Últimas notícias

Mundial 2006 - Portugal

No passado fim-de-semana (6 e 7 de Maio), realizou-se o Enduro de Guimarães/Grande Prémio de Portugal, segunda etapa do Campeonato do Mundo da especialidade. Assim, após a neve e o gelo da prova anterior, realizada na Suécia, os 103 pilotos presentes em Guimarães, encontraram um percurso de 57 km, a ser percorrido por 3 voltas, e com a presença de bastante pó, sendo esta uma prova considerada difícil e muito exigente do ponto de vista técnico. Foram 15 os pilotos portugueses que marcaram presença nesta prova, concentrando-se a maioria na classe Enduro 1.
No Sábado, a classe Enduro 1, foi vencida pelo italiano Simone Albergoni (Honda), seguido de muito perto pelo espanhol Ivan Cervantes (KTM). No Domingo, estes dois pilotos trocaram as suas posições, ou seja, Cervantes venceu, seguido de Albergoni. Hélder Rodrigues, aos comandos da sua Yamaha YZ 250F, foi o melhor representante luso, como já se esperava, e conseguiu um bom 4º lugar da classe, no 1º dia de prova. No 2º dia, o “Estrelinha”, teve de contentar-se com o 7º lugar, pois sofreu uma queda numa “especial”, que lhe fez perder cerca de meio-minuto.
Na classe Enduro 2, o australiano Stefan Merriman (Yamaha) foi o mais rápido no 1º dia de prova, tendo no Domingo que contentar-se com o 3º lugar. No 2º dia, quem venceu foi Johnny Aubert (Yamaha), sendo mesmo o vencedor absoluto deste dia de prova, e da classificação geral, se esta existisse.
Esta classe contou com a presença de dois pilotos lusos, que abandonaram logo no primeiro dia. Foram Paulo Felícia (Beta) que desistiu devido a uma lesão na mão esquerda, e Vítor Oliveira (Husaberg) que partiu o motor na última volta.
Quanto à classe Enduro 3, esta foi dominada por David Knight (KTM), que venceu os dois dias de prova, tendo sido no 1º dia o vencedor absoluto deste Enduro. Aliás, o pódio desta classe foi igual nos dois dias, sendo os restantes lugares preenchidos por Marko Tarkkala (KTM) e Bjorne Carlsson (Husaberg), por esta ordem. Esta classe não contou com a presença de pilotos portugueses.
Em relação à classe Júnior, esta foi vencida no Sábado pelo espanhol Oriol Mena (Gas Gas), diante de Joakim Ljunggren (Husaberg), mas foi este sueco a ganhar no Domingo. Esta classe contou com a presença de alguns pilotos portugueses, que tiveram uma prestação muito modesta. O nosso melhor representante foi Gonçalo Reis (KTM), o único a completar os dois dias de prova.

Classificações:

Sábado: 1.º Simone Albergoni (Honda) 38m08,0s; 2.º Ivan Cervantes (KTM) a 4,9; 3.º Alessandro Belometti (KTM) a 42,0; 4.º Hélder Rodrigues (Yamaha) a 1.08,7; ... 10.º Pedro Enes (KTM) a 3.13,5; 13.º Fernando Ferreira (Yamaha) a 3.44,5; 14.º Mário Patrão (Suzuki) a 3.52,4; 15.º Alexandre Mendes (Yamaha) a 4.55,4; etc. Domingo: 1.º Ivan Cervantes, 37m38,2s; 2.º Simone Albergoni, a 30,4; 3.º Alessandro Belometti, a 51,4; ... 7.º Hélder Rodrigues, a 1.57,6; ... 14.º Mário Patrão, a 4.00,3; 15.º Alexandre Mendes, a 5.08,2; 16.º Fernando Ferreira, a 5.13,6; 18.º André Fernandes, a 21, 49,7; etc.

Classe 2 – Sábado: 1.º Stefan Merriman (Yamaha) 37m02,4s; 2.º Mika Ahola (Honda) a 19,0; 3.º Samuli Aro (KTM) a 32,1; etc. Domingo: 1.º Johnny Aubert (Yamaha) 36m37,5s; 2.º Mika Ahola, a 23,2; 3.º Stefan Merriman, a 54,4; etc.

Classe 3 – Sábado: 1.º David Knight (KTM) 36m58,8s; 2.º Marko Tarkkala (KTM) a 1.18,9; 3.º Bjorne Cdarlsson (Husaberg) a 2.00,9; etc. Domingo: 1.º David Knight, 37m06,7; 2.º Marko Tarkkala, a 1.17,6; 3.º Bjorne Carlsson, a 1.33,7; etc.

Classe Júnior – Sábado: 1.º Oriol Mena (Gas Gas) 39m16,2s; 2.º Joakim Ljunggren (Husaberg) a 26,6; 3.º Michal Szuster (Yamaha) a 34,3; ...15.º Gonçalo Reis (KTM) a 5.39,9; etc. Domingo: 1.º Joakim Ljunggren, 39m17,1s; 2.º Jacob Stapleton (TM) a 20,5; 3.º Oriol Mena, a 25,9; ... 19.º Gustavo Gaudêncio (Husqvarna) a 3.58,5; ... 23.º Gonçalo Reis, a 5.04,9; etc.

Texto: Filipe Coelho
Fotos: Nuno Coelho

Sem comentários