Últimas notícias

Enduro de Monsaraz: o regresso de uma clássica da modalidade ao CNE


O Enduro de Monsaraz foi uma das provas mais exigentes e características do Enduro português nas décadas e 1980 e 1990, e, mais de um quarto de século depois, regressa ao Campeonato Nacional neste domingo, 21 de abril.

A quarta ronda do Campeonato Nacional de Enduro – CFL 2024 estará a cargo da Associação Clube Desportivo Monsaraz Extreme e aproveita o belo Castelo de Monsaraz – que atualmente conta com uma magnífica vista sobre a barragem do Alqueva -, onde estará instalado o parque fechado e que, à sombra das suas muralhas, verá disputar-se a especial Extreme Test. O percurso de 44 km, incluindo as especiais Extreme Test, Cross Test e Enduro Test, cruza trialeiras e trilhos sinuosos banhados pela albufeira do Alqueva, sendo percorrido três vezes e meia pelos pilotos Elite e Open, três vezes pelos Verdes, Veteranos e Senhoras, e duas vezes pelas restantes classes. O primeiro piloto sairá para o percurso às 9h00.

Para o diretor de prova, Pedro Ramalho, “este regresso vai emocionar muita gente. Esta terra tem a tradição do enduro, fez parte da história da modalidade e nós voltamos a colocar Monsaraz no calendário. Nas décadas de ‘80 e ‘90 esta freguesia vivia o enduro de uma forma única e os pilotos faziam questão de cá virem. Juntávamos centenas e centenas de entusiastas para verem as motos passar. Estou ansioso por este regresso”, concluiu o diretor de prova e antigo piloto, Pedro Ramalho.

Localização das especiais:
Cross Test – Na Praia Fluvial de Monsaraz, a 2 km da ZA, em terreno natural com pequenos relevos (7 km).
Coordenadas GPS:
38°26’28.15″N 7°21’19.32″W

Enduro Test – Na encosta Este de Monsaraz (Estrada Monsaraz/Telheiro), a cerca de 1 km do parque Fechado, em terreno misto com relevos acentuados (6 km).

Coordenadas GPS :
38°26’36.04″N 7°22’41.45″W

Extreme Test – Na encosta Oeste de Monsaraz, a 700 m do parque fechado, em terreno de rocha e aproveitando o relevo do terreno.

Coordenadas GPS:
 38°26’28.06″N 7°22’56.46″W

FMP

Sem comentários