Seleção Nacional Enduro Vintage 2025 | 40 anos depois...
Pelo quarto ano consecutivo, Portugal vai alinhar com uma Seleção Nacional no FIM Enduro Vintage Trophy, competição para motos de Enduro clássicas e pilotos veteranos que, este ano, se irá disputar em Piekoszów, Kielce, na Polónia, entre os dias 6 e 9 de agosto. O trio que representa as cores nacionais será composto António Silva, António Lopes e Paulo Marques. O primeiro, um dos principais entusiastas e motores da presença lusa nesta prova, tem sido presença constante da seleção desde que este formato de prova foi lançado em 2022 em Santiago do Cacém, enquanto António Lopes e Paulo Marques, dois dos maiores nomes na história do Enduro e TT nacional, se estreiam nesta competição. Por curiosidade, os três integravam a pioneira formação nacional que estreou as cores de Portugal nos ISDE, na edição realizada em Espanha em 1985, há exatamente 40 anos...
A equipa lusa de Enduro Vintage carrega a responsabilidade de repetir os bons resultados dos anos anteriores no Troféu reservado a seleções nacionais, após o 3º lugar alcançado em 2022, em Santiago do Cacém, o 5º posto obtido no ano seguinte em Cerdanya, Espanha, e o 4º lugar alcançado na edição de 2024 em Camerino, Itália.
Encontram-se inscritos mais de duas centenas de pilotos para esta edição da prova, com 11 seleções nacionais a disputarem o principal troféu: Portugal, Itália, França, Alemanha, Países Baixos, República Checa, Eslováquia, Suíça, Estados Unidos, Áustria e Polónia.
Seleção Nacional Enduro Vintage 2025
António Lopes
1 de julho de 1961 (64 anos)
Moto: KTM 175 - 1975
Classe: B4
António Silva
18 de novembro de 1962 (62 anos)
Moto: Puch Frigerio 75 - 1979
Classe: B0
Paulo Marques
2 de dezembro de 1962 (62 anos)
KTM GS250 - 1979
Classe: A3
Sobre o FIM Enduro Vintage Trophy
As clássicas do Enduro começaram por voltar à vida ao mais alto nível durante os International Six Days Enduro de 2016, em Espanha, mas o interesse gerado por esta competição fez com que passasse a realizar-se como uma competição isolada em 2021, na Ilha de Elba, Itália, com Stéphane Peterhansel a vencer a geral e a França a triunfar no Troféu Vintage Veteranos. A seleção italiana venceu as três edições seguintes, disputadas em Portugal, Espanha e Itália.
O Troféu FIM Enduro Vintage disputa-se ao longo de quatro dias. No primeiro dia, quinta-feira, para além das verificações técnicas e administrativas, tem apenas lugar uma prova de aceleração. Seguem-se dois dias com uma estrutura e percursos típicos de uma prova de Enduro (este ano com a novidade de se realizar apenas uma volta ao percurso que, no entanto, terá 130 km), finalizando-se no domingo com a tradicional especial de Motocross final, com partidas em linha, a exemplo do que se faz nos ISDE.
A prova conta com duas divisões principais – o Vintage Veterans Trophy para equipas nacionais de três pilotos, todos acima dos 50 anos de idade, e o Vintage Silver Vase, categoria para equipas de três pilotos acima dos 40 anos de idade, bem como participantes em representação de clubes – em equipas de três pilotos, com divisão masculina e feminina - e em nome individual.
No ano passado surgiu pela primeira vez uma alteração ao regulamento que atribuiu um handicap baseado na soma da idade do piloto e da moto, multiplicado por um factor pré-definido, que irá gerar uma compensação nos tempos de cada especial.
Portugal irá participar pela quarta vez com uma Seleção Nacional no FIM Enduro Vintage. Em 2022, em Santiago do Cacém, o trio português foi composto por António Silva, João Paulo Fragoso e Luís Guerra, alcançando um 3º posto na competição principal, o Troféu Vintage Veteranos. Na prova disputada em 2023 em Cerdanya, Espanha, António Silva e João Paulo Fragoso foram acompanhados por António Oliveira, terminando no 5º lugar da classificação por países.
No ano passado a prova realizou-se em Camerino, Itália, e o mesmo trio - António Silva, João Paulo Fragoso e António Oliveira – terminou no 4º posto da competição principal por seleções.
A Itália dominou o Troféu nas últimas três edições da prova, mantendo o mesmo trio de pilotos na sua seleção nacional concorrente ao Troféu Vintage de Veteranos: Giorgio Grasso, Tullio Pellegrinelli e Enrico Tortoli, os mesmos que voltarão a alinhar pela ‘Squadra Azzurra’ este ano.
As motos estão divididas pelas seguintes categorias e classes:
A – Classic 75 (motos construídas até 1975)
Classes A0 (até 75 cc) A1 (até 125 cc) A2 (até 175 cc) A3 (+175 cc)
B – Classic 79 (motos construídas até 1979)
Classes B0 (até 80 cc) B1 (até 125 cc) B2 (até 175 cc) B3 (até 250 cc) B4 (+250 cc)
C – Classic 83 (motos construídas até 1983)
Classes C0 (até 80 cc) C1 (até 125 cc) C2 (até 250 cc) C3 (+250 cc)
X – Evo 1986 (motos construídas até 1986)
Classes X1 (até 125 cc) X2 (+125 cc)
Open 1991 (motos construídas até 1991)
Sem distinção de cilindradas
FMP
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