terça-feira, 29 de maio de 2012

Cpto Espanhol 2012 - Lalin - Video

Pilotos, promotores e patrocinadores distinguidos na Gala do Desporto Motorizado de Famalicão


Foi em ambiente de festa e por iniciativa do Círculo de Cultura Famalicense-Cidade Hoje Rádio/Jornal, em especial do programa de rádio “Multiválvulas”, este ano a comemorar 15 anos emissão, que no passado domingo foram entregues vários troféus a diversas personalidades de Famalicão, cujas prestações e resultados da temporada passada mereceram o devido reconhecimento.

A Casa das Artes de Famalicão foi palco no domingo da 6ª Gala do Desporto Motorizado, cerimónia que homenageou agentes desportivos, individualidades, equipas e organizações que contribuíram para a promoção do concelho no país e além-fronteiras.
José Janela foi o grande vencedor da noite ao arrecadar o prémio Destaque e o mais alto galardão da noite, o Troféu Multiválvulas. Campeão de Portugal de Ralis-Navegadores em duas rodas motrizes, José Janela agradeceu o prémio: “é uma honra receber este prémio, por mais um ano me destacar”.



No total, foram entregues 17 trofeus, para além da homenagem a Firmino Oliveira, a título póstumo, pelo trabalho de promoção do desporto motorizado e por inúmeras provas organizadas na pista da Telheira, quer de motocross, quer de offroad.

À semelhança das últimas edições foi também feito reconhecimento a um piloto que fora do concelho de Famalicão que se distinguiu na época de 2011. José Pedro Fontes foi a figura destacada nesta 6ª Gala. “Um troféu que não esperava, mas que me deixou muito honrado. Fiquei, de facto, surpreendido pela nomeação para este prémio. Trata-se de um reconhecimento por tudo o que fiz e consegui no ano passado”, disse José Pedro Fontes.

A festa foi abrilhantada pela participação de jovens talentos da música de Famalicão, com o Trio Joana Lopes e com a atuação de Gil Cadeias. Miguel Se7e Estacas e João Seabra proporcionaram momentos de boa disposição à plateia da Casa das Artes.

Os premiados da noite foram:

Mecânico: José Carlos (Mecânico A. Miranda Competições)
Equipa/Preparador: Bilracing (Abílio Carneiro)
Promoção: Rallymania.blogspot.com (João Pedro Sousa)
Mecenas/Patrocinadores: Avelino Reis/Luís Silva (Slalom Famalicão)
Iniciativa do ano/Motos: Prova Stunt Riding (Moto Clube “Os Escorpiões”)
Iniciativa do Ano/Automóveis: Curso de socorrismo para pilotos de rali (B.V. Famalicão)
Revelação: Tiago Reis (3º class. Campeonato Montanha)
Afirmação: Jorge Carvalho Jr (Vencedor Open Ralis/Navegadores)
Dedicação: Sérgio Aguiar (Team Baia)
Piloto jovem do ano: Miguel Barbosa (Piloto de ralis)
Piloto do ano/motos: António Faria (Campeão regional de Enduro/Norte – Veteranos)
Piloto do ano/automóveis: César Machado (Campeão Nacional de Clássicos/Circuitos – H76)
Mérito Anual: Luís Barros (Campeão Nacional Clássicos/Circuitos – Absoluto)
Prestígio: Rui Lapa (Campeonato de Espanha de GT)
Destaque: José Janela (Campeão de Portugal CPR 2/Navegadores)
Carreira: José Neves de Carvalho (ex-piloto de ralis e de todo-o-terreno)
Troféu Multiválvulas/15 Anos: José Janela

Depois de mais uma noite de reconhecimento do mérito a várias individualidades famalicenses, ambiciona-se que a temporada já em vigor seja tão ou mais proveitosa, desejando que todos os que levam o nome de Famalicão pelo país e pelo mundo, continuem a ser referências no desporto motorizado.


www.famalicaomotor.blogspot.com

sexta-feira, 25 de maio de 2012

ACMotos / TM Racing no Enduro de Fafe

No passado fim de semana a equipa Valecambrense, ACMOTOS | TM RACING | ENI | AS&S | DRENALINE, marcou presença na 3ª prova do Campeonato Nacional de Enduro, realizada na Cidade de Fafe.

