Últimas notícias

CNE 2023 | Marco de Canaveses - Morgan Lesiardo vence campeonato


Pela segunda vez na história do campeonato nacional de enduro um piloto com naturalidade não lusa sagrou-se campeão absoluto da disciplina. No passado fim‑de‑semana em Marco de Canavezes foi Morgan Lesiardo que confirmou o número 1 absoluto ao vencer os derradeiros dois dias de competição para fechar as contas da temporada com seis vitórias em oito possíveis e uma vantagem de 41 pontos face ao brasileiro Bruno Crivillin, o único que conseguiu bater o italiano ao longo do ano. Renato Silva foi o terceiro classificado absoluto neste ano de 2023.

Com dois dias de duração a prova organizada pelo Motor Clube Marco foi marcada pelas elevadas temperaturas que se fizeram sentir e que de forma óbvia também foram adversário de todos os pilotos ao longo da meia centena de quilómetros do percurso desenhado pelo experiente clube junto ao Tâmega, que desta feita não conseguiu refrescar a caravana de forma tão notada.

Com três voltas ao percurso o primeiro dia de competição começou com uma vitória de Morgan Lesiardo na especial inaugural, mas Bruno Crivillin respondeu de imediato e ao vencer as duas especiais seguintes fechou a primeira volta na liderança com pouco mais de um segundo de vantagem. Mas na entrada para a segunda volta Lesiardo respondeu e não mais largou o registo de ser o mais rápido nas especiais, vencendo as seis seguintes para fechar o dia inaugural com 1 minuto e sete segundos de vantagem sobre o brasileiro e mais de três minutos e minuto perante Tomás Clemente que conseguiu aqui o seu melhor resultado do ano e subiu ao pódio.

No segundo dia de competição, uma réplica do primeiro e novamente com três voltas ao percurso, Lesiardo fez o pleno e não perdeu em nenhuma das nove especiais realizadas, sempre na frente de Crivillin,  colocou um ponto final no campeonato com mais de 1 minutos e 38 segundos de vantagem sobre o rival. A discussão pela terceira posição foi mais animada e foram três quatro os pilotos que colocaram os seus nomes na lista dos que fecharam especiais no degrau mais baixo do pódio. Renato Silva, Tomás Clemente, Frederico Rocha e Bruno Crivillin – batido por Renato Silva na última especial da prova e do campeonato – formaram o quarteto que por lá passou mas apenas os primeiros três discutiram essa posição no final da prova. Renato Silva parecia ter o degrau mais baixo do pódio nas suas mãos mas uma queda no início da terceira volta deixou o caminho aberto a Tomás Clemente para repetir o terceiro posto do dia anterior e assinar junto ao Tâmega a sua melhor prestação do ano. Nas contas do campeonato foi Renato Silva que fechou a temporada em terceiro na frente de Frederico Rocha e Tomás Clemente.

Para a contabilidade final do primeiro dia vitórias na Open para André Sérgio, que venceu igualmente na Open 2, Francisco Leite foi o primeiro em Open 1, o mesmo se passando com Tiago Sousa que venceu nos Verdes em absoluto e na Verdes 2, Fábio Magalhães foi o primeiro na Verdes 1 e José Silva na Verdes 3. A jogar em casa Fernando Ferreira subiu ao degrau mais alto do pódio, Paulo Ballas Jr. venceu na Youth Cup, Mariana Afonso nas Senhoras, Albano Mouta nos Super Veteranos, Tiago Sena na Promoção e Ricardo Ferreira entre os 40 pilotos que alinharam na classe Hobby.

No segundo dia poucas foram as alterações registadas na lista de vencedores. Na Open André Sérgio e Francisco Leite replicaram as vitórias do dia anterior, o mesmo se passando nos Verdes em termos de classes, sendo que no Absoluto foi Fábio Magalhães o mais rápido. Nos Veteranos foi igualmente Fernando Ferreira a vencer, tal como Mariana Afonso nas Senhoras, Albano Mouta nos Super Veteranos e Ricardo Ferreira nos Hobby. Na Promoção venceu João Coutinho e Paulo Ballas na Youth Cup.

Na contabilidade do campeonato foi André Sérgio quem se sagrou campeão absoluto Open e Open 2, com Francisco Leite a ser o melhor na Open 1. Mariana Afonso sagrou-se campeã nacional nas Senhoras e Fernando Ferreira nos Veteranos. Tiago Sousa venceu nos Verdes em termos absolutos e Verdes 2, Ricardo Mendes na Verdes 1 e José Silva na Verdes 3. Paulo Ballas Jr. venceu na Youth Cup, João Coutinho na Promoção e Albano Mouta nos Super Veteranos.

Texto: FMP
Foto: One Shot Foto

Sem comentários