Ruben Ferreira faz 'hat-trick' no Nacional de Enduro Sprint
Com mais de 120 pilotos inscritos para um grande fim de semana de Enduro, Penacova recebeu no passado domingo a 3ª prova do Campeonato Nacional de Enduro Sprint – Moto Espinha, depois de a véspera ter sido reservada à 4ª ronda do Campeonato Nacional de Mini Enduro – Jetmar e Troféus de Clássicas.
Com a ameaça de mau tempo a pairar sobre a prova organizada na Serra da Atalhada pela ACRR Agrêlo, as corridas acabaram por se disputar sem chuva no sábado e, no dia seguinte, enquadradas por um belo dia de Sol.
No entanto, a chuva caída na véspera e durante a noite, antes da prova de Mini Enduro, obrigou a organização e a comissão de Enduro da FMP a colocarem em ação um ‘plano B’, que já estava previsto e resultou em pleno. Devido ao terreno se encontrar bastante pesado e maltratado pela chuva, foi necessário efetuar alterações nas especiais – basicamente, poupando a primeira e transformando em dois troços distintos a segunda (e maior) especial.
Entre os Infantis, Luís Ribeiro (KTM) registou o primeiro triunfo da época, batendo o líder do campeonato, Gabriel Xavier (Yamaha) e com Jorge Álvarez (KTM) a subir ao lugar mais baixo do pódio. Já nos Juvenis, Tiago Castro (TM) manteve a sua série invicta esta época e amplia a liderança, aqui seguido por Manuel Gutierrez (LYM) e Santiago Pereira (Yamaha). Finalmente, na classe de Juniores, Pedro Godoy (KTM) voltou a vencer e aproxima-se cada vez mais da liderança de Robi Tikkanen (GasGas) no campeonato, ele que foi segundo em Penacova, à frente de Luís Gama (Yamaha).
No Troféu de Clássicas, António Lopes (KTM) venceu a classe 1, Cristovão Nogueira (Honda) a classe 2, Pedro Ricardo Gomes (Suzuki) a classe 3, Ricardo Rendeiro (Honda) a classe 3 e Filipe Fragoso (Honda) a classe 4.
No domingo, com o Sol a brilhar, os pilotos lançaram-se a um percurso com 18 km por volta e duas especiais, uma de 5,4 km e a segunda de 2,7 km. Depois de ter ganho as duas primeiras rondas do Campeonato na classe Elite, em Cantanhede e Marco de Canaveses, Ruben Ferreira (Beta) voltou a dominar, vencendo a prova após ter ganho sete das oito passagens nas especiais cronometradas, com a restante a ser ganha pelo seu companheiro de equipa na Beta Portugal, Diogo Ventura, que viria a sofrer um percalço numa das especiais da terceira passagem cronometrada que o deixou fora da luta pelos lugares do pódio. Luís Pinto Jr. (KTM) seria o segundo colocado, à frente do multifacetado Diogo Vieira (GasGas), a fazer uma ‘perninha’ no Enduro Sprint, que viria a subir ao pódio após recuperar muito bem de um início de prova atribulado.
Quem também marcou presença foi o conhecido Rui Gonçalves (Honda), a quem uma queda na segunda volta afastou da luta, depois de ter entrado com o pé direito logo na primeira especial cronometrada. Candidato habitual aos lugares de pódio, Bruno Charrua (GasGas) sofreu também uma queda, esta já perto do fim, que se saldou por uma luxação num ombro, embora tenha conseguido levar a moto até ao final.
Na classe de Senhoras, repetiu-se o escalonamento da prova anterior, com Joana Gonçalves (Husqvarna) a vencer na frente de Rita Vieira (Yamaha), Francisca Henriques (Honda) e Matilde Matias (Husqvarna).
Entre os Verdes, Lucas Espinha (Beta) estreou-se a vencer na classe 1, batendo Nuno Rocha (Yamaha) por 37s e com Salvador Sampaio (Beta) no 3º posto. Na classe Verdes 2 tivemos o terceiro vencedor diferente esta época, agora com Daniel Alves (KTM) a impor-se a Paulo ‘Ballas Jr.’ (Sherco), este último a liderar agora o campeonato com três segundos lugares, e com Tiago Rodrigues (Beta) em 3º lugar.
Albano Mouta (GasGas) mantém-se ‘intratável’ entre os Super Veteranos, somando mais uma vitória, à frente de João Moreira (KTM) e Tony Carvalho (Beta), enquanto Carlos Pedrosa (Fantic) cimentava a sua liderança na classe de Veteranos com uma vitória, sendo acompanhado ao pódio por Gil Carmo (Honda) e Paulo Lopes (TM).
Na Promoção, Hugo Ribeiro (Yamaha) mantém-se imbatível esta época, seguido de Rui Medeiros (Beta) e Carlos Carvalho (TM).
Finalmente, na classe destinada às motos elétricas, Mário Patrão (Stark Varg) voltou a vencer, desta vez no topo de um pódio onde estiveram também Vasco Pinto (KTM) e Peter Lackner (Stark Varg).
A prova de Penacova foi também palco de mais uma jornada do Troféu Beta, com Marco Vicente a impor-se entre as 2T e Tony Carvalho a triunfar na classe destinada às motos a 4 tempos.
(N.d.r.: Na Hobby, a vitória foi de Emanuel Oliveira.)
O Campeonato Nacional de Enduro Sprint – Moto Espinha prossegue com a sua 4ª e penúltima jornada a 23 de novembro em Viana do Castelo, antecedida, na véspera e no mesmo local, pela igualmente penúltima prova do Campeonato Nacional de Mini Enduro – Jetmar.
Texto: FMP
Foto: Pedro Meira

Sem comentários
Enviar um comentário