António Carmo de volta ao pódio
O vencedor do troféu Veteranos em titulo e responsável pela equipa ACmotos|TM Racing, mostrou nesta prova que apesar do pouco tempo para treinar, ainda pode lutar pelos lugares de podio.
"No primeiro dia cometi alguns erros nas primeiras especiais que decidiram o resultado final do dia, terminando no 4º posto da classe, já no segundo dia as coisas começaram a correr melhor, já sabia onde podia ganhar tempo e evitar os erros cometidos anteriormente. A minha TM 300 2T também esteve no seu melhor e mostrou-se bastante eficaz nas muito técnicas especiais de Fafe, o que se traduziu no 3º melhor tempo classe".
Assim a soma dos dois dias ditou o 3º lugar no pódio da classe veteranos para António Carmo.


Em relação à prova, o experiente piloto Valecambrense também comentou que em termos de percurso a prova esteve excelente, as especiais considerou serem duas de Enduro, faltando uma de Motocross, já em relação à extreme, essa era exigente e técnica para quem quisesse marcar a diferença.
Agora os objectivos para as próximas provas, passam por retomar os lugares da frente aos comandos da TM Racing 300.

Em destaque também esteve Stefan Pinheiro, ao vencer o primeiro dia na classe Verdes 1, aos comandos da sua TM 250 Fi.
"Tenho trabalhado e estou focado para lutar pela liderança da classe, sinto que estou a andar bem e venci o primeiro dia de competição provando isso mesmo. As especiais estavam mesmo a meu gosto, o percurso apesar de técnico, ainda podia ter mais alguma dificuldade acrescida, mas estava suficiente para a prova. No segundo dia entrei determinado para voltar a vencer, mas os azares têm batido à porta e não terminei o dia.
Mas nada está perdido e ainda vamos a meio do campeonato, o que interessa agora é lutar para vencer as próximas corridas".



Na classe Open 2 e também aos comandos de uma TM 300 2T, Diogo Valença encarou esta primeira prova de dois dias com mais calma para evitar cometer erros, conhecer as especiais e assim evoluir ao longo da corrida.
"No primeiro dia entrei sem pressões para as especiais, concentrando-me apenas em conduzir de forma eficaz a minha potente TM 300 e isso acabou por dar frutos e arrecadei o 4º lugar da classe. No segundo dia entrei motivado e com confiança para atacar mais, mesmo com um contra tempo na especial extreme consegui fazer o 3º melhor tempo da classe."



No final do dia e feitas as contas, não fosse uma penalização de um minuto, Diogo Valença tinha alcançado o pódio, assim ficou no 5º lugar da classe Open 2 na soma dos dois dias de competição.

Os manos Vide, Ricardo e José Pedro, ambos a correr na classe Verdes 2, fizeram uma prova regular e sem problemas. Para José Pedro esta foi a primeira corrida de dois dias e também aos comandos da sua nova montada, uma TM Racing 250 2T, uma mais valia para a sua evolução na modalidade.



A equipa também teve representação na classe Hobby, Rui Ferreira. Para este piloto o principal objectivo é ganhar experiencia de corrida e evoluir na modalidade.
"Esta foi a segunda prova que participei, iniciei a prova com cautela para tentar acabar, mas uma queda na Enduro Test adiou o meu objectivo até à proxima prova já na Figueira da Foz dia 17 de Junho."



Ainda na classe Verdes 1, está Nuno Barros, que também conta com o apoio da ACmotos.
"Esta prova não estive no meu melhor, podia dar mais, mas a desistencia no primeiro dia também influenciou o desempenho no segundo. Agora preciso de mais treino para chegar a um resultado satisfatório, que poderá ser já na próxima prova".


