 2º Enduro de Rio Maior - Apresentação

O Moto Clube de Rio Maior, pela 2ª vez trás a caravana do Enduro Nacional à cidade de Rio Maior nos dias 1,2 e 3 de Maio 2009.
Este ano com a particularidade de ser uma prova de dois dias. Sexta-feira à tarde e sábado manhã decorrem as verificações administrativas e técnicas onde o público pode ver de perto os pilotos e suas máquinas.
Sábado tarde e domingo será então a competição ao mais alto nivel percorrendo veredas e caminhos, pistas ou estradas abertas à circulação viária normal, proporcionando aos pilotos paisagens e lugares muito simpáticos. Será uma prova tecnicamente exigente mas acessivel para todos os pilotos.
Como é apanágio deste Clube, também este II Enduro difere muito do primeiro realizado em 2007. Mantendo-se o centro nevrálgico de toda a prova no Pavilhão Multiusos, onde será colocado Parque Fechado, Paddock e Zona Assistência, decorrendo também aí o Secretariado.

O Enduro será realizado ao longo dois dias, terá uma extensão de 48km incluindo as especiais, sendo composto por três voltas para classe Elite e Nacional e duas voltas para Verdes, Promoção e Veteranos.
Serão realizadas três especiais por volta, CROSS-TEST, no Areeiro- As Especiais serão montadas nos terrenos junto ao Areeiro( onde se tem realizado as provas de Cross-Country) e uma no Centro da cidade paralela á ZA, rodeada de uma lagoa, tendo um piso de areia e barro. Contempla cerca de 7km onde os saltos, as curvas, subidas e descidas, e total visibilidade para o público torna esta especial muito bonita.
A ENDURO-TEST, paralela à cross-test, um piso plano onde a irregularidade do terreno vai colocar á prova a condição física dos pilotos. Também com total visibilidade e de fácil acesso, com uma distância 5km.
EXTREME-TEST, é uma especial artificial, no coração da cidade com cerca 1km extensão. A sua disposição proporciona passagens muito bonitas, onde o público tem oportunidade ver em segurança e a cerca 50mt da ZA.

Nota: Se for adepto de uma bike ou de caminhar, tem aqui uma excelente oportunidade de o fazer, pois pode se deslocar para as três especiais e ZA desta forma. São relativamente perto umas das outras.
Toda a informação sobre a prova, alojamentos,regulamento particular, ficha de inscrição, está disponivel no site oficial do Moto Clube Rio Maior em http://www.mc-riomaior.com/.

Contacto: To Mane - 917341181

domingo, 12 de abril de 2009

Campeonato Europeu de Enduro - 2º dia - Zanol vence e Reis é terceiro


Os nossos pilotos tiveram hoje pela frente o 2º dia da prova gaulesa, marcado pelo mau tempo tal como ontem, trazendo assim mais dificuldades para a caravana do europeu.
Começando pelos Juniores E1, Gonçalo Reis terminou no lugar mais baixo do pódio, subindo um lugar relativamente ao dia de ontem. Pelo caminho, ainda venceu uma extreme, especial em que efectivamente o piloto português tem evoluído muito.

Na classe Senior E1, Felipe Zanol aproveitou da melhor forma o abandono do favorito Marc Bourgeois e venceu.

Sandro Marcos terminou em 9º lugar na classe Senior E2, tendo penalizado um minuto. Mário Patrão melhorou a sua prestação do dia anterior, garantindo um 12º lugar. Paulo Felícia abandonou ao fim de 5 especiais, nas quais ganhou duas.

Resultados 2º dia

A próxima prova tem lugar na Hungria, nos dias 30 e 31 de Maio.

sábado, 11 de abril de 2009

Campeonato Europeu de Enduro - 1º dia

Decorreu hoje na localidade de Riom es Moutains, o primeiro dia do Enduro de França, prova inaugural do Campeonato Europeu de Enduro 2009. Com mais de 214 pilotos inscritos, este foi o recorde de participantes na história do Europeu, mostrando que este campeonato recuperou a sua popularidade. Uma das grandes novidades para este ano é a classe 125 4T, que nesta prova contou com 9 pilotos.

Vários pilotos portugueses estiveram presentes e Pedro Mariano foi o presidente do juri.
Gonçalo Reis foi 4º na classe Junior E1 a apenas 1,3seg do terceiro classificado.
Felipe Zanol parece que ainda vai ser o novo Deco do enduro nacional, e aparece nas classificações como piloto da FMP e nacionalidade Portuguesa..participou na classe Senior E1 e terminou no 5º lugar a apenas 4seg do 2º classificado, Marc Bourgeois. O vencedor foi o Italiano Alessio Paoli.

Na classe Senior E2 estiveram presentes Paulo Felícia, Sandro Marcos e Mário Patrão. Felícia terminou em 2º lugar a 36seg do vencedor Andrea Beconi. O português venceu a primeira especial.
Sandro Marcos mostrou que continua a subir de forma e terminou na 6ª posição. O seu melhor resultado em especiais foi um 2º lugar.
Mário Patrão alcançou a 15ª posição. Esta classe contou com 35 pilotos à partida.

Paulo Gonçalves participou na classe Senior E3 e teve que abandonar ao fim de três especiais.

domingo, 5 de abril de 2009

1º Enduro de Alvre


Realiza-se no próximo dia 26 de Abril, o 1º Enduro de Alvre, em Paredes. Com o apoio do Clube TT de Paredes e com as cronometragens ao cargo da TTCronometragens, esta será certamente uma boa prova para participarem, tanto pilotos não-federados como federados, para os quais servirá como um bom treino nesta fase de interregno do CNE.
O percurso terá aproximadamente 30kms de extensão mais duas especiais, uma enduro test e uma extreme. As ligações são compostas por trialeiras, estradões e pequenos ribeiros com um grau de dificuldade médio-baixo. Os pilotos terão de efectuar 3 voltas.
No dia da prova, as motos têm de entrar no Parque Fechado até às 12h. O secretariado abre dia 25 às 17h e encerra às 19h. No dia 26, estará aberto das 8h às 11h.
Mais informações incluindo ficha de inscrição em: http://www.alvrealdeiadura.blogspot.com/