Últimas notícias

Buhler brilha no domínio da Hero e Maio desiste



A 34º Baja Portalegre 500 já está nas pistas do Alto Alentejo. Cumpridos quase 80 quilómetros contra o cronómetro, Sebastian Buhler, que venceu as duas últimas edições, está na frente. O piloto da Hero tem quase um minuto de vantagem sobre o segundo classificado, o seu colega de equipa, Joaquim Rodrigues. Bruno Santos, mais rápido em SS1, ocupa o terceiro lugar a mais de dois minutos. Uma das notas do dia foi o abandono de António Maio devido a problemas de motor na sua moto.

Na primeira etapa da Baja Portalegre 500, os pilotos enfrentaram condições climatéricas muito difíceis. As fortes chuvas que se fizeram sentir durante praticamente toda a manhã, deixaram os percursos muito enlameados e com exigentes condições de aderência. Aos comandos da moto que vai utilizar no Dakar, Sebastian Buhler explicou, na antevisão, que quer fazer mais quilómetros em cima desta Hero de maior porte. Mas garantiu, desde logo, que tinha condições para lutar pelo triunfo porque “esta moto é muito competitiva”, disse.

O seu desempenho em pista confirmou o potencial da Hero 450 Rally e Buhler registou a melhor marca nos 75 quilómetros do segundo sector selectivo. O líder da Taça do Mundo FIM de Bajas ascendeu, desta forma, à liderança, depois de ter visto Bruno Santos (Husqvarna) impor o seu andamento no primeiro confronto do dia, ao longo dos 3,4 km de SS1. O então líder partiu para a ronda da tarde na frente e mostrou que só os homens da Hero têm um andamento superior.

No final do dia, Joaquim Rodrigues, que tinha sido terceiro em SS1, surge no segundo lugar da classificação geral. Também em Hero 450 Rally, o companheiro de equipa de Buhler confirmou o domínio do construtor indiano.

“Correu tudo de forma impecável. Foi mais difícil por causa da muita água que encontrámos no terreno. Mas é bom ser assim duro para termos uma baja como era antigamente. A moto esteve boa e vamos tentar fazer o mesmo amanhã. É mais complicado andar com uma moto com estas características neste tipo de terreno, em especial com tanta água, mas está a correr lindamente. Amanhã vamos continuar desta forma”, afirmou Sebastian Buhler.

André Sérgio também entrou com o pé direito na competição organizada pelo Automóvel Club de Portugal ao registar o segundo tempo no primeiro sector selectivo. Mas na secção mais longa do dia, deu um valente tombo na classificação e ocupa, no final da etapa inaugural, o 18º lugar.

António Maio de fora

O líder do campeonato nacional, António Maio, foi uma das vítimas da 34º Baja Portalegre 500. De olho no título de campeão, partiu confiante. Em SS1 foi quarto e terminou à frente dos adversários directos. Contudo, um problema no motor da Yamaha obrigou-o a desistir. Neste momento, o piloto da WR Rally ainda pode sagrar-se campeão mas depende do resultado do segundo no campeonato, Martim Ventura, que ocupa o 20º posto da classificação geral.

Amanhã realiza-se a segunda etapa da Baja Portalegre 500 de 2020. Pela frente, os pilotos têm um sector selectivo com mais de 300 quilómetros de extensão. O primeiro piloto arranca para novo desafio contra o cronómetro às 9h30.

Baja Portalegre 500

Sem comentários