Últimas notícias

Seleção Nacional de Enduro ISDE apresentada


Uma vez mais, Portugal, através da Federação de Motociclismo de Portugal, voltará a alinhar com duas Seleções Nacionais na próxima edição dos International Six Days Enduro (ISDE), que se realizam na última semana de agosto na região de Bergamo, no norte de Itália. As cores lusas voltarão a estar representadas por uma equipa sénior e uma formação júnior, que irão disputar, respetivamente, os Troféus Mundial e Júnior, reservados a equipas nacionais.
À beira da 100ª edição da prova, que se irá cumprir em 2026, os ISDE são a competição mais antiga do mundo a disputar-se sob a égide da Federação Internacional de Motociclismo – a primeira edição correu-se em 1913, então ainda com a designação ISDT (International Six Days Trial, que manteve até 1981).
Estão inscritos para esta edição da prova um número recorde de pilotos, um registo que já superou os 700 (!) participantes, em representação de mais de três dezenas de países, entre pilotos de equipas nacionais, de clubes ou individuais.

A Seleção Nacional Sénior de Enduro é capitaneada pelo experiente Luís Oliveira, num quarteto que inclui também Renato Silva, Bruno Charrua e, em estreia na equipa sénior, Ruben Ferreira, a ocupar o lugar que, no ano passado, foi preenchido pelo veterano Gonçalo Reis, este ano ausente da prova.
Na formação júnior, com a subida de Ruben Ferreira à equipa concorrente ao Troféu Mundial, estreia-se o Campeão Nacional da classe Open, Luís Pinto, que, com 19 anos, é o mais jovem deste lote de pilotos (máximo de 23 anos de idade para os juniores) que integra ainda Francisco Leite e Frederico Rocha.

Pedro Mariano, Selecionador Nacional e Presidente da Comissão de Enduro da FMP, recorda que “nos últimos 24 anos, só em duas ocasiões estivemos ausentes com seleções nacionais nos ISDE. Hoje já temos mais ambições do que aquelas que tínhamos no passado, mas aquilo a que ambicionamos, em primeiro lugar, é representar Portugal e a Federação da melhor maneira. Isto significa lutarem com lealdade e honestidade durante toda a corrida, tentando obter o melhor resultado possível.
Na equipa Sénior temos andado, sem contratempos, entre os sete primeiros lugares do Troféu Mundial, pelo que era bom que nos mantivéssemos dentro deste lote. Temos uma seleção com experiência para o fazer, em que apenas o Ruben Ferreira é que se estreia como sénior, mas é um piloto que tem mostrado bastante maturidade, tanto no Campeonato Nacional como enquanto júnior.
Na equipa Júnior, temos um piloto quase a sair, o Frederico Rocha, que está no seu último ano como júnior, e outros que dois ainda têm alguns anos neste escalão, um deles apenas com 19 anos, o Luís Pinto, que foi a revelação do campeonato deste ano, pelo que estou convencido que podemos almejar a uma classificação a meio da tabela.
Obviamente que, nos ‘Seis Dias’, há que ter em conta que, desde há quatro anos, quando se regressou às regras antigas, uma desistência, tanto nos seniores como nos juniores, deita por terra qualquer pretensão a um lugar de topo (por cada piloto desistente, a equipa acumula diariamente duas horas de penalização). 
Desta forma, vamos tentar que os sete pilotos cheguem ao fim e certamente que, se assim for, vamos terminar nas posições que referi.”


Equipa Sénior

Luís Oliveira
21 de dezembro de 1992 (32 anos), Sintra
Yamaha WR450F

Ruben Ferreira
1 de setembro de 2003 (21 anos), Oliveira de Azeméis
Beta RR 250 2T

Renato Silva
4 de novembro de 1999 (25 anos), Oliveira de Azeméis
Beta RR 390 4T

Bruno Charrua
20 de julho de 2001 (24 anos), Vidigueira
GasGas EC 350F


Equipa Júnior

Frederico Rocha
16 de abril de 2002 (23 anos), Coimbra
TM 250 4T

Luís Pinto
3 de março de 2006 (19 anos), Penafiel
KTM 250 2T

Francisco Leite
29 de maio de 2004 (21 anos), Cucujães
Sherco 350 4T

FMP

Sem comentários