CNHE 2025 - Um fim-de-semana para duros em Valpaços
A quinta e penúltima prova do Campeonato Nacional de Hard Enduro – 100% levou este ‘comboio dos duros’ até Valpaços, onde o experiente Grupo TT Usprigozus de Vilarandelo colocou de pé mais uma grande prova. Se é verdade que o Hard Enduro, como o próprio nome indica, é necessariamente uma modalidade de técnica, coragem, resiliência e sacrifício, a dureza natural destas provas foi aqui acentuada pelo mau tempo, com o nevoeiro e uma chuva intensa e persistente ao longo do fim de semana a tornar ainda mais dura a tarefa dos pilotos.
As condições meteorológicas adversas ditaram ainda algumas alterações ao figurino inicialmente previsto. Assim, no sábado a Super Test noturna foi anulada, adicionando-se uma volta à Sprint Race, passando assim para quatro voltas aos 10 km do percurso. No domingo, foi também anulada a terceira e última volta prevista ao percurso de 25 km da Main Race.
Em termos desportivos, com pontuações independentes para cada um dos dias de prova, Diego Rodrigues (KTM), que chegava a Valpaços no comando da classe Pro com mais 5 pontos que o Campeão em título, Diogo Vieira (GasGas), deu-se bem com as condições difíceis e venceu a Sprint Race com autoridade, batendo Diogo Vieira por um minuto e meio e com Sandro Lopes (Sherco) em 3º lugar. Diego Rodrigues aumentava assim para 8 pontos a vantagem sobre o seu principal rival na luta pelo título mais cobiçado.
No dia seguinte, Rodrigues continuou no ‘embalo’ do sucesso da véspera e liderou desde o início, até que um problema mecânico no início da segunda volta o fez perder o comando, terminando no 4º posto numa corrida ganha por Diogo Vieira, na frente de Luís Silva (KTM) por uma margem confortável e com Sandro Lopes no lugar mais baixo do pódio. Com este resultado, Diogo Vieira recuperou 7 pontos a Diego Rodrigues, estando agora a 1 ponto do líder quando falta apenas disputar uma prova.
Na classe Open, com um primeiro dia problemático, Santiago Monteagudo (KTM), que tinha chegado a Valpaços no comando da classe com 4 pontos de vantagem sobre Nuno Pereira (Beta), foi apenas 11º colocado, vendo o seu rival vencer e assumir o comando da tabela. No dia seguinte, Monteagudo redimiu-se vencendo à frente de José Luís Moreira (que repetiu o 2º posto de sábado), mas Nuno Pereira foi terceiro e assim cimenta a liderança da classe Open com mais 6 pontos que Santiago Monteagudo, deixando assim tudo em aberto para a última ronda também nesta classe.
Entre os Veteranos não houve surpresas, com Bruno Oliveira (Sherco) a vencer os dois dias a reforçar a sua posição no topo da tabela de pontos, agora com 12 pontos de vantagem sobre José Silva (Sherco), apenas 4º e 8º em Valpaços. Oliveira foi acompanhado ao pódio em ambos os dias por Álvaro Mouta (KTM) e Carlos Pedrosa (Husqvarna).
Finalmente, na classe de Promoção, Jacinto Lourenço (Beta) foi 2º no sábado e venceu no domingo, reduzindo assim de 11 para 6 pontos a distância que o separa do líder da tabela, Carlos Alves (KTM), que somou um 3º e um 2º postos. Cláudio Fernandes (Sherco), que havia ganho no sábado, ficou de fora no dia seguinte.
E é assim, com todos os títulos de Campeonatos e Troféus Nacionais de Hard Enduro ainda por decidir, que chegaremos à última ronda do Campeonato Nacional de Hard Enduro – 100%, agendada para o fim de semana de 29 e 30 de novembro em Marco de Canaveses. Absolutamente a não perder!
Texto: FMP
Foto: Estela Araújo

Sem comentários
Enviar um comentário