sexta-feira, 28 de novembro de 2014

Video - Offroad is awesome

Bom fim-de-semana!

Bianchi Prata no Dakar 2015 com equipa de 4 pilotos


Contrariando os tempos de dificuldades económicas que vivem quase todos os pilotos amadores a nível global, a equipa de Pedro Bianchi Prata vai estar presente na edição 2015 do Dakar com a sua maior estrutura de sempre com um total de quatro pilotos em prova. Fruto do intenso e bem sucedido trabalho de construção e desenvolvimento das suas motos o piloto-preparador do Porto irá levar toda a sua estrutura técnica à América do Sul para apoiar os seus clientes na grande maratona do TT internacional numa parceria entre a equipa e a Followadventure, empresa proprietária das motos e dos veículos de assistência.

‘É o reconhecimento de todo o trabalho que tivemos como equipa nos últimos anos. As nossas motos foram criadas e desenvolvidas nas nossas instalações e poder contar com quatro pilotos internacionais na estrutura é uma grande vitória para todos nós pois essa tem sido uma aposta clara da equipa. Num momento económico que continua a ser difícil fomos reconhecidos pelo nosso trabalho, o que me deixa bastante orgulhoso.’

Uma forma distinta de estar no Dakar para a equipa do Porto, que anteriormente já tinha participado na prova com três elementos, mas não com um quarteto, agora totalmente internacional pois dos pilotos são chilenos, outro é checo e outro um norte-americano. O mais conhecido em termos de palmarés é Zdenek Gottvald, piloto com vários títulos ao nível do enduro, com os dois chilenos a serem igualmente pilotos bastante conhecidos no seu país. O norte-americano Antonio Narino tem ascendência sul-americana e é o piloto mais amador do quarteto da equipa portuguesa.

‘É muito bom poder contar com estes pilotos à partida da mais importante prova do TT mundial. Neste momento todo o material está a caminho de Buenos Aires depois de concluídos os procedimentos de embarque em França e no dia 4 de Janeiro seremos uma das mais representativas equipas privadas no Dakar 2015, graças ao nosso trabalho e também aos nossos parceiros que mais uma vez estão ao nosso lado nesta participação distinta das anteriores.’

Com um esforço logístico elevado a participação do próprio piloto do Porto acabou por ser de forma quase natural colocada de parte, que assim estará totalmente empenhado em garantir ao longo da prova as melhores condições aos seus pilotos, enfrentando Bianchi Prata desta forma o seu primeiro Dakar como responsável de uma equipa, podendo a sua vasta experiência como piloto ser igualmente uma mais valia para aqueles que estarão aos comandos das Husqvarna nascidas no norte de Portugal.

‘A minha experiência irá certamente ser uma grande ajuda para todos eles. Fiz todas as edições da prova na América do Sul e terminei sempre, pelo que lhes posso passar informação de forma fiel e por experiência própria. Foi essa minha experiência que ajudou ao desenvolvimento das motos que eles vão utilizar e será certamente uma mais-valia durante os quinze dias de competição.’

Sem estar em pista Bianchi Prata irá estar em mais uma edição do Dakar, ele que em conjunto com a sua equipa foi o responsável pelas estreias de Hélder Rodrigues ou Paulo Gonçalves nas grandes maratonas internacionais, pilotos que anos mais tarde se sagraram campeões do mundo da especialidade.

Hype Communications

quinta-feira, 27 de novembro de 2014

Classic Enduro e Enduroc - Prova adiada


O Montanha Clube, informa que em virtude de não estarem reunidas as condições consideradas ideais para a qualidade do evento ‘Enduroc Portugal / Louzan Classic Enduro’, foi forçado ao adiamento do evento, para data apresentar depois de conhecido o Calendário Nacional de Enduro 2015. Dificuldades em assegurar a tempo alguns aspectos logísticos, de percurso e até de segurança, levaram o clube da Lousã a tomar esta decisão de adiamento do evento para uma data no próximo ano. 

Hype Communications

Fábio Pereira com subida ao pódio no Brasil


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Luís Oliveira é Campeão Nacional Absoluto no Brasil


Depois de se ter sagrado campeão na classe E1 do Campeonato Brasileiro Enduro FIM, desta feita Oliveirinha arrebatou o título absoluto, na última prova da temporada que teve lugar em Patrocínio:
"Tivemos uma corrida dura, especiais de grande nível e animadas lutas entre todos os pilotos, com especial destaque para o meu duelo com o mundialista Remes. Estou bastante satisfeito com a minha presença no Ibero-americano. Em relação à organização esteve simplesmente brutal, antevendo-se assim uma jornada do Campeonato do Mundo de Enduro com muita qualidade em 2015."

Esta temporada no Brasil não podia ter corrido melhor e o piloto português, integrado na Zanol Team Honda, conquistou os seguintes títulos:

- Campeonato Brasileiro Enduro FIM (Absoluto e classe);
- Copa EFX Honda (Absoluto e classe);
- Campeonato Estadual Mineiro de Enduro (Absoluto e classe);
- Campeonato Ibero-Americano de Enduro 2014 (Absoluto e classe);

Em jeito de balanço, o piloto referiu:
"Em relação à minha época de 2014 não poderia ter corrido melhor.Uma palavra de agradecimento ao Filipe Zanol e a toda a equipa, aos patrocinadores brasileiros e portugueses que me acompanharam nesta aventura, e por ultimo mas não menos importantes, a todos os amigos que fiz neste país e que sempre me apoiaram. Agora é tempo de regressar a Portugal, estar com a família e pensar em 2015"

O português Fábio Pereira também esteve presente e, após desistência no primeiro dia, conquistou o 3º lugar na classe E2 no segundo dia de prova.

