Últimas notícias

Micael Simão vence a 39ª edição da Baja Portalegre 500 e sagra-se Campeão Nacional


A competição organizada pelo Automóvel Clube de Portugal arrancou com as habituais verificações administrativas e técnicas. Na manhã de sexta-feira disputou-se o tradicional prólogo de 5km na Herdade das Coutadas, dando início à componente competitiva desta penúltima jornada do CNTT.

O mais rápido no prólogo foi Luís Oliveira numa Yamaha. 2º melhor tempo para Sebastian Bühler em KTM a 2,3s. 3ª posição para Bruno Santos em Husqvarna, a 4,3s. Posições seguintes para André Sérgio e Luís Correia ambos em Beta. Bernardo Megre em KTM a 9,9s de Luís Oliveira fechou o sexteto dos mais rápidos. 

Seguiu-se um setor seletivo com 70km onde tanto Luís Oliveira com Sebastian Bühler tiveram problemas mecânicos. André Sérgio foi o mais rápido passando para a liderança da prova com uma vantagem de 50s para Bernardo Megre. O 3º lugar era ocupado por Bruno Santos com mais 0,4s que o 2º classificado. Na 4ª posição surgia o líder do CNTT Micael Simão em GasGas a 1m15s de André Sérgio. O 5º lugar era ocupado por Luís Correia. Se André Sérgio liderava entre as TT3 e Bernardo Megre entre as TT2 a liderança entre as TT1 era ocupada por Gustavo Gaudêncio em Honda, o 6º da classificação geral após este primeiro dia de Baja Portalegre 500. Posições seguintes para João Duarte em Honda 2º entre os Juniores – o primeiro era André Sérgio – e para Pedro Oliveira em KTM o primeiro dos veteranos. Salvador Vargas em Husqvarna e Tomás Dias em Honda encerravam o Top 10.

No segundo dia da 39ª edição da Baja Portalegre 500 os concorrentes tiveram pela frente uma passagem por um derradeiro setor com 287km que decidiu vencedores e em muitos casos campeões de 2025. Já privada de duas estrelas– Sebastian Bühler e Luís Oliveira - a competição Moto cedo viu também Luís Correia ficar parado e seria André Sérgio em Beta a assumir a liderança da corrida. Ele e outros três pilotos mantiveram um despique notável ao longo dos 287km deste derradeiro setor seletivo. A meio da corrida estavam separados por um escasso minuto. Atrás de André Sérgio colocava-se Micael Simão a 32s. Mais 8s para Bruno Santos. Bernardo Megre fechava este quarteto. Até ao final da corrida os pilotos mantiveram estas posições, mas uma penalização numa zona de transfer atirou André Sérgio para o 4º lugar final. A vitória acabou por sorrir a Micael Simão que assim se sagrou antecipadamente campeão nacional. 2º lugar para Bruno Santos que fechou a corrida a escassos 17s de Micael Simão e que venceu a Classe TT2. 

Ao pódio subiu ainda Bernardo Megre que terminou a 1m07s do vencedor. 5º lugar para Gustavo Gaudêncio que venceu entre as TT1. 6ª posição para João Duarte, 2º entre os Juniores – o primeiro foi André Sérgio – que fechou o pódio das TT3. Excelente o 7º lugar do regressado Salvador Vargas que fechou o pódio das TT2. Nelson Cunha em Kawasaki em 8º lugar venceu a Classe Promoção. 9ª posição para Salvador Amaral em Honda que teve também a correr com os irmãos Gonçalo e Manuel. António Maio levou a sua Yamaha Ténéré à vitória entre as Trail fechando de forma notável o Top10. Pedro Oliveira em KTM foi o primeiro dos veteranos. Janaina Sousa, também ela numa Yamaha Ténéré, triunfou entre as Senhoras.

O CNTT terá a sua derradeira etapa na Baja TT Lagos que se disputa de 21 a 23 de novembro.

Classificação CNTT Absoluto:
1º Micael Simão, (Gas Gas), 138 pontos; 2º Bernardo Megre (KTM), 75; 3º Gustavo Gaudêncio (Honda) 73.

Sem comentários