Últimas notícias

Helder Rodrigues vence Enduro de Marco de Canaveses


No passado fim-de-semana, disputou-se em Marco de Canaveses, a 2ª prova do Campeonato Nacional de Enduro 2006, sendo a primeira com dois dias de duração.

Esta prova contou à partida com 99 pilotos, que tiveram que enfrentar um verdadeiro fim-de-semana de inverno, com chuva muito intensa. E este forte temporal foi um problema, pois muitos pilotos decidiram não alinhar no Domingo, alegando que era perigoso disputar a prova nestas condições, pois os controlos horários eram muito apertados e assim tornava-se difícil não penalizar.
Inicialmente havia uma grande expectativa em relação a esta prova, pois todos estavam ansiosos por ver a prestação de Hugo Santos, piloto que nos últimos anos domina os nacionais de Motocross e Supercross, e que fazia aqui a sua estreia no Enduro. Este piloto inscreveu-se na classe Elite 1, aos comandos de uma Honda CRF 250.
No entanto, o piloto de Chaves, acabou por abandonar a prova no final da primeira de três voltas, a um percurso de 50 km, devido a problemas gastrointestinais. Foi pena, pois o piloto estava a imprimir um andamento muito forte, que lhe permitiu vencer a primeira Cross-Test.
Assim, as restantes “especiais” cronometradas desta classe (Elite 1) acabaram por ser vencidas por Paulo Gonçalves (Honda CRF 250). A 1.40min do piloto de Esposende, ficou Fernando Ferreira (Yamaha WR 250F), que conseguiu conquistar o segundo lugar, ficando bastante distanciado dos seus perseguidores, pois todos sofreram penalizações.
O último lugar do pódio desta classe, pertenceu a Pedro Enes (KTM SX 250F), mas já bastante distanciado de Ferreira. Enes, ainda em convalescença de um pulso lesionado na prova anterior, em Góis, penalizou 5 minutos.
A classe Elite 2 foi dominada por Hélder Rodrigues (Yamaha WR 450F), pois este piloto além de ter sido o mais rápido em quase todas as “especiais” (apenas não venceu a primeira “especial”, que foi vencida por Felícia), foi o único da classe que não sofreu qualquer penalização.
O segundo lugar desta classe foi para o espanhol Joan Pedrero (Sherco 4.5i), mas a quase 4 minutos de Hélder.
O vencedor da jornada inaugural, Paulo Felícia (Beta RR 450), apesar de ter vencido a primeira “especial”, teve que se contentar com o terceiro lugar.
No final deste primeiro dia 77 pilotos colocaram as respectivas motos em Parque Fechado, mas à partida de Domingo apenas 54 alinharam. Os restantes, decidiram não alinhar, pelas razões apontadas no início deste texto. Muitos dos que não alinharam no segundo dia são pilotos da categoria Elite, que acabou por contar apenas com quatro participantes. Ainda assim, e como já tinha sido previsto na véspera, a organização aplicou a tabela de "Tempos B", mais largos entre controlos (no primeiro dia utilizara a tabela "A", o que contribuiu para imensas penalizações), e introduziu ajustamentos no percurso. Neste dia praticamente não choveu, o que facilitou a vida aos corajosos resistentes.
Na classe Elite 1, Fernando Ferreira foi o único participante e, lógicamente, venceu. Em Elite 2, Hélder Rodrigues não contou com a presença dos seus mais fortes opositores e, por isso, venceu facilmente. No entanto, pelo segundo posto desta classe houve uma forte luta, travada entre Bianchi Prata (Yamaha YZ 250) e Vitor Oliveira (Husaberg FE 450), com este a terminar a pouco mais de 6 segundos de Prata.

Passando à categoria Nacional, na classe 1 Gonçalo Reis (KTM SX 250F) ganhou no primeiro dia, seguido por Bruno Alvarinhas (KTM EXC 125). No Domingo apenas um piloto teve coragem para marcar presença e chegar ao fim, Ricardo Filipe (Yamaha WR 250F).
No Sábado, o açoreano Marco Garcia, aos comandos de uma Husqvarna WR 250, ganhou na classe 2, diante de Daniel Xavier (Suzuki RM 250). No Domingo o triunfo coube a Miguel Monteiro (Gas Gas EC 300), seguido por Garcia.
Na classe 3, António Oliveira (Honda CRF 450) ganhou no primeiro dia, seguido de muito perto por Nuno Freitas (KTM EXC 450), que terminou a pouco mais de 14 segundos. Este último levou a melhor no Domingo, enquanto o segundo lugar foi para Sérgio Inês (KTM EXC 450).

O Campeonato Nacional de Enduro prossegue dia 12 de Março, nos Açores (ilha do Faial).

Texto: Filipe Coelho
Foto:Nuno Coelho

Sem comentários