Enduro prepara Época 2025 - Calendários e alterações
O Enduro vai voltar a abrir a temporada desportiva nacional em 2025, com o arranque do Campeonato Nacional de Enduro – CFL marcado para Góis a 26 de janeiro. Tanto esta competição como as restantes variantes da modalidade – Mini Enduro e Troféus de Clássicas, Enduro Sprint, Super Enduro e Hard Enduro já apresentaram as respetivas alterações e calendários para a próxima temporada.
No que respeita ao Campeonato Nacional de Enduro – CFL, iremos ter uma época com sete provas a disputar entre janeiro e junho, sendo duas delas de dois dias (Santa Marta de Penaguião e Santiago do Cacém) e as restantes de um dia. A quarta prova do Campeonato Nacional, em Santiago do Cacém, estará integrada numa prova do Campeonato da Europa de Enduro e, nesta prova, apenas estarão presentes a nível nacional as classes Elite, Open, Senhoras e Veteranos.
Entre as alterações introduzidas para 2025 destacam-se o facto de os pilotos estrangeiros que disputem o campeonato só poderem pontuar na classe Elite Absoluto, ficando as classes Elite 1 e 2 reservadas para a pontuação apenas de pilotos nacionais. No que respeita à classe Super Veteranos, esta deixará de cumprir as especiais EX (Extreme).
O Campeonato Nacional de Mini Enduro – Jetmar e Troféus de Clássicas manterão o mesmo figurino e classes vistos em 2024, com seis jornadas em agenda – três aos sábados vésperas de provas do Campeonato de Enduro e outras tantas nos sábados que antecedem provas de Enduro Sprint.
No que respeita ao Campeonato Nacional de Enduro Sprint – Moto Espinha iremos contar com um calendário de cinco provas a disputar entre setembro e dezembro, duas delas em formato Closed Course (que incluem a realização de uma especial Endurance Test à tarde) e três em formato Open Course.
Por sua vez, o Campeonato Nacional de Super Enduro – Eduardo Coelho, Lda. contará novamente com quatro provas, a realizar entre os meses de junho e agosto.
Finalmente, o Campeonato Nacional de Hard Enduro, que passa a ter um novo patrocinador principal, a 100%, têm em agenda seis provas, com a primeira metade do campeonato a disputar-se entre fevereiro e abril e o final da temporada nos meses de outubro e novembro. Após uma época de 2024 em que o campeonato se concentrou no norte do país, em 2025 contaremos com duas rondas mais a sul: uma em Lousa, bem perto de Lisboa, e outra no Algarve, em São Brás de Alportel. A norte, mantêm-se as provas de Lamego, Valongo e Marco de Canaveses, com a entrada de Santa Marta de Penaguião, prova que integra também uma ronda do Campeonato da Europa de Hard Enduro. A nível de alterações regulamentares, destaca-se o facto de a classe Open passar a ter estatuto de Campeonato Nacional (anteriormente Troféu), e de se estabelecer uma classificação independente para as provas de dois dias.
Portugal irá acolher em 2025 uma ronda do Campeonato do Mundo de Enduro, que terá lugar em Fafe em conjunto com uma prova do Campeonato da Europa. Tal como referido antes, o ‘Europeu’ passará também por Santiago do Cacém, enquanto, no Hard Enduro, Santa Marta de Penaguião receberá também uma prova de Campeonato da Europa a par do Campeonato Nacional.
A nível de Seleções Nacionais, Portugal estará representado nos International Six Days Enduro, que este ano se disputam em agosto em Bergamo, Itália, com três seleções: Sénior, Júnior e Senhoras. Também irá, uma vez mais, alinhar uma Seleção Nacional no FIM Enduro Vintage Trophy 2025, que se vai realizar na Polónia.
Sem comentários
Enviar um comentário