Últimas notícias

Campeonatos Nacionais de Enduro Sprint e Mini Enduro animaram Viana do Castelo


Penúltima jornada do ano, tanto para o Campeonato Nacional de Enduro Sprint – Moto Espinha como para o Campeonato Nacional de Mini Enduro – Jetmar, a ronda dupla de Viana do Castelo, a cargo do Moto Clube Foz do Lima, recebeu os ‘Minis’ no sábado e o Enduro Sprint no domingo, com a chuva a surgir neste segundo dia após ter dado tréguas na véspera.

E foi logo no sábado que ficámos a conhecer os primeiros Campeões da temporada, quando falta ainda disputar a jornada de encerramento, daqui a duas semanas em Castelo Branco. Entre os Infantis, Gabriel Xavier (Yamaha) arrecadou o quarto triunfo do ano e bateu por 20s o seu rival mais direto na tabela do campeonato, Luís Ribeiro (KTM), assegurando assim o título nacional da classe, enquanto Luís Oliveira (Yamaha) subia ao lugar mais baixo do pódio. O mesmo fez Tiago Oliveira (TM) na classe de Juvenis, mantendo-se invicto ao conquistar o seu quinto triunfo da época, feito que lhe garantia também o título. Subiram também ao pódio Álvaro Pichel (KTM) e Santiago Pereira (Yamaha).

Já na classe de Juniores, teremos de esperar pela ronda de Castelo Branco para conhecer o Campeão. Pedro Godoy (KTM) venceu pela terceira vez consecutiva e reduziu para apenas 3 pontos a distância que o separa de Robi Tikkanen (GasGas), que lidera o campeonato. Luís Gama (Yamaha) foi terceiro.
Nas Clássicas, António Lopes (KTM) venceu a classe 1, Cristóvão Nogueira (Honda) a classe 2, Pedro Gomes (Suzuki) a classe 3, José Ferreira (Honda) a classe 4 e Renato Lourenço (Honda) a classe 5.
 
No domingo entraram em cena os pilotos do Campeonato Nacional de Enduro Sprint – Moto Espinha, competição que ainda não deu a conhecer Campeões, uma vez que a última jornada se vai desenrolar em formato ‘Closed Course’, com pontuações separadas para a manhã e para a Endurance Test da tarde que, no total, colocarão 40 pontos em jogo para quem fizer o pleno.

Em Viana do Castelo, Ruben Ferreira (Beta) venceu pela quarta vez em outras tantas provas e reforçou assim a sua liderança na classe Elite. Mas ‘Rubito’ não teve a tarefa facilitada, com o seu companheiro de equipa Diogo Ventura (Beta) e o consagrado Rui Gonçalves (Honda) a darem-lhe boa réplica, todos eles vencendo especiais, para chegarem ao final com Ventura em 2º lugar a somente 20s do vencedor e Gonçalves 5 segundos mais atrás, antes de este último ter averbado uma penalização de 45s que, no entanto, não lhe retiraria a 3ª posição final.

Em Verdes 1, Lucas Espinha (Beta) parece ter ganho ‘ embalo’ e, após a vitória em Penacova no início do mês, voltou a ganhar em Viana, batendo Hugo Brito (Honda) por 16s e Rui Sousa (Fantic) por 32s, cimentando assim a sua candidatura à vitória final. Na classe Verdes 2, foi Tomás Alves (Husqvarna) quem entrou no Enduro Sprint para vencer à frente de Daniel Alves (KTM) e Paulo ‘Ballas Jr.’ Gonçalves (Sherco), com este último a segurar o comando da tabela, ainda que Daniel Alves tenha encurtado a distância face ao líder para somente 3 pontos.
 
Entre as Senhoras, Joana Gonçalves (Husqvarna) venceu novamente e aumentou para 11 pontos a distância que a separa de Rita Vieira (Yamaha), segunda colocada em Viana do Castelo a 29s da sua adversária. Francisca Henriques (Honda) foi terceira à frente de Matilde Matias (Husqvarna).
Na classe de Veteranos, Miguel Fernandes (Honda) estreou-se no campeonato com uma vitória, sendo acompanhado ao pódio por Paulo Lopes (TM), que terminou a somente 13s do vencedor, e Saúl Pereira (Honda). Com o 4º posto final, o líder do campeonato, Carlos Pedrosa (Fantic), mantém o comando mas viu o seu perseguidor imediato, Saúl Pereira, encurtar a distância para 12 pontos.


Já em Super Veteranos, Albano Mouta (GasGas) continua a sua campanha imparável, mantendo-se invicto após quatro provas, com João Moreira (KTM), que foi segundo em Viana, a deter idêntica posição no campeonato, a 16 pontos do líder. Tony Carvalho (Beta) foi terceiro, igualmente a ocupar a mesma posição da tabela de pontos.
Também nas classes de Promoção e de Elétricas se tem registado sempre o mesmo vencedor esta temporada, com Hugo Ribeiro (Yamaha) a dominar na Promoção e Mário Patrão (Stark Varg) a impor-se nas Elétricas.
 
O Enduro Sprint de Viana do Castelo foi ainda pontuável para o Troféu Beta, com Lucas Espinha a triunfar na concorrida classe de 2 Tempos e Diogo Nogueira a vencer entre as 4T.
 
O Campeonato Nacional de Enduro Sprint – Moto Espinha terá a sua 5ª e última prova a 7 de dezembro em Castelo Branco, com a jornada organizada pela Escuderia Castelo Branco a receber, na véspera, a 6ª e derradeira ronda do Campeonato Nacional de Mini Enduro – Jetmar e Troféus de Clássicas.

Texto: FMP
Fotos: Pedro Meira

Sem comentários