Ficam os agradecimentos a todos os patrocinadores e parceiros da equipa, que contribuem para o desempenho e sucesso desta equipa. Próxima prova do Campeonato Nacional de Enduro, 17 de Junho na Figueira da Foz.

Texto: Joel Santos
Fotos: ModoJ

Dois dias de Enduro Hobby no Campeonato Nacional


Decorreu este fim de semana mais uma prova do Campeonato Nacional de Enduro, desta vez uma prova de dois dias de competição.
A cidade de Fafe acolheu os cerca de 100 Pilotos inscritos e o Motor Clube de Guimarães preparou um excelente traçado de Enduro que foi do agrado de todos. Em relação à classe Hobby, mais uma vez representou metade da caravana, mostrando cada vez mais que é necessário abrir as portas aos atletas não federados até para a realização das provas terem viabilidade.

O Piloto Hobby
Superei a prova de dois dias e no segundo dia já sem penalizações.
Iniciei esta prova aos comandos de uma nova mota, uma GasGas 300 cedida pelo centro de estágios de Enduro "Enduro Code", que apesar de ser uma mota de maior cilindrada, revelou-se muito fácil de conduzir e muito me ajudou a superar os trilhos mais técnicos do percurso de Fafe, uma autêntica GasGas edição especial Piloto Hobby.
Os treinos que realizei no "Enduro Code" revelaram-se fundamentais para a confiança com que entrei nesta prova, o controle da mota, a técnica ao transpor obstáculos e o rolar com mais alguma fluidez nas especiais, foram a receita para terminar os dois dias do Enduro de Fafe.
A minha assistência foi dada pela Arjones|MotoExtreme, a quem também agradeço o apoio.

A imagem do Piloto
Nesta prova tinha como novidade a camisola e o capacete personalizado, bem como uma nova imagem do  meu banner. Tenho andado a construir uma boa imagem para o Piloto Hobby, para representar da melhor  maneira quem me apoia neste projecto e mostrar o que cada um pode fazer em termos de divulgação dos  seus parceiros e lhes dar retorno.


No final da prova ainda distribui alguns posters do "Piloto Hobby", mais uma forma de divulgação do  projecto e seus parceiros, mas também uma forma de interagir com o publico e que se revelou positiva.

A Classe Hobby
Nesta classe reina o verdadeiro espírito Endurista.
Ao longo dos dois dias de prova, pelo percurso de Fafe, foram muitas as entre ajudas dos Pilotos, o  rolar em conjunto por pura diversão enquanto íamos desfrutando do belo percurso da região, sempre que  alguém parava, logo outro piloto parava para perguntar se estava tudo bem e ajudar caso necessário.


No final da prova os resultados são o menos importante, fazemos amigos e levamos boas recordações da  prova, isto é Enduro.

A reportagem
Ao fazer esta prova queria mostrar principalmente os passos que os Pilotos têm de dar no final do primeiro dia de competição, pré-finish, assistência e colocação da mota novamente em parque fechado. 
Para isso nada melhor do que verem os videos que fiz durante os dois dias.
Próxima prova, Enduro da Figueira da Foz a 17 de Junho.

Videos
CH1

CH2 e Pré-Finish

Texto: Joel Santos
Fotos: ModoJ

Cpto Espanhol 2012 - Lalin - Videos


Cpto Espanhol 2012 - 5ª Prova - Lalin


(Clique nas tabelas para ampliar)

Gonçalo Reis

Foto: www.befurious.com

segunda-feira, 21 de maio de 2012

Team Bianchi Prata KIA / Vodafone imparável no X Enduro de Fafe

Nos dias 19 e 20 de Maio, a cidade minhota de Fafe recebeu a 3ª prova do Nacional de Enduro 2012 – o X Enduro de Fafe.

A percorrer por três vezes, o trajeto da prova contou com 50kms de extensão já com as especiais Enduro, Cross e Extreme test incluídas.

A Equipa Bianchi Prata KIA / Vodafone presente neste desafio com os pilotos Paulo Felícia na classe Elite I, Carlos Alberto e Diogo Ventura na classe Elite II e Luís Ferreira na classe Open I.

Durante os dois dias de competição, os pilotos do Team Bianchi Prata KIA / Vodafone demonstraram o seu excelente desempenho através dos resultados positivos, com Diogo Ventura e Luís Ferreira a vencerem a respetiva classe, Paulo Felícia a alcançar o 2º lugar da classe e da geral e Carlos Alberto a atingir o 4º da sua classe.

O piloto Diogo Ventura conquistou a sua primeira vitória na classe Elite II com a Husqvarna TE 310. Manifestamente satisfeito com o resultado, o piloto afirmou a sua vontade em continuar a vencer:“ Estou muito contente! Foi a minha primeira vitória na minha classe e espero que seja o início de muitas outras. O meu resultado foi alcançado através do trabalho realizado com toda a equipa, tanto com o Rui Sousa (Personal Trainer), com o Bianchi Prata como com os excelentes mecânicos. Estamos no bom caminho para o título.

Diogo Ventura

Com a Husqvarna TE 449, Paulo Felícia não pode arriscar em demasia devido à recuperação da sua fratura ocorrida na 1ª prova do Nacional de Enduro´12:A prova correu bem apesar de ter sofrido algumas quedas. Durante os dois dias de prova tentei adquirir o ritmo necessário pois ainda me encontro em fase de recuperação. As minhas expetativas são as melhores para as restantes provas do campeonato.

Paulo Felícia

O piloto Carlos Alberto contou que algumas dificuldades lhe condicionaram o resultado:A prova correu bem. No dia de hoje, tive alguns problemas na Extreme mas no final consegui já corrigir os erros cometidos e fazer uma passagem “limpa”. Estas mesmas dificuldades fizeram-me perder algum tempo e consequentemente, condicionaram-me o resultado. Queria agradecer todo o apoio prestado pelo Team Bianchi Prata KIA / Vodafone. Espero subir nas restantes provas. “



Carlos Alberto

A competir nesta prova com objetivo de efetuar uma prova treino, o piloto líder do Nacional de TT, Luís Ferreira, disse:O dia de ontem (19/05) foi para esquecer! Tive bastantes dificuldades nas especiais, especialmente na Extreme. Hoje, consegui já não perder tempo para os adversários e fiz bons tempos nas especiais. Terminar a prova com um bom resultado.


Luís Ferreira

Pedro Bianchi Prata, team manager, teceu o seguinte comentário acerca do desempenho da sua equipa no X Enduro de Fafe:Toda a equipa está muito contente com os resultados! O Diogo esteve irrepreensível com 2 vitórias, o Felícia está muito mais forte e teve muito perto nos dois dias da vitória, o Carlos Alberto subiu de forma desde a última prova e o Luís Ferreira, que não fazia enduro desde 2008 e é um piloto de raides e não de enduro, andou muito bem nos dois dias e ganhou hoje sem adversários. O objetivo da equipa é ganhar e vamos lutar sempre por isso. Vamos continuar a trabalhar cada vez mais, pois queremos vencer nas 3 classes em que participamos. Quero agradecer a todo o staff o grande trabalho que fizeram este fim-de-semana, e dedicar estas vitórias a todos os patrocinadores e pedir que continuem a acreditar em nós, pois todos trabalhamos muito para conseguir bons resultados e dar o máximo de retorno possível.”


Equipa Bianchi Prata


A próxima prova da Equipa Bianchi Prata KIA / Vodafone será na Figueira da Foz, dia 17 de Junho, novamente pontuável para o Campeonato Nacional de Enduro 2012.


Texto: Gabinete de Imprensa Bianchi Prata – Beatriz Martins
Fotos: SC