Últimas notícias

Luís Oliveira vence na Lousã


Depois de ter estado ausente do calendário em 2024, a Lousã voltou a receber o Enduro nos passados 18 e 19 de abril, acolhendo na sexta-feira (feriado) a 2ª prova do Campeonato Nacional de Mini Enduro Jetmar e, no dia seguinte, a 5ª ronda do Campeonato Nacional de Enduro CFL. Com muita chuva e a consequente lama a tornar ainda mais árdua a missão dos pilotos, foi Luís Oliveira o homem em destaque no CNE, batendo pela primeira vez o francês o detentor do título Elite, Julien Roussaly.

Mas a ação havia começado na véspera, com o Montanha Clube a colocar de pé a segunda prova dos ‘Minis’ e Troféus de Clássicas, que haviam tido a sua jornada de abertura no mês anterior em Monsaraz. A partida para o percurso de cerca de duas dezenas de quilómetros foi adiada uma hora, na expectativa de condições mais favoráveis. De facto, após cerca de 20 minutos a chuva cessou, mas as condições permaneciam difíceis, obrigando mesmo a alguns cortes de última hora na especial CT.

Entre os Juniores, assistiu-se a uma boa luta entre Filipe Saúde (KTM) e Roni Tikkanen (GasGas), que dividiram as vitórias nas especiais, com Filipe Saúde a triunfar por 30s e Martim Caetano (Yamaha) a completar o pódio. Nos Juvenis, domínio de Tiago Castro (TM), que foi o mais rápido em todas as passagens pelas especiais, para vencer com um avanço confortável sobre Manuel Inês e Martim Alves. Na classe de Infantis, Gabriel Xavier (Yamaha) repetiu o triunfo da primeira prova, subindo ao topo do pódio na frente de Luís Correia (KTM) e Jorge Alvarez (KTM). Nota ainda para a participação solitária de Matilde Matias (Husqvarna) na Promo Senhoras.

Nos Troféu de Clássicas, que integram o programa do Mini Enduro, vitórias para Cristovão Nogueira (Honda), Ricardo Gomes (Suzuki), Ricardo Rendeiro (Honda) e Filipe Fragoso (Honda), respetivamente nas classes 2, 3, 4 e 5.

No sábado, a chuva não deu tréguas à caravana do CNE, composta por quase centena e meia de inscritos, numa prova ‘para duros’ que viu a meia volta final anulada, bem como duas especiais na segunda volta para Super Veteranos, Hobby e Promoção e, ainda, a derradeira passagem pela ET para as classes de Verdes.

Luís Oliveira (Yamaha), não começou da melhor maneira a primeira especial do dia, a ET1 ganha por Renato Silva (Beta), mas depois encetou uma grande prova em condições bastante difíceis, instalando-se definitivamente na liderança logo no início da primeira volta para não mais a largar, ganhando com 51s de avanço sobre Julien Roussaly (Sherco) e 1m08s na frente do 3º colocado, Diogo Ventura (Beta). Renato Silva e Bruno Charrua (GasGas) fecharam o top 5 da classe Elite. Ausência notada de Ruben Ferreira, a recuperar de uma lesão sofrida na prova do Mundial de Enduro em Fafe.

Na Open, Luís Pinto Jr. (KTM) venceu a geral e Open 1, empatando com Gonçalo Jesus (Beta) no topo da tabela. Rui Fernandes (Sherco) foi 2º colocado na frente de Francisco Salgado (Kawasaki), o melhor em Open 2, que assegura assim já o triunfo virtual no troféu desta classe.

Na classe de Veteranos, Pedro Oliveira (KTM) continuou o seu domínio, somando a sua sexta vitória em sete dias de prova nesta temporada, enquanto, entre os Super Veteranos, Tony Carvalho (Beta) quebrou a invencibilidade de Albano Mouta na presente época. Mariana Afonso (KTM) venceu em Senhoras e, com a ausência de Nieve Holmes, assume a liderança do campeonato.

Rui Sousa (Fantic) venceu os Verdes a nível absoluto e em Verdes 1. José Gonzalez (KTM) ganhou as Verdes 3 e Rodrigo Martins (Honda) as Verdes 2. Finalmente, Diogo Leite (Honda) somou a sua segunda vitória na Promoção. A prova da Lousã foi ainda palco de mais uma ronda do Troféu Sherco, com vitória para Luís Ferreira.

A próxima prova do Campeonato Nacional de Enduro CFL será em Alcobaça a 11 de maio, enquanto a terceira jornada do Campeonato Nacional de Mini Enduro Jetmar está agendada para a Figueira da Foz no dia 14 de junho.

Texto: FMP
Foto: Pedro Meira

Resultados:

Sem comentários