Luís Oliveira reforça liderança no Nacional de Enduro Sprint
No passado fim de semana, de 16 e 17 de novembro, Penacova recebeu as penúltimas provas do Campeonato Nacional de Mini Enduro – Jetmar e do Campeonato Nacional de Enduro Sprint – Moto Espinha, com uma excelente organização a cargo da ACRR Agrêlo, em parceria com o Município de Penacova, a proporcionar dois grandes dias de competição.
Com a chuva que havia caído durante a semana a dar tréguas a partir de quinta-feira, estavam reunidas também as condições ideais em termos de piso que, com muita tração, ajudou também ao espetáculo.
No sábado foi a vez do Mini Enduro e das Clássicas. Na classe dos mais jovens, Infantis, Santiago Pereira (Yamaha) viu a sua invencibilidade esta época ser finalmente quebrada, terminando em 2º lugar a 1,5s do vencedor, Gabriel Xavier (Yamaha), mas, com o 4º posto de Luís Ribeiro, o seu adversário mais próximo no Campeonato, os pontos da 2ª posição foram suficientes para ‘Santi’ Pereira assegurar o título nacional.
Entre os Juvenis, Gustavo Pitsschieller (KTM) venceu à frente de Robi Tikkanen (GasGas) e Simão Severino (Yamaha). A uma prova do fim, Pitschieller conta com mais 12 pontos de Simão Severino, com a decisão do título adiada para a última ronda.
Nos Juniores, Domingos Cunha (Yamaha) somou a sua quarta vitória do ano, em cinco possíveis, e está a um passo do título, pois passa a contar com 19 pontos de vantagem sobre Luís Brandão Rodrigues (KTM), que foi 2º colocado em Penacova, apesar de ter vendido cara a derrota, terminando a somente 0,8s do vencedor. Rui Sousa (Fantic) subiu ao pódio em 3º lugar.
Nos Troféus de Clássicas, os vencedores do dia foram Luís Guerra (Suzuki), Cristovão Nogueira (Honda), Manuel Moura (Honda), Ricardo Rendeiro (Honda) e Renato Lourenço (Honda), respetivamente nas classes 1 a 5.
No domingo pela manhã coube aos pilotos de Enduro Sprint entrarem em ação, com Luís Oliveira (Yamaha) e Rúben Ferreira (Beta) a darem sequência ao grande duelo que têm travado ao longo deste campeonato, quase sempre alternando em vitórias nas especiais, com triunfo final para Luís Oliveira com 19s de vantagem, que controlou a corrida após uma queda de Rúben Ferreira no início da prova ter obrigado o piloto da Beta a ‘correr atrás do prejuízo. Bruno Charrua (GasGas) foi terceiro a 50s do vencedor.
Também na classe de Senhoras se travou uma grande luta entre Joana Gonçalves (Husqvarna) e Rita Vieira (Yamaha), esta última motivada com a vitória na ronda anterior. Ambas dividiram os triunfos nas especiais ao longo de uma corrida ‘taco a taco’, mas uma queda de Rita Vieira na última especial facilitou a missão a Joana Gonçalves, que acabaria por vencer por 25s, com Mariana Afonso (KTM) a subir ao lugar mais baixo do pódio.
Nas restantes classes, regresso às vitórias de Tomás Rodrigues (Yamaha) nos Verdes 1, com Luís Cardoso (Beta) a manter invicto na classe Verdes 2. José Silva (Beta) venceu nos Veteranos e reforçou a sua liderança no campeonato, o mesmo sucedendo com Albano Mouta (GasGas) em Super Veteranos e Luís Brandão (KTM) na classe de Promoção. A jornada de Penacova foi também pontuável para o Troféu Beta, com José Silva a vencer entre as 2T e Diogo Nogueira nas 4T.
O Campeonato Nacional de Mini Enduro – Jetmar e o Campeonato Nacional de Enduro Sprint – Moto Espinha terão as suas rondas de encerramento no fim de semana de 7 de 8 de dezembro em Castelo Branco, com o Mini Enduro a disputar-se no sábado e a prova de Enduro Sprint no domingo.
Texto: FMP
Fotos: Pedro Meira
Sem comentários
Enviar um comentário