Foto: Alemão Silva

domingo, 23 de novembro de 2014

AMA Endurocross 2014 - Ontário - Resultados

1.Taddy Blazusiak - KTM
2.Cody Webb - Beta
3.Colton Haaker - Honda
4.Taylor Robert - KTM
5.Geoff Aaron - KTM
6.Bobby Prochnau - KTM
7.Mike Brown - Husq
8.Max Gerston - Beta
9.Cory Graffunder - KTM
10.Ty Tremaine - KTM

Onboard Taddy Blazusiak:

Assim ficou o campeonato:

1.Cody Webb - 214
2.Taddy Blazusiak - 202
3.Colton Haaker - 198

AMA Endurocross 2014 - Idaho - Video

quinta-feira, 20 de novembro de 2014

Circulação na via pública de veículos participantes em competições desportivas


É com satisfação que comunicamos que o governo aprovou em Conselho de Ministros um decreto-lei que estabelece o regime jurídico da aprovação, atribuição de matrícula, alteração de características e inspecção de veículos participantes em competições desportivas, para efeitos de circulação na via pública.

Atualmente o Código da Estrada só admite a circulação destes veículos, desde que matriculados e dispondo dos sistemas, componentes ou acessórios aprovados. No entanto ao serem objeto de alterações para participarem em competições desportivas muitos dos referidos veículos deixam de estar conformes com a regulamentação existente e, consequentemente, deixam de poder ser matriculáveis.

Assim, atendendo a um desejo antigo do movimento desportivo motorizado, é criado um regime excecional para automóveis, ciclomotores, motociclos, triciclos e quadriciclos com motor, para que possam, em condições especiais, circular na via pública no âmbito das competições desportivas.

Principais aspectos do regime:

  • As características técnicas do veículo devem ser aprovadas pela respetiva federação desportiva titular do estatuto de Utilidade Pública Desportiva – FMP no caso dos ciclomotores, motociclos, triciclos e quadriciclos com motor;
  • Se o veículo for aprovado, é-lhe atribuída uma matrícula específica que o identifica como veículo participante em competição desportiva;
  • A federação estabelece, com o Instituto de Mobilidade e dos Transportes (IMT), para efeitos da inspecção periódica, os aspetos a controlar e os critérios de aprovação e reprovação do veículo;
  • O veículo pode circular na via pública entre as 48 horas antes do início da competição desportiva em que vai participar e as 48 horas após o final da mesma e, excecionalmente, quando se desloque a centros de inspecção.

Prevê-se ainda um regime contraordenacional para o caso de violação das regras previstas no diploma.

A FMP congratula-se com a união de esforços que permitiu a conclusão deste projecto a agradece disponibilidade da Secretaria de Estado do Desporto e Juventude e do Instituto da Mobilidade e Transportes.

Texto: FMP
Foto: JomirifeFotos

quinta-feira, 13 de novembro de 2014

segunda-feira, 10 de novembro de 2014

Enduro das Regiões no dia 7 de Dezembro!



A 1ª edição do Enduro das Regiões já está agendada para o dia 7 de Dezembro e terá lugar no concelho de Paredes. O centro nevrálgico da competição será Baltar, onde estarão localizados o Paddock, Parque Fechado e Secretariado.

Esta prova, inovadora em Portugal, consiste em apurar o melhor Distrito Português e Galego no Enduro. Para isso, cada Distrito terá de ser representado por 4 pilotos no mínimo e serão apurados os 3 melhores tempos, que contarão para a classificação final do Distrito. 

Cada piloto poderá correr individualmente, ou inserido numa equipa, e representará automaticamente o seu próprio distrito.

Haverá também uma classificação para o melhor piloto de cada Distrito.

Uma nova fórmula que trará certamente uma dinâmica especial e mais motivos de interesse à competição.

Regulamento e inscrições em: http://www.meliciasteam.com/

Classic Enduro e Enduroc - Enduro em força na Lousã


Sob a alçada do Montanha Clube a Lousã recebe no primeiro fim-de-semana de Dezembro duas provas de enduro bem especiais. O Louzan Classic Enduro irá realizar a sua quarta edição no dia 6 de Dezembro, para no dia seguinte o clube anfitrião levar a cabo a primeira prova portuguesa do Enduroc, competição com enorme popularidade em Espanha e que chega agora a paragens lusas.

Durante dois dias a vila beirã volta a ser o centro das atenções dos amantes do enduro e TT em solo nacional, com a realização de mais uma edição do Louzan Classic, prova de enduro reservada a motos clássicas que irá certamente trazer de novo à localidade máquinas e pilotos que fizeram a história não só da modalidade no nosso país mas igualmente todos aqueles que ao longo das suas carreiras participaram nas provas organizadas pelo Montanha Clube.

No dia seguinte, 7 de Dezembro, tempo para a grande estreia que será o Enduroc, prova com um percurso misto Enduro e TT num formato espectacular que pretende ser uma das referências a nível ibérico no fecho de cada ano. Recentemente em Espanha estiveram 528 pilotos na prova e esperam-se igualmente bastantes atletas na versão portuguesa, onde além da honra e glória das vitórias estará em discussão um prémio monetário com um valor global de 4.000 euros.

As inscrições podem ser feitas directamente no site da prova em www.enduroc-portugal.com, onde estão igualmente disponíveis todas as informações respeitantes a classes e formato da competição nas suas diversas categorias.

Hype Communications

sábado, 8 de novembro de 2014

sexta-feira, 7 de novembro de 2014

ISDE 2014 - 5º dia - Resultados


Troféu Mundial:               Troféu Júnior:
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 Geral individual (após 5º dia